60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA COM A TEMÁTICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Talita Mazzini Lopes1
Michel Pisa Carnio1
Danitielle Cineli Simontato1
Dionízio Paschoareli Junior1
Carolina Buso Dornfeld1

1. FE-UNESP, Ilha Solteira, SP


INTRODUÇÃO:
O aumento da demanda de energia é um processo natural e irreversível baseado no crescimento populacional e na busca da melhoria de qualidade de vida. A conexão energia-meio ambiente tem sido objeto de estudos e é possível estabelecer uma relação causa e efeito entre o uso da energia e os danos ao meio ambiente. Embora a energia elétrica não seja diretamente um recurso natural, sua produção requer recursos naturais, como água, sol, gás natural etc. A minimização dos problemas ambientais causados pela sua utilização passa pelo uso de fontes renováveis de energia. Para implementação efetiva do uso dessas fontes é necessário a adoção de um sistema de educação nessa temática de alta qualidade, pesquisa de excelência e disseminação e emprego das tecnologias desenvolvidas. Outra abordagem importante é o uso dos conceitos de conservação de energia e seu uso racional, através do aumento da eficiência dos equipamentos e da mudança de postura dos consumidores. Este trabalho está vinculado ao Projeto Usina Ecoelétrica desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da FE-UNESP, Ilha Solteira, SP. Diante desse contexto, objetivou-se apresentar aos alunos do 6º e 7º ano informações sobre o uso racional de energia, suas formas e fontes, buscando conscientizá-los sobre o tema.

METODOLOGIA:
As atividades ocorreram entre os meses de agosto e novembro de 2007, sendo destinadas aos alunos do 6º e 7º ano (5ª e 6ª séries) do ensino fundamental de uma escola em Ilha Solteira- SP. Por meio de palestras, dinâmicas e jogos, que ocorreram semanalmente com duração de 2 horas, foram trabalhados, com os alunos, informações sobre energia, meio ambiente e sociedade. Os temas das atividades foram fontes de energia renováveis, formas de energia, consumo, responsabilidades do consumidor, problemas ambientais, efeito estufa, aquecimento global e medidas preventivas. Para a avaliação da aprendizagem, ao final das atividades foi realizado um jogo intitulado “Jogo do Telefone”, adaptado de Antunes (1996), que tratava de um diálogo entre dois amigos, que se passa pelo telefone, sobre os assuntos abordados durante o projeto. Entretanto, esse diálogo está incompleto, e o objetivo do jogo é fazer com que os alunos complementem as falas que estão faltando. Para isso, cada aluno recebeu uma folha de papel contendo esse diálogo e realizaram a complementação. A análise das respostas ao jogo foi realizada contando-se quantas vezes o item foi mencionado pelos alunos participantes. Ao todo, foram analisadas as respostas de 11 alunos que complementaram as sete falas existentes no diálogo.

RESULTADOS:
Na primeira fala, os alunos relataram o que havia sido ensinado nas últimas semanas: fontes renováveis de energia; aquecimento global; consumismo e poluição. Na segunda fala, os alunos explicaram o que são fontes renováveis de energia: que poluem menos o meio ambiente; não poluentes e que não se esgotam; podem ser reaproveitadas. Na terceira fala, os alunos exemplificaram as fontes renováveis de energia: undimotriz; energia eólica; energia elétrica; solar; biomassa. Na quarta fala, explicaram porque a utilização de fontes renováveis de energia é importante para o meio ambiente: evita a poluição; pode ser reaproveitada; não degradam o meio ambiente. Na quinta fala, os alunos citaram as causas do aquecimento global: desmatamento; queimadas; derretimento de geleira, destruição da camada de ozônio, inundação; seca; câncer de pele, mudança no clima. Na sexta fala, os alunos responderam se o consumismo contribui com o aquecimento global: 100% citaram que sim, porque: demora decomposição; gera desmatamento; derretimento das geleiras; geração de lixo. Na sétima fala, os alunos foram indagados sobre o que fazer para contribuir com o meio ambiente: não jogar lixo no chão; não desmatar; reduzir o consumo; separar o lixo; economizar água, evitar as queimadas e não usar copos plásticos.

CONCLUSÕES:
Observou-se que os conteúdos trabalhados foram assimilados pelos alunos envolvidos, mas que há necessidade de retomada de alguns temas. Como por exemplo, na 5ª fala, verificou-se que existe uma confusão entre os conceitos de causas e efeitos do aquecimento global, que deverão ser melhor trabalhados durante a continuidade do projeto, considerando que a escola solicitou nova parceria para o ano de 2008. Esse interesse demonstra que efetivamente o projeto teve impacto positivo no cotidiano escolar, servindo como fonte de informação e de propostas de mudanças. A análise dos resultados aqui expostos está servindo para um aprimoramento das atividades, bem como para analisar situações de dúvidas quanto aos conceitos trabalhados. Por fim, conclui-se que a continuidade do projeto permitirá que novos conceitos sejam adicionados, que mudanças sejam acompanhadas e que a interação Universidade-Escola seja sempre melhorada.

Instituição de fomento: Pro-reitoria de Extensão da UNESP, Pró-reitoria de Graduação – Núcleos de Ensino da UNESP e Programa Ciência na UNESP – Vice-reitoria.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  fontes renováveis de energia, uso racional, educação

E-mail para contato: talita_lopes6@yahoo.com.br