60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 80. Serviço Social

O PROJETO PASSO A PASSO RUMO A ULBRATI: UM RESGATE DE CIDADANIA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO

Dulce Teresinha Heineck1
Dalva Felipe de Oliveira1
Edivânia Simone Alves da Silva1
Leila Solcia Correia1
Ivania Prosenewicz1
Sônia Maria Silva1

1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/CEULJI/ULBRA


INTRODUÇÃO:
O século vinte passou por significativas transformações provocando mudanças substanciais na sociedade, dentre essas se destacam o aumento do tempo de vida da população que redesenhou uma nova configuração no cenário demográfico mundial e principalmente da saúde pública que suscitou novas demandas de políticas públicas voltadas para os idosos. É nesse contexto que a terceira idade se coloca como uma demanda para as instituições de ensino superior que deverão lançar propostas de ações sociais e políticas como o objetivo de despertar na sociedade uma nova forma de ver o idoso como um cidadão. A existência dos centros de convivência, da universidade para a terceira idade demonstra que o envelhecimento não significa enclausuramento da pessoa, mas que pode ser vivida de maneira inovadora e gratificante. O objetivo é analisar se os freqüentadores do grupo de convivência da ULBRATI de Ji-paraná/RO são sujeitos ativos e participantes no exercício de sua cidadania.

METODOLOGIA:
O método utilizado é o estudo de caso (Yin, 1981), pois o mesmo nos permitiu a organização dos dados sociais preservando a área estudada. Os dados coletados ocorreram através de entrevistas semi-estruturada (Ferrarini, 2005) estas foram previamente agendadas com os idosos que freqüentam a ULBRATI e realizadas, nas próprias dependências do Programa, por duas bolsistas de iniciação científica do curso de Serviço Social. Utilizou-se também a observação não-participante (GIL, 1995) nesse sentido, optou-se por utilizar o diário de campo nos quais as acadêmicas anotavam a participação dos idosos nas atividades e a integração com o grupo. Em relação à população estudada, inicialmente foram contatados os 50 idosos que freqüentam sistematicamente as atividades do programa.

RESULTADOS:
O projeto ULBRATI implantado no CEULJI (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná) há mais de dez anos se constitui numa atividade de extensão de caráter permanente e multidisciplinar que é desenvolvido por docentes e discente das mais variadas áreas do conhecimento. O total de idosos que são freqüentadores do Projeto é de aproximadamente 50 idosos que participam de várias atividades entre estas a fisioterapia 40% do grupo na hidroginástica 12%. Na infobetização 5% e academia 8%. Nas atividades do curso de serviço social 35%. Os idosos que estão no grupo relataram que sua rotina de vida mudou principalmente em relação à solidão que sentiam. Nesse local eles compartilham alegrias, afeto, diálogos, propiciando suporte emocional e motivador para superar depressão e melhorar a auto - estima. Constata-se que ao participar do grupo ULBRATI, eles resgataram sua vaidade, o prazer, a satisfação de poder estar com as outras pessoas. Segundo os idosos esse é um espaço social no qual podem realizar diversas atividades e, ao mesmo tempo, conversar, sorrir, contar piadas, fortalecer laços e fazer novas amizades. Outro aspecto manifestado por eles é de que depois que começaram a freqüentar as diversas atividades voltaram a se sentir úteis na sociedade.

CONCLUSÕES:
No projeto a participação masculina é mínima o que nos leva a pensar que a terceira idade no Brasil, e mais especificamente no município de Ji-Paraná é uma experiência essencialmente feminina. O projeto através de suas ações multidisciplinares vem promovendo o resgate da autoestima, a capacidade de ampliar a sua rede de relações sociais e principalmente de reivindicar os seus direitos enquanto cidadãos. O Serviço Social no grupo vem atuando no sentido de que os idosos se tornem cada vez mais sujeitos ativos na condução de suas vidas e melhorem sua condição enquanto cidadãos de direitos. O grupo é um espaço de contradições onde faltam recursos muitas vezes para realizar atividades manuais solicitadas pelos idosos, para realizar viagens de lazer, mas ao mesmo tempo é um espaço de superação e de conquistas de novas possibilidades para os idosos.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Idosos, Serviço Social, Cidadania

E-mail para contato: leilasolcia@hotmail.com