60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional

SERVIÇO DE APOIO AO TRABALHADOR (SAT): ORIENTAÇÃO/CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E ACOMPANHAMENTO A JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DE TRABALHO

Maria Elisabeth Salvador Caetano1
Fernanda Aguillera1

1. Universidade Metodista de Piracicaba


INTRODUÇÃO:
O trabalho é uma das principais atividades do mundo e um dos construtores da identidade das pessoas. Responsável pela manutenção da sobrevivência, está atrelado à realização pessoal, pois determina muito do cotidiano: convívio social e familiar, acesso a recursos, etc. (Codo, 1993). É difícil separar trabalho da vida pessoal; as pessoas dependem dele para alcançar seus objetivos (Chiavenato, 1999). Dessa forma, não se pode ignorar os impactos do desemprego e os desafios que este impõe à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os atuais desafios colocados pelo mercado de trabalho à população têm solicitado a mobilização de profissionais de diversas áreas para se pensar em alternativas ao desemprego. Nesse contexto, crescem as demandas aos psicólogos do trabalho que passam a levar suas contribuições das corporações à população mais carente. Cada vez mais comuns, os programas de orientação e aconselhamento aos excluídos do mercado de trabalho têm ressaltado o compromisso social da área, atendendo minorias em situação de desemprego. Exemplo disso, o Serviço de Apoio ao Trabalhador - SAT completou dez anos de atenção à população, e tem sido desenvolvido por professores/pesquisadores, alunos e voluntários, do curso de Psicologia/UNIMEP e da comunidade.

METODOLOGIA:
Esse trabalho previa 2 frentes de ação: a) junto à população do Itapuã, especialmente adultos em situação de desemprego e jovens em busca de primeiro trabalho, visando orientar sobre possibilidades profissionais, necessidades de desenvolvimento impostas pelo mercado e formas alternativas de acesso ao mesmo; e, b) criação de um sistema de acompanhamento do público atendido, para re-orientação em caso de necessidade e manutenção de informações cadastrais junto ao banco de dados do SAT, bem como registro sistemático dos resultados para avaliação dos serviços oferecidos. Mas novas demandas se apresentaram e ampliaram suas ações da sede para outros espaços: uma escola pública e 5 Centros de Referência em Assistência Social de bairros periféricos da cidade. Dessa forma, as ações que se fizeram necessárias foram: 1) orientação e encaminhamento profissional à população que procurou o SAT em busca de emprego; 2) grupo de artesanato, com organização da produção e participação em feiras da cidade; 3) programa de capacitação “Frentes de Trabalho” da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social; 4) orientação profissional a adolescentes em busca de primeiro emprego; e, 5) visitas domiciliares para recadastramento dos usuários, a partir das fichas disponíveis no arquivo do SAT.

RESULTADOS:
Para a atividade de Recadastramento foram separadas 181 fichas, visitados 165 domicílios e realizados 187 contatos telefônicos. Desse total, apenas 26 pessoas foram encontradas e entrevistadas. Este processo revelou que os moradores da periferia mudam constantemente de endereço e de telefone, dificultando o processo de avaliação; e, que se faz necessário repensar as práticas oferecidas especialmente no tocante à avaliação de seus impactos e dos resultados. Sobre o projeto “Frentes de Trabalho”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, foram realizados cinco grupos, com cinco encontros cada, e atendido um total de 53 pessoas. O curso “Orientação para Jovens” trabalhou cinco grupos com alunos concluintes do ensino médio. Ambas as atividades foram avaliadas como tendo atingido seus objetivos e foi solicitada a sua continuação. O “Programa de Capacitação Profissional: Artesanato” conseguiu capacitar as artesãs de forma a torná-las autônomas para comercializarem seus produtos na Feira de Artesanato Municipal. O programa “Orientação Profissional e Encaminhamento” atendeu a 116 pessoas, realizou 185 orientações e encaminhou 84 candidatos para processos seletivos. A Biblioteca, atividade do SAT que incentiva a leitura e escolarização, continua como desafio.

CONCLUSÕES:
Os trabalhos do SAT, considerando-se desde a diversificação nos moldes de atendimento à população até a prática investigativa que realimenta a proposição de ações, têm apresentado resultados significativos, mas desafiadores. A baixa adesão das pessoas a alguns serviços é um dos pontos mais instigantes, mesmo corroborando os trabalhos de Gondim e cols (2001). Aparentemente relacionada com um estado de desamparo e de inércia comum a pessoas em situação de desemprego, segundo León e Iguti (2003), esse fato tem despertado um interesse ainda maior de compreender essa realidade e adequar estratégias às necessidades e características da população. Em contraponto, demandas apresentadas por outros espaços da cidade indicam o reconhecimento da relevância do SAT na atenção aos trabalhadores em busca de oportunidades profissionais, confirmando a necessidade de uma metodologia de trabalho diferenciada, como: um acompanhamento mais próximo das pessoas atendidas como prática indispensável (até para efeito de avaliação dos serviços prestados; e, ampliação de suas ações como: um SAT itinerante, não restrito ao bairro sede, mas que leve suas ações até o público que delas necessitam; programas de orientação visando à população com características de vulnerabilidade social e idosos, dentre outros.

Instituição de fomento: Fundo de Apoio à Extensão da UNIMEP



Palavras-chave:  Psicologia Organizacional e do Trabalho, Orientação Profissional, Desemprego

E-mail para contato: mecaetan@unimep.br