60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 74. Serviço Social Aplicado

QUESTÃO SÓCIO-AMBINETAL NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DAS FORMAS DE MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS E DO ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PELOS RIBEIRINHOS DE MAUÉS/AM

Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves1
Debora Cristina Bandeira Rodrigues2
Silvana Compton Barroso3
Aglaia Barbosa Costa4
Anelise Rondon de Campos5

1. Prof. Dra. em Política Cientifica e Tecnológica-Docente de Serviço Social/UFAM.
2. Doutoranda em Biotecnologia/UFAM. Pesquisadora do Grupo Inter-Ação
3. Mestranda em Serviço Social/UFAM. Pesquisadora do Grupo Inter-Ação
4. Mestre em Ciencias de Alimento/UFAM-INPA. Pesquisadora do Grupo Inter-Ação
5. Acadêmica de Serviço Social/ UFAM: Pesquisadora do Grupo Inter-Ação


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho objetiva apresentar os resultados do projeto intitulado Estudo das Formas de Manejo dos Recursos naturais e do Acesso às Políticas Públicas pelas Populações Ribeirinhas de Maués/AM, financiado pelo CNPq, o qual vem sendo desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Sócio Ambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Apropriadas na Amazônia – Grupo Inter-Ação. O objetivo do estudo é conhecer as práticas e saberes a dotados pelas populações ribeirinhas no manejo de recursos naturais e as condições de acesso às políticas públicas de Assistência e Previdência. A relevância social da pesquisa se expressa no desenvolvimento de um processo sócio-educativo que abrange ações de investigação e ações afirmativas de cidadania com a finalidade de: a) estruturar novas técnicas e mecanismos quer possibilitem a construção de alternativas viáveis e apropriadas à realidade local; b) ampliar a competência técnico-científica dos envolvidos e c) contribuir para os debates em diferentes fóruns em âmbito regional, nacional e internacional. No que se refere à relevância acadêmico-científica, em que pese seus limites, elaborar subsídios qualificados para o estabelecimento de políticas públicas direcionadas para um desenvolvimento sócio-ambiental.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto pauta-se no aporte teórico-metodológico da pesquisa participante, em que se busca desenvolver um diagnóstico qualificado da realidade estudada, considerando as suas dimensões sociais, política e econômicas. Assim, buscou-se conciliar a prática investigativa com ações integradas de serviços sociais e de afirmação de cidadania. As técnicas e instrumentos adotados forma: Levantamento Sócio-econômico; Entrevista semi-estruturada; Técnicas de abordagem grupal; Conversas semi-informais; Observação participante, sistemática e assistemática. A estrutura operacional do projeto constitui-se por quatro fases processuais diferenciadas, mas interligadas e complementares, quais sejam: Fase I: Pesquisa Bibliográfica e Documental: constitui-se na execução de procedimentos preliminares à investigação empírica. Fase II: Pesquisa de Campo: mapeamento das práticas sócio-culturais no manejo dos recursos naturais por estas populações, mediante coleta de dados e informações qualificadas junto às comunidades ribeirinhas e aos interlocutores institucionais. Fase III: Organização e Sistematização das Informações: a partir da formação de um banco de dados. Fase IV: Análise e Consolidação do estudo: articulação teórico-prática do estudo pra a realização da abordagem analítica.

RESULTADOS:
Dentre os resultados alcançados na pesquisa destacam-se: 1) a construção do marco teórico; 2) obtenção da autorização para a realização da pesquisa mediante a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE das lideranças comunitárias; 3) a construção de instrumentos de coleta de dados; 4) apresentação do projeto de forma participativa junto aos comunitários; 5) definição de sujeitos da pesquisa; 6) entrevistas estruturadas aos representantes de instituições; 7) aplicação do pré-teste dos instrumentos de pesquisa junto às comunidades; 8) revisão dos instrumentos pós pré-teste; 9) entrevistas com os interlocutores; 10) aplicação de formulários junto às comunidades; 11) visitas institucionais no município de Maués; 12) entrevistas com os interlocutores das instituições e informantes chave; 13) aplicação de técnicas de abordagem grupal nas reuniões e no e acompanhamento das atividades realizadas pelos comunitários; 15) organização e sistematização das informações; 16) formação do banco de dados.

CONCLUSÕES:
Parte-se do pressuposto que o desenvolvimento sustentável na Amazônia deve, pois, gerar progresso econômico social, aumentar a ocupação racional da região sem devastar, e, principalmente, promover a integração cultural de comunidades locais ao processo, sem desfigurá-las nas suas tradições e sem perder ou mutilar seus saberes que muito podem adicionar às civilizações ditas avançadas, pelo seu conhecimento e palas suas práticas ajustadas, em geral caracterizadas como uma exigência de equilíbrio com o seu meio ambiente. Sob a perspectiva de contribuir para a construção de subsídios técnico-científicos para a estruturação de diretrizes, para o estabelecimento de políticas direcionadas para um desenvolvimento sócio-ambiental efetivamente sustentável para os povos amazônidas, em que pese seus limites, o Grupo Inter-Ação com seu quadro de pesquisadores e técnicos, tem empreendido esforços nesse sentido. Enfim, procura, em primeira e última instância, produzir novos conhecimentos, valorizar os saberes tradicionais e ao, mesmo tempo, instrumentalizar os participantes do projeto para agir com autonomia e concretamente, fomentar ações de sustentabilidade das comunidades no plano sócio-ambiental.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - CNPq



Palavras-chave:  Questão sócio-ambiental, Manejo dos Recursos Naturais, Políticas Públicas

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