B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE BORRACHA INSERVÍVEIS EM CONCRETOS UTILIZADOS PARA A FABRICAÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS
Michelle Yves Cortellazzi de Mello1 Rosa Cristina Cecche Lintz2
1. PUC-Campinas 2. Prof. Dr. CEATEC - PUC-Campinas - Orientador
INTRODUÇÃO:Com a intenção de contribuir para a diminuição do impacto ambiental gerado pelo lançamento de resíduos provenientes de borrachas inservíveis, esta pesquisa estuda a influência da incorporação destes resíduos em concretos de cimento empregados na fabricação de pisos. A borracha é uma matéria-prima indispensável à fabricação de diferentes materiais empregados nos mais diversos setores industriais que possui características como: elasticidade, resistência à abrasão, flexibilidade, impermeabilidade e resistência à corrosão. No Brasil a regulamentação para a destinação final, de forma ambientalmente correta de borracha proveniente dos pneumáticos inservíveis, ocorreu com a publicação no Diário Oficial da Resolução 258 do CONAMA, que traz entre suas considerações que, os pneumáticos inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental e que sua exposição resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública. Esta pesquisa versa sobre o estudo do comportamento mecânico de concretos com e sem borracha, empregados na produção de pisos intertravados. São moldados pisos intertravados de concreto e realizados ensaios de resistência à compressão segundo as especificações da NBR 9780.METODOLOGIA:O procedimento adotado para a produção de pisos intertravados de concreto, de dimensão 20 x 10 x 6 cm, iniciou pela seleção da dosagem, sendo empregado o traço em massa 1 : 3,6 : 0,72 : 0,16 (cimento: areia: pedrisco: água). Foram produzidas 5 misturas, sendo: sem a adição de borracha considerada como traço de referência (T1); com a adição de 2,5% de borracha em relação ao agregado miúdo (T2); com a adição de 5% de borracha em relação ao agregado miúdo (T3); com a adição de 7,5% de borracha em relação ao agregado miúdo (T4); com a adição de 10% de borracha em relação ao agregado miúdo (T5). Para a moldagem das peças de concreto utilizou-se betoneira de eixo horizontal e prensa automática hidráulica. A cura dos pisos de concreto foi realizada ao ar livre, com molhagens freqüentes, durante os 3 primeiros dia. Aos 25 dias, foi realizado o capeamento com pasta de cimento, em ambas as faces, e aos 28 dias foi realizado o ensaio para a determinação da resistência à compressão (NBR 9780).RESULTADOS:Os resultados observados neste trabalho mostram que, a adição de resíduo de borracha em substituição parcial à massa de agregado miúdo diminui a trabalhabilidade do concreto no estado fresco da mistura. Esta redução da fluidez da mistura é proporcional ao aumento crescente da massa de borracha na mistura. Os valores apresentados pelo ensaio de resistência à compressão, aos 28 dias, segundo a NBR 9780, comprovam a diminuição desta propriedade para porcentagens crescentes de borracha na mistura, estando estes próximos a 26%, 50%, 85%, 89%, para os traços T2, T3, T4, T5 respectivamente, em relação ao valor apresentado para a resistência à compressão do traço de referência T1.CONCLUSÕES:Segundo a NBR 9781 a resistência mecânica à compressão axial, para tráfego leve e veículos comerciais, deve ser maior ou igual a 35 MPa e, para tráfego de veículos especiais deve ser maior ou igual a 50 MPa. Conforme observado neste trabalho, a porcentagem de borracha mais conveniente a ser incorporada ao concreto para atender a resistência à compressão especificada para tráfego leve é de até 5% em relação ao volume de areia da mistura. Pôde-se concluir também que, a adição de resíduo de borracha ao concreto na fabricação de pisos intertravados, passa a ser uma alternativa tecnológica sustentável contribuindo para a diminuição da disposição deste material em aterros e para a preservação de recursos naturais não-renováveis, uma vez que substitui parte da areia natural.
Instituição de fomento: PUC-Campinas / FAPIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: materiais e componentes da construção, materiais alternativos, resíduos
E-mail para contato: michelle-yves@hotmail.com
|
|