60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana

PROGRAMA DE ÍNDIO

Janaína Alves da Silveira Hallais1
Luciana Chianca1

1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte


INTRODUÇÃO:
Os Blocos de Índio são grupos festivos carnavalescos urbanos que propõem uma homenagem aos índios, durante esta festa. Seus participantes dançam e representam um "ritual" que conta com as figuras do pajé, do feiticeiro, cacique e caçador e outros índios. Em Natal/RN, dezenas desses grupos se organizam e se apresentam em seus setores de origem durante o Carnaval, sendo que alguns deles participam também do Desfile Oficial organizado pela Prefeitura Municipal. As questões que norteiam esse trabalho podem ser sintetizadas em: que relação há entre esses grupos e a polítca pública (cultural) local? Existem elementos que interligam os diversos grupos em questão? E o que os diferenciam?

METODOLOGIA:
Busca por litereratura sobre o assunto. Pesquisa histórica em jornais locais das décadas de 1910 a 1940 e de 2000 a 2008.Análise de material visual (em fotografias e publicidades carnavalescas da Prefeitura Municipal). Coleta de dados via observação direta do Desfile Oficial de 2008.

RESULTADOS:
Há uma fragilidade na literatura científica sobre essa manifesção; assim como os dados publicados em jornais de 1940 à 2000 inexistem. Pouco estudados e culturalmente pouco visíveis, esses grupos são provenientes da periferia sócio-espacial da cidade. Os Blocos de Índio foram incluídos na Programação Oficial do Carnaval da Prefeitura de Natal em 2005. Ocorreram mudanças na apresentação do ritual: as danças do fogo e da guerra, assim como a encenação da luta com o caçador foram adaptadas ao espaço e tempo do Desfile. Afirmam-se como descendentes de índios e apesar da falta de apoio financeiro efetivo da Prefeitura e da iniciativa privada, mantêm-se em nome da tradição, homenageando, assim, seus antepassados.

CONCLUSÕES:
Esses Blocos de Índio não estão inseridos no imaginário popular e enquanto manifestação representam uma parcela não significativa da população local. A dificuldade encontrada na busca de referenciais teóricos nos aponta fragilidade no processo de visibilização deste grupo no contexto urbano. Esta relativa invisibilidade não impõe-se unilateralmente, já que esta manifestação é vivenciada "no fazer" cotidiano do "folguedo", que é representado pelos brincantes como se fosse uma atualização de um passado que afirmam compartilhar coletivamente.

Instituição de fomento: CNPq/UFRN

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Blocos de Índio, Manifestação Cultural, Carnaval

E-mail para contato: jhallais@gmail.com