60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO ESPAÇO BIODESCOBERTA.

Cristiane Gomes de Oliveira1, 2
Hilda da Silva Gomes1
Silvio Fernando Vargas Bento1

1. MUSEU DA VIDA/CASA DE OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ
2. CAp/UERJ


INTRODUÇÃO:
O Museu da Vida (MV) é um centro interativo de ciências e tecnologia, situado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Tem como principais metas: a democratização da cultura, a divulgação da ciência e a educação em saúde. Este espaço de educação não-formal, de forma criativa e lúdica, possibilita informações sobre Ciência, Saúde e Tecnologia despertando a vocação cientifica através da desmitificação, experimentação e reflexão sobre a ciência e qualidade de vida. O Espaço Biodescoberta compõe um dos cinco espaços temáticos do MV, cujo eixo central é a Biodiversidade e os eixos auxiliares Saúde e História. A concepção e estruturação das áreas temáticas foram direcionadas , no processo de implantação do MV, para o segundo segmento de ensino fundamental (atual 6º ao 9ºano) e para o ensino médio, tendo como referência o público escolar. No entanto, foi possível observar uma presença marcante do público infantil entre os visitantes.Tal fato configurou-se um desafio para os mediadores dadas especificidades dessa faixa etária e as do Museu em sua concepção original. Objetivamos, através deste trabalho, relatar as estratégias utilizadas, a fim de buscar soluções para as dificuldades apresentadas durante o atendimento a este público específico.

METODOLOGIA:
A constatação das dificuldades encontradas por mediadores no atendimento ao público infantil (1º ao 5º ano) foi possível através da realização de seminários internos e debates entre os diferentes profissionais ligados ao atendimento no MV e do Serviço de Educação em Ciências e Saúde (SEDUCS). Tais constatações consideram implicações que vão desde a infra-estrutura do museu (como por ex. altura de mobiliários) até a abordagem prática e conceitual dos temas (tempo das oficinas, espaços, linguagem). Temos como objetivo, a elaboração e aplicação de atividades direcionadas a este público. Estabelecemos como estratégias para alcançar esta meta:1)mapeamento da situação atual do Espaço Biodescoberta no atendimento ao público infantil; 2) identificação de temas mais adequados às especificidades deste grupo; 3) redimensionamento ou criação de novas atividades. Este processo teve a participação de uma equipe multidisciplinar e alunas do curso de Formação de Professores de nível médio e superior.

RESULTADOS:
O atendimento direcionado ao público infantil tem se intensificado ao longo dos nove anos de existência do Museu da Vida. A intensa visitação deste público gerou a formação de um grupo de trabalho composto por representantes dos espaços temáticos do MV. Esta demanda possibilitou a elaboração de quatro atividades que estão sendo testadas no Espaço Biodescoberta. As estratégias envolvem o uso de contação de história, jogo de tabuleiro com peças vivas, jogo de cartas com imagens, identificação de pegadas e sons, dados e trilhas. Os temas envolvem educação ambiental, animais brasileiros com risco de extinção, diversidade animal com destaque para os insetos joaninha e formiga.

CONCLUSÕES:
O MV gradativamente vem reunindo esforços para a melhoria no atendimento e no aproveitamento das atividades mais direcionado a demanda do público infantil. Entre a opção estabelecer uma delimitação de seu público, o MV optou por aceitar o desafio e elaborar estratégias que possibilitem preencher essa lacuna. O (re) direcionamento do olhar dos profissionais do Museu da Vida para esse novo público tem promovido, ampliar o universo cultural,social e educativo e possibilidades de enriquecimento e aprendizagem em um espaço não formal de educação, estimulando na criança a curiosidade, a descoberta e o interesse pelo universo científico, além de contribuir para uma nova configuração da pedagogia museal através da valorização desse novo público que se configura ao longo dos anos. Ao envolver estudantes, futuros profissionais da educação, neste processo de construção de conhecimento, contribuímos para o desenvolvimento de competências para atuação em espaços de educação não formal.

Instituição de fomento: Apoio:Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ;Centro de Integração Empresa Escola;Colégio Estadual Heitor Lira.



Palavras-chave:  Educação Não Formal, Museus de Ciência, Público Infantil

E-mail para contato: cristwin2@yahoo.com.br