F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica
WEBJORNALISMO AUDIOVISUAL: A EXPERIÊNCIA DA BBC BRASIL
Maruzia de Almeida Dultra1 Beatriz Muniz Ribas1
1. Faculdade de Comunicação/ UFBA
INTRODUÇÃO:A convergência das telecomunicações com a informática provocou, e ainda provoca, reconfigurações em âmbitos diversos da sociedade. Novas práticas sociais, comunicacionais, políticas, artísticas, culturais e éticas passaram a ser delineadas, a partir da década de 70, com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Não imune às transformações sócio-culturais, o jornalismo contamina-se constantemente pela cultura digital da contemporaneidade. Do universo high tech, surge o conceito de webjornalismo, que abarca a atividade jornalística de investigar, produzir e difundir informação através da interface web da internet. Este estudo pretende contribuir para o aprofundamento da pesquisa sobre o webjornalismo audiovisual emergente, na medida em que propõe investigar as formas de reapropriação dos recursos audiovisuais e jornalísticos já existentes na produção específica para a internet de conteúdo em vídeo pela filial brasileira da rede BBC (British Broadcasting Corporation), a BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/).
METODOLOGIA:Na página web da BBC Brasil, foram analisados os vídeos veiculados durante dezembro de 2007 na seção “Vídeo & Áudio”. Além do conteúdo das matérias, foram observadas: diagramação da página de exibição; utilização de recursos textuais escritos; disponibilização de ferramentas para o usuário; formatação dos vídeos; estruturação da narrativa; utilização do áudio; qualidade da exibição; e preocupação com a acessibilidade do público. A partir de pesquisa bibliográfica, foram levantados elementos que subsidiaram as escolhas terminológicas deste estudo. À luz da análise de nomenclaturas de Mielniczuk (2003), foi adotado o termo "webjornalismo", considerando-o um ponto de convergência entre os outros e uma referência direta ao veículo de publicação do material jornalístico. Sobre a multimidialidade possível no jornalismo através da web (PALÁCIOS, 2002), esta investigação ressalta o uso do vídeo. Para analisar a utilização deste recurso multimídia na produção/ circulação webjornalística, Nogueira (2004; 2005) aponta a classificação: transposição de conteúdo da TV para a internet/ TV aberta em presença on-line; produção de conteúdo audiovisual específico para a web, mas seguindo a lógica de produção televisiva/ webTV; ou produção específica de vídeos para a web/ canal de conteúdo em vídeo.
RESULTADOS:Cada vídeo é apresentado no site por um frame com informações escritas ao lado e é exibido em janela específica, numa pequena tela. As chamadas das notícias apresentam-se como texto escrito curto. A estrutura básica do vídeo é de curta duração e vinheta no início e no fim. A reportagem é direcionada pelo áudio, uma narração em off. Há casos, no entanto, em que são explorados somente o som ambiente da gravação. Quando há entrevistas, são incorporadas na narração para tradução das falas. Alguns vídeos apresentam passagem feita por repórter, seguindo o formato televisivo de plano médio e uso de microfone. Alguns utilizam também imagens de arquivo, fazendo referência a acontecimentos passados. A interface disponibiliza tutorial e permite que o público escolha o tamanho da tela, uso de legenda e qualidade de exibição do vídeo; a imagem não se apresenta comprometida em nenhuma delas. Foram identificadas duas desvantagens no recurso de exibição dos vídeos: o arquivo é de acesso on demand, o que impede a reprise do vídeo de forma instantânea; e o dispositivo de reprodução só permite a função de pausa na exibição, não há como retroceder ou anteceder a imagem. Sobre o conteúdo, os fatos noticiados foram de países estrangeiros. O teor conteudístico é factual, mas todos no âmbito de curiosidades.
CONCLUSÕES:Embora alguns aspectos dos vídeos analisados apontem para uma característica do webjornalismo (a personalização do acesso), as potencialidades da web não são exploradas. A linguagem destes produtos ainda reproduz elementos próprios do telejornalismo. Assim, o material audiovisual veiculado na internet pela BBC Brasil pode ser considerado uma webTV. Além disso, o conteúdo dos vídeos leva ao questionamento de se o material seria mesmo notícia e qual a relevância deles para o jornalismo. No entanto, como a produção de vídeo específica para a web ainda é muito escassa, a experiência da BBC parece ser válida no sentido de iniciar uma produção de "webvídeos" que reflita sobre as especificidades e reconfigurações de linguagem. Os webvídeos aqui propostos devem apresentar características próprias, tanto na estrutura, como nas formas diversas de exibição, explorando os recursos possíveis do meio. Deste modo, é possível vislumbrar a reconfiguração da linguagem jornalística audiovisual feita para a web.
Instituição de fomento: Faculdade de Comunicação - UFBA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: webjornalismo, internet, vídeo
E-mail para contato: maruzia@yahoo.com.br
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