60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 65. Comunicação e Educação

CULTURA MIDIÁTICA, ARTE E TECNOLOGIAS INTERATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS VÁRIAS ABORDAGENS NO COTIDIANO DA ESCOLA

Maria Cecília Martins1
Vera Regina Toledo Camargo4
Daniela Rocha de Souza2
Vandréa Póvoa3
Silvana Paula de Souza3
Lúcia Helena Soares3

1. Nucleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) - UNICAMP
2. EMEF Parque dos Pinheiros – Hortolândia
3. EMEF Jardim Adelaide – Hortolândia
4. Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor ) NUDECRI-UNICAMP


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa está em desenvolvimento desde agosto de 2007, em duas escolas públicas no Município de Hortolândia - SP. O trabalho tem grande importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento critico. Cada professora participante do projeto Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME) desenvolve o seu projeto individual, com base no eixo temático definido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). As professoras participantes desenvolvem ao longo da semana, atividades com os alunos no período da manhã e a tarde é reservado para atividades de estudo e formação, sendo que o processo de formação conta com a participação dos pesquisadores da Unicamp. Nos encontros semanais das professoras com os pesquisadores são discutidos textos, realizados seminários e outras atividades contextuais visando à fundamentação teórica do grupo. Além disso, são trabalhados aspectos técnicos de utilização e aprimoramento de conhecimentos sobre os recursos tecnológicos e midiáticos que se configuram necessários para o desenvolvimento dos projetos individuais das professoras-pesquisadoras.

METODOLOGIA:
O projetoTIME tem entre outros objetivos desenvolver ações educacionais integrando tecnologias e mídias para que as aprendizagens sejam diversificadas. São vários exemplos, um a ser destacado é quando o aluno passa de escritor (autor) para personagem (protagonista) da sua própria história.Através de vários recursos, o aluno terá o estímulo de montar um filme, uma peça teatral, uma história em quadrinhos ou até mesmo um livro contendo fotos e fatos de conteúdos significantes.Estes trabalhos estimulam a criatividade das crianças, e é excelente para desenvolver a oralidade e facilitar as várias experiências e preparando-os para narrações. A família é parte integrante deste projeto, registrando com auxílio das multimídias e apresentando este trabalho realizado por ele em eventos escolares e as professoras em acadêmicos. Estas ferramentas tecnológicas darão suporte ao aluno para realizar pesquisas em site de buscas, como: figurino, sonoplastia, a primeira versão da história, as atualidades do trabalho com o aplicativo HaguáQuê , tendo infinitas possibilidades de aprimorar o seu conhecimento, além, de poder compartilhar o seu trabalho com crianças de outras escolas através do MSN, por exemplo. Com a representação do teatro possibilitará experimentar vários papéis e atitudes que o auxiliarão no contexto de refletir sobre o papel da mídia cidadã.

RESULTADOS:
A elaboração, construção e reflexão dos produtos midiáticos contando com a participação de todos os protagonistas (alunos-professores-pesquisadores) torna-se um grande exercício democrático, pois o protagonismo das ações se alteram. Por um lado o aluno realizará a construção de pequenos filmes sobre sua vida, além de construir o roteiro redigindo textos coerentes e significativos focando sua família. Outras ações como a construção de uma rádio web poderá dar vozes a quem não a possui. A reunião desses produtos fará parte da biblioteca virtual da escola. O resultado esperado é a construção de histórias (HQ), envolvendo a criança como protagonista na criação de histórias, e incentivando a apresentar a sua própria história de vida. As peças de teatro abordam o cotidiano e a vida dos alunos, objetivando o resgate da identidade e também da diversidade cultural presente no dia a dia da escola.

CONCLUSÕES:
O projeto tem como base o uso do computador e as mídias interativas utilizadas no ensino, concebido entre o NIED-Unicamp e a Secretaria Municipal de Educação-SME de Hortolândia e na certeza da contribuição da Unicamp com o ensino público. Dentre as diferentes abordagens utilizadas para discutir a utilização das tecnologias e mídias interativas na educação, destacamos alguns projetos individuais das professoras-pesquisadoras junto ao projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola - (TIME),com financiamento Fapesp-SP. Focamos inicialmente a elaboração de histórias em quadrinhos no formato HQ digital e impresso; uma outra abordagem é a utilização e montagem de pequenas peças de teatro; propiciar o resgate da identidade e a diversidade a partir dos elementos culturais presentes no cotidiano da escola entre outros. O objetivo é refletir sobre a utilização dos recursos midiáticos e as diversas situações de aprendizagens que têm sido experienciadas pelas professoras-pesquisadoras e seus alunos. Espera-se que o projeto cumpra o seu papel socializador permitindo que o aluno tenha contato com a tecnologia e faça a utilização de maneira critica e reflexiva, assim como a escola que possibilitará o exercício democrático e cidadão do uso das mídias.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo – FAPESP



Palavras-chave:  Tecnologias Interativas, Educação, Mídias Interativas

E-mail para contato: cmartins@unicamp.br