60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

O USO DE FONTES DE INFORMAÇÃO ONLINE PELOS ACADÊMICOS DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

Andrenizia Aquino Eluan1, 2, 3
Christiane Fabíola Momm1, 2
Felícia de Oliveira Fleck1, 2, 3

1. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2. Mestranda em Ciência da Informação - PGCIN / UFSC
3. Bolsista da CAPES


INTRODUÇÃO:
Há um excesso de informação produzida e disponibilizada atualmente na Internet, mas com o auxilio das tecnologias de informação e comunicação, o acesso, a busca e a obtenção das informações necessárias para o desenvolvimento de pesquisas podem ser facilitadas. Por outro lado, o excedente informacional pode prejudicar a busca de informações, tendo em vista que os indivíduos, cada vez mais, sentem-se angustiados ao buscar e selecionar àquilo que lhes interessa. A partir desse contexto, surgem os bibliotecários como profissionais da informação, capazes de organizar, tratar e recuperar a informação com eficácia e eficiência, satisfazendo as necessidades informacionais dos usuários das unidades onde atuam. Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os acadêmicos do primeiro e último semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina utilizam as fontes de informação online, especificamente as bases de dados como o Portal de Periódicos da CAPES e a Scientific Electronic Library Online - SciELO. A partir disso, se estabeleceu comparações entre eles, averiguando em que medida os alunos incorporam os conhecimentos aprendidos no decorrer do curso, em relação às fontes de informação, ao seu cotidiano acadêmico e profissional.

METODOLOGIA:
Esta pesquisa tem caráter exploratório e quantitativo. Os objetos de pesquisa foram os acadêmicos do 1º e 8º semestres do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. O curso é oferecido apenas no período noturno, com 25 alunos matriculados no 1º semestre e 19 no 8º, totalizando 44 alunos. O instrumento de pesquisa adotado foi o questionário, sendo aplicado a 100% da amostra, ou seja, os 44 alunos. As questões foram elaboradas sobre análise criteriosa, visando coletar dados concretos que servissem de base para atribuições estatísticas. A distribuição do roteiro se deu em dois blocos com um total de 13 questões, algumas de cunho geral para ambos os semestres, buscando identificar: o uso da Internet como fonte de informação e se o conteúdo encontrado é satisfatório ou necessita de fontes complementares; se os professores indicam fontes de pesquisa online; e quais bases de dados online são utilizadas para a pesquisa acadêmica. Já as questões específicas para o 8º semestre referiram-se a possível contribuição do curso no conhecimento de novas fontes de informação e na capacidade de tratar, organizar e recuperar informações na Internet. Esse procedimento possibilitou comparações do uso de fontes de informação entre alunos do início e final de curso.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos apontam que 100% dos alunos acessam a Internet como fonte de pesquisa, embora somente 6,8% a utilizem como fonte única, por acreditarem que o conteúdo disponibilizado por ela é satisfatório. Grande parte, 93,2%, busca outras fontes para complementar o conteúdo encontrado online, tais como: livros; jornais e revistas; e material fornecido pelo professor. Constatou-se também, que em ambos os semestres, os professores indicam fontes de pesquisas online, evidenciado por 95, 5% dos respondentes. Em relação às bases de dados pesquisadas, houve uma diferença bastante significativa: somente 20% dos alunos ingressantes do curso de Biblioteconomia conhecem as bases CAPES E SciELO, entretanto, 80% utiliza buscadores como Google e Wikipédia. Com os alunos do 8º semestre a situação muda: 81,6% utilizam CAPES e SciELO e 18, 4%, usam o Google e demais buscadores. Faz-se importante ressaltar que, entre os alunos do 8º semestre, não houve inclusão da Wikipédia como base de dados. Verificou-se que houve contribuição do curso de Biblioteconomia na otimização das pesquisas em bases de dados online, confirmado por todos os entrevistados.

CONCLUSÕES:
Hoje, vive-se em uma sociedade cercada por recursos tecnológicos, a qual pode ser denominada era da informática. Os indivíduos tentam se adaptar a essa nova ordem, em que o uso da tecnologia produz modificações na maneira de informar e comunicar. Torna-se imprescindível, portanto, saber direcionar as informações que são pertinentes para a construção de um pensamento reflexivo. Considerando os resultados apresentados, comprovou-se que no decorrer do curso, os alunos de Biblioteconomia efetivamente têm um acréscimo de conhecimentos relativos à utilização e busca em bases de dados online. Esse resultado é bastante positivo, tendo em vista que se espera do profissional bibliotecário, ser capaz de lidar, tratar, selecionar e disseminar as informações, contribuindo para que seu trabalho seja feito com agilidade, competência e, principalmente, que alcance os resultados esperados: satisfazer as necessidades informacionais dos usuários que buscam as unidades de informação.

Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES



Palavras-chave:  Bibliotecário, Fontes de informação, Internet

E-mail para contato: andrenizia@gmail.com