60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Direito Civil

ALÉM DO GLAMOUR - UMA ANÁLISE DE BUFFETS EM RIBEIRÃO PRETO/SP

Henrique Catai1, 2
Karla Antonia Bueno Taveira1, 3

1. Universidade de Ribeirão Preto
2. Professor Mestre/Orientador
3. Bacharel em Turismo


INTRODUÇÃO:
Os eventos são acontecimentos indispensáveis para a sociedade, com a finalidade de proporcionar alegrias, diversão, lazer, entretenimento, integração, objetivos profissionais entre outros itens, os quais dificilmente se alcançariam sem a realização dos mesmos. Os Buffets têm a possibilidade de propiciar esses eventos e proporcionar um mundo de ilusões, luxo e muito requinte, indiscutivelmente sem perder o seu principal e intrínseco foco, o que significa satisfazer os seus consumidores. Seja realizando um casamento, aniversário, feiras, entre outros incalculáveis tipos de eventos. É um nicho de mercado lucrativo envolvente e prático. Uma vez que a demanda de pessoas em busca de entretenimento é extremamente excessiva, e os mais diversos e inusitados recursos quanto à oferta de serviços crescem aceleradamente. Os Buffets para o setor de eventos constituem um item imprescindível, visando a praticidade e tranquilidade por parte dos clientes. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os respectivos Buffets: Black Tie, Helena e Renato Aguiar, focando o setor de recursos humanos quanto ao processo de seleção e treinamento para os funcionários (garçons e cozinheiros). O trabalho focou o município de Ribeirão Preto, um dos principais pólos econômicos do Brasil.

METODOLOGIA:
A pesquisa de caráter exploratório descritivo iniciou com a obtenção de dados bibliográficos sobre o conceito, importância e realização de eventos e Buffets. Para a realização da pesquisa proposta, primeiramente houve o levantamento do número de Buffets de Ribeirão Preto. A seleção destes obedeceu critérios de reconhecimento junto à população local, entrevista com os proprietários, resultados de pesquisa do Topo f Mind de Ribeirão Preto no tema selecionado e aplicação de questionários a universitários e docentes. Foram selecionados os Buffets e realizadas entrevistas com os proprietários e com os funcionários nos dias de realização de eventos. Houve a preocupação de presenciar o funcionamento e execução das atividades em locais onde a as empresas pesquisadas executaram serviços. Finalizando a pesquisa de campo restou apenas a abordagem aos participantes que se faziam presente nos eventos realizados por cada um dos Buffets selecionados.

RESULTADOS:
O Buffet Black Tie atende de 20 a um número ilimitado de pessoas, em Ribeirão Preto e região. Para realizar a seleção de funcionários não há nenhuma norma criteriosa. O Buffet Helena atende os mais variados eventos, mas enfatiza e prima pelos casamentos. Os funcionários indicam também amigos e familiares para trabalharem nas empresas. O Buffet Renato Aguiar atende um público de classe alta, em alguns casos a classe média. A contratação é feita mediante a apresentação do currículo, tempo de serviço na área e testes para avaliar o seu potencial e profissionalismo. A Pesquisa com os funcionários constatou-se um número significativo de jovens trabalhando como garçons, baixa formação escolar e 43 % trabalham a menos de 1 ano na função. Há um clima de insatisfação desses funcionários. 57% dos entrevistados necessitam de outra ocupação e fazem do trabalho de garçom um “bico”. 43% extrapola o número de horas trabalhadas e recebem de 1 a 3 salários mínimos por mês. Quando questionados sobre se possuem algum curso específico para atuar com garçom ou cozinheiro, 90% dos garçons não possuem nenhum curso profissionalizante e o treinamento não se faz presente em nenhum dos três Buffets analisados. Para os participantes, a organização do evento ficou entre bom, excelente e regular.

CONCLUSÕES:
Como comprovado na pesquisa, o setor de recurso humanos dos Buffets apresentam muitas deficiências. As mesmas impossibilitando de que a empresa progrida e concorra no mesmo nível com as outras. Fatores importantes que se encaixam no setor de recursos humanos, e que são de responsabilidade dos Gerentes colocá-los em prática, não foram percebidos, como constatados no trabalho. Os Buffets de Ribeirão Preto especificamente os selecionados e postos a análise, tem uma posição forte no mercado, são empresa sólidas, tem reconhecimento do público. Conclui-se que os Buffets não seguem as normas quanto à seleção e treinamento dos funcionários, no caso dos garçons, expondo o descaso para a qualificação da equipe de trabalho. O que se percebe, é uma quantidade considerável de pessoas, sem quaisquer experiências na área, sendo que o Buffet Renato Aguiar demonstrou-se rigoroso quanto à seleção. Quanto a oferecer treinamento aos funcionários, nenhuns dos três Buffets manifestaram interessados a aprimorá-los, em decorrência os resultados mostraram a insatisfação dos clientes quanto aos serviços dos garçons. O mesmo ocorre com os cozinheiros, não recebem treinamento, e os Buffets não oferecem curso de aprimoramento, principalmente nessa área de alimentos e bebidas.



Palavras-chave:  Evento, Buffet, Ribeirão Preto

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