60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

FORTALECENDO LAÇOS COM IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ARACATI/CE

Rosangela diniz Cavalcante1
Lorrainy da Cruz Solano2
Raimunda Medeiros Germano3

1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da UFRN
2. Enfermeira integrante da ESF do município de Felipe Guerra/RN
3. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da UFRN/Orientadora


INTRODUÇÃO:
Compreendendo a Estratégia Saúde da Família(ESF) enquanto espaço democrático de reorientação do modelo de atenção à saúde na perspectiva de fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS, esse trabalho objetiva através da formação de grupo, compartilhar experiências, favorecer o crescimento mútuo e estabelecer vínculos. Nesse contexto vai de encontro com a superação do modelo individual centrado na doença física, para uma abordagem coletiva das necessidades dinâmicas em saúde, na busca de mudanças de hábitos e melhor qualidade de vida.

METODOLOGIA:
Esse relato foi vivenciado no município de Aracati/CE em um dos distritos da zona rural apartir de reuniões freqüentes com a equipe do DSII - Barreiras dos Vianas, no intuito de desenvolver ações de caráter educativo junto à comunidade. O público alvo escolhido foram os idosos inseridos nesse contexto, levando em consideração o crescente número desse contingente na população adscrita como também sua inserção relevante nas ações de saúde. Utilizamos de três momentos durante a criação do grupo. O primeiro priorizou a sensibilização da população alvo no que diz respeito à discussão da proposta. No segundo trabalhamos o acolhimento e compartilhamento das histórias vivenciadas pelos participantes do grupo, bem como a escolha das temáticas a serem abordadas. Por último nos detemos à concretização do plano de ação através de oficinas e atividades discursivas sobre as temáticas escolhidas.

RESULTADOS:
No decorrer dos encontros percebemos o aumento do entrosamento do grupo, proporcionando além de um aprendizado coletivo, uma relação de cumplicidade entre as partes envolvidas.

CONCLUSÕES:
Dessa forma é notória a essencialidade da formação de grupos no cotidiano da ESF, tanto no fortalecimento de metas de promoção à saúde, bem como no exercício de co-responsabilidade dos atores envolvidos, influenciando positivamente nas políticas de saúde na perspectiva do SUS, que estimulam a autonomia e participação do idoso no contexto social.



Palavras-chave:  Estratégia Saúde da Família, Idosos, Vínculo

E-mail para contato: ros.cavalcante@hotmail.com