60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

RIOS CAPIBARIBE E BEBERIBE: SÍMBOLOS DA VENEZA BRASILEIRA

Edna Maria Regueira Costa1, 2
Zélia Roberta da Silva de Albuquerque Sá1, 2

1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
2. Secretaria de Educação e Cultura


INTRODUÇÃO:
O estudo dos rios de Pernambuco faz parte do programa curricular de Geografia dos alunos do Ciclo II Ano II, decidimos dar uma abordagem especial aos rios Beberibe e Capibaribe, pela contribuição que deram para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado, e pela proximidade com a realidade das crianças. O rio Capibaribe com suas pontes forma um dos mais significativos símbolos da “Veneza Brasileira”. No entanto, ao longo dos séculos vem sendo tratado com descaso, levando a deterioração de suas margens, resultado vivo dos esgotos e do crescimento desordenado das cidades ribeirinhas. Quanto ao rio Beberibe, alguns alunos moram próximos a ele, sofrendo com a sua atual situação. As crianças se deparam com as mudanças que ocorrerão em suas vidas por conta do Pró-Metrópole (projeto do governo que visa combater a pobreza com a implementação de ações integradas de infra-estrutura urbana - água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, sistema viário, equipamentos sociais e de lazer e outros - na ampliação e melhoria dos serviços públicos prestados as comunidades ribeirinhas e na ampliação dos mecanismos de regularização fundiária). Este projeto foi vivenciado pelos alunos da Escola Municipal Irmã Terezinha Batista e Escola Monsenhor Francisco Salles, visando abordar o tema com os grupos.

METODOLOGIA:
Realizamos algumas etapas do projeto: Fizemos excursões pedagógicas como apoio ao processo ensino-aprendizagem, para que as crianças realizassem comparações, levantassem questões, interpretassem e analisassem as interferências humanas na paisagem observada. Pretendíamos que as crianças percebessem algumas transformações decorrentes dos processos naturais que atuam sobre o espaço. A partir daí, o grupo pudesse formular estratégias de sobrevivência, uso adequado e sustentável desses rios. Fizemos um resgate do conhecimento prévio dos alunos, apresentamos textos sobre os rios, discutimos e fizemos pesquisa na Internet. Exibimos filmes em DVD sobre o rio e a poluição. Organizamos cartazes com textos e fotos dos rios. As crianças fizeram desenhos livres e pinturas sobre os rios. Interpretamos poemas de poetas pernambucanos como: Chico Science e João Cabral de Melo Neto. Trabalhamos o poema “O Rio”. Realizamos “Aula-Passeio” com os alunos no Barco-Escola pelo Rio Capibaribe. Fomos às margens do Rio Beberibe perto da escola, fizemos pesquisa em jornais sobre os rios. Exploramos gravuras e fizemos uso do dicionário. Socialização dos alunos em sala de aula. Montamos um relatório com tudo que foi vivenciado.A socialização dos trabalhos foi feita na Feira de Conhecimentos das Escolas.

RESULTADOS:
Durante todo o processo, observamos que a turma foi motivada a conhecer melhor os rios que cortam a cidade, sua beleza e problemas. Os alunos vivem sempre com medo de enchente na comunidade durante o período de chuva, pois são jogados lixos nos rios poluindo a área, e estes invadindo suas casas. Foi importante usar diferentes mídias: computador, TV, DVD máquina fotográfica, pois eles puderam visualizar e conhecer mais sobre os rios que banham nossa cidade de forma dinâmica e motivadora. Os alunos fizeram muitas descobertas sobre o Rio Capibaribe e Beberibe, sua extensão, onde eles nascem e desembocam, as fontes de alimentação o elevado grau de poluição, e o que eles representam para as cidades por onde eles passam. A turma entendeu que o rio Capibaribe e suas pontes constituem um dos mais significativos símbolos da Veneza Brasileira. Reconheceram o movimento musical inspirado no mangue, iniciado por Chico Science e o grupo Nação Zumbi. Os alunos identificaram a degradação do meio ambiente com ênfase na destruição dos rios da cidade sendo isto, o maior obstáculo a ser enfrentado para recuperação do potencial pesqueiro do Recife. Ficaram sabendo do Movimento Recapibaribe constituído por uma pequena parcela da sociedade que luta há 18 anos pelo saneamento e preservação dos rios.

CONCLUSÕES:
O desenvolvimento do projeto trouxe para o grupo a conscientização ambiental estimulando a construção do conhecimento. Foi bom trabalhar um tema tão atual com a turma vivenciando situações que sensibilizaram o grupo para a defesa do Meio Ambiente, despertando nesses jovens a atenção para a preservação dos rios Capibaribe e Beberibe, trabalhando com a sua comunidade, a importância de não poluir os rios. Os alunos entenderam que essa situação é o resultado da contribuição dos diversos tipos de esgotos vindo do crescimento desordenado das cidades ribeirinhas que provocam uma tonalidade escura nas águas. Isso, ocasiona sérios problemas de saúde e econômico, pois muitas comunidades utilizam os rios também para pesca. Além desta conscientização os alunos aproveitaram a Feira de Conhecimentos para repassar o que foi aprendido aos visitantes, através de fotos, cartazes, maquetes e como se recicla o papel e garrafas Pet. Concluíram que o rio poluído ameaça o meio ambiente e o uso irracional da água pode ocasionar a sua falta em breve, caso nenhuma providência seja tomada. As crianças já pensam em elaborar panfletos e mobilizar a escola para fazer uma passeata em defesa dos nossos rios. Pelo visto conseguimos despertar uma ”inquietação” positiva nesses jovens que serão o futuro do Brasil.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Meio Ambiente, Educação Fundamental, Rios

E-mail para contato: emregc@yahoo.com.br