60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DE UMA ESCOLA RURAL DO DISTRITO DE NOVA LONDRINA

Maria dos Anjos Delabella1
Késia Dellabella1
Dalva Felipe de Oliveira1
Lediane Fani Felzke1

1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná


INTRODUÇÃO:
Frequentemente tem-se a impressão de que a prática da leitura é uma operação puramente intelectual. Trata-se de um grande erro: aprender é sempre entrar num universo novo, feito de lugares, objetos, situações específicas que necessita de um envolvimento que tenha condições de despertar o interesse de alunos (as), professores (as) e a família para o universo da leitura, através desse processo, torna-se possível construir uma relação de ensino e aprendizagem. O hábito de ler pode ser explorado e o professor pode desafiar os alunos para decifrar os códigos lingüísticos de forma que contemple o processo cultural que o aluno traz do seu cotidiano. Desta forma a leitura é uma habilidade a ser adquirida desde cedo como aporte necessário para se ter o domínio da mesma e garantir o exercício da cidadania. O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores que levam os alunos da segunda série da Escola Ulisses Matosinho Peres de Pontes a não ter interesse pela leitura.

METODOLOGIA:
A pesquisa realizou-se com alunos da 2ª séries do ensino fundamental da escola Ulisses Matosinho Peres de Pontes do distrito de Nova Londrina /Ji-Paraná, durante o ano de 2007. Os procedimentos metodológicos adotados foram os da pesquisa qualitativa, articulando a observação não-participante, entrevista não-estruturada que foi aplicada com a professora e conversas com os alunos. Com relação a observação selecionou-se os seguintes aspectos: a metodologia utilizada pela professora, a relação com os alunos, a leitura realizada por eles bem como as dificuldades, o acervo da biblioteca e o cantinho da leitura. A entrevista pautou-se nos seguintes itens: a participação da família no acompanhamento da vida diária do aluno, as estratégias utilizadas para despertar o gosto pela leitura, às dificuldades enfrentadas. As conversas com os alunos se direcionaram para os seguintes itens: o que gosta de ler, a relação que mantém com o cantinho da leitura.

RESULTADOS:
Percebe-se que existe uma conjugação de fatores que levam os alunos da segunda série a não desenvolver o hábito da leitura. Em primeiro lugar não há uma participação efetiva da família no processo de aprendizagem deixando para a escola esta responsabilidade. Para as professoras, como os alunos são oriundos da zona rural, os pais alegam que não tem condições de despertar em seus filhos o gosto pela leitura, pois não têm acesso as informações. Quanto a metodologia utilizada pelo professor percebeu-se que se reduz a leitura sem a utilização de outros recursos. Apesar de a escola dispor do “cantinho da leitura” observou-se que o mesmo não é suficiente para despertar nas crianças este hábito, pois a metodologia utilizada pelas professoras se reduz somente a ler o livro. Há uma carência de bibliotecas dentro do espaço escolar, que possibilite a fonte de pesquisas para os educandos. Os acervos encontrados nem sempre atende as necessidades básica dos alunos, com isso fica evidente o fato pelo qual alunos não se interessam pela leitura e a pesquisa dentro do espaço escolar, tornando-se as bibliotecas um depósito silencioso de livros. Quanto aos alunos observou-se que os mesmos gostam do cantinho da leitura, mas que gostaria de ler gibis e revistas.

CONCLUSÕES:
Em muitos casos o pouco interesse pela leitura dá-se por timidez, também pela clientela ser oriunda da zona rural onde o acesso às informações praticamente é inexistente, atrelado a isto, existe o fato de que os pais, em sua maioria, não sabem ler e escrever. Fica, portanto, somente para a escola a responsabilidade de despertá-los para a prática da leitura. Assim conclui-se que é muito difícil atribuir à escola toda responsabilidade pelo despertar da leitura já que a família é a principal colaboradora neste processo de ensino aprendizagem.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Leitura, Educação infantil, Educação em zona rural

E-mail para contato: mariadosanjosdelabella@yahoo.com.br