60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE

Núbia Martins Gonzaga1
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza2

1. Faculdade de Educação - UFG
2. Prof.ª Dr. ª - Faculdade de Educação – UFG - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa “A Produção Acadêmica sobre Professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste” (PACOP) desenvolve-se numa parceria entre universidades procurando caracterizar regionalmente sua produção acerca do professor, no – UNB, UFMT, UFMS, UFG, UFU e UNIUBE – período de 1999 a 2005, a partir da leitura integral das obras selecionadas. O grupo interinstitucional envolve cerca de 60 pesquisadores, dentre professores doutores, mestres, alunos de mestrado, alunos de doutorado e alunos de graduação envolvidos em iniciação científica. Na UFG a pesquisa está vinculada ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) e à linha de pesquisa “Formação e Profissionalização Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG). O objetivo geral é conhecer e caracterizar a produção dos programas mapeando a temática do professor na região e gerar um banco de dados que fomente estudos posteriores, bem como detectar lacunas, temas e referenciais teóricos ausentes ou insuficientemente explorados, seguindo uma tendência atual da pesquisa em Educação no Brasil em se voltar para o sentido dos processos de pesquisa, sua relevância e aplicabilidade, com o rigor e a qualidade das mesmas.

METODOLOGIA:
A equipe de cada instituição seleciona por meio de título e resumo os trabalhos que discutem o professor e o reproduzem para leitura integral e análise segundo a Ficha de Análise elaborada, comum a todo o grupo interinstitucional. Identifica-se temas do texto, método, metodologia, referenciais teóricos, ideário pedagógico e tipo de pesquisa. Após a discussão coletiva, as fichas são enviadas a um banco de dados virtual de acesso restrito ao grupo e se inicia uma análise quantitativa com interpretação qualitativa aprofundada dos dados. Realizou-se desde 2005 onze seminários, nos quais ocorreram comunicações orais, apresentação de pôsteres, palestras, workshop, debates, reuniões, relatos sobre a situação da pesquisa em cada programa e três Encontros dos Estudantes de Iniciação Científica da PACOP, para registrar as experiências dos alunos de graduação envolvidos no projeto, uma vez que participam de todo o processo e realizam viagens interestaduais quando necessário, apesar das dificuldades encontradas na obtenção de financiamentos e auxílios. Essa participação intensa tem sido um diferencial por possibilitar conhecer as diversas etapas de uma pesquisa para além da parcela de que trata o subprojeto, garantindo uma verdadeira iniciação à pesquisa científica.

RESULTADOS:
A análise concluída de 355 trabalhos nas instituições participantes sinaliza algumas pistas a partir dos resultados parciais, tais como a ênfase em trabalhos empíricos, com maior incidência de estudos de caso, seguindo predominância constatada também por André et allii (1999) e Toschi et allii (2003) em estudos similares anteriores. A maior parte dos trabalhos é referente à ação do professor no ensino fundamental (57%-UFG, 74%-UFMT, 32%-UFU, 78%-UFMS, 61%-UNIUBE e 54%-UnB), em segundo aparece a temática da formação, com ênfase na formação inicial e, em terceiro, a temática da profissionalização especialmente no referente à identidade profissional. Em ordem crescente, os procedimentos de coleta de dados mais comuns são: entrevista, análise de documentos, questionários, observação e história de vida. Atualmente, a pesquisa desenvolve um momento de releitura dos trabalhos, análises e aprofundamentos de questionamentos levantados na primeira leitura. Na UFG há a predominância de referenciais teóricos da linha de pensamento marxista relacionada ao uso do método materialista histórico-dialético em 85% da produção da instituição. Na UFG iniciou-se de análise aprofundada e refinamento dos dados acerca do método de pesquisa na produção acadêmica de toda a Região Centro-Oeste.

CONCLUSÕES:
Partindo do pressuposto da indissociabilidade dos temas (prática docente, formação e profissionalização), questionamos seu estudo isolado como tem aparecido nos trabalhos analisados, gerando um conhecimento fragmentado centrado seja no campo da prática, da formação ou da profissionalização docente. Fica em questão se esse aspecto indicaria conseqüências do tempo limitado que os pesquisadores têm para realizar seu trabalho, reflexos de um aligeiramento neste nível da produção acadêmica ou ainda se estariam relacionados a uma concepção fragmentada de ciência nessas produções. A busca de respostas a essas e outras questões são os atuais desafios da presente pesquisa. Quanto à experiência da iniciação científica, a pesquisa tem ampliado as possibilidades formativas dos alunos participantes, evidenciando que o envolvimento em programas de iniciação científica é experiência privilegiada, que coloca em xeque o currículo de graduação, no sentido de envolver todos os estudantes numa formação de maior qualidade, pois o número de alunos que têm acesso a programas como o PIVIC e PIBIC na nossa faculdade ainda é muito reduzido.

Instituição de fomento: CNPq (Bolsa de Iniciação Científica)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Pesquisa interinstitucional, produção acadêmica, professor no Centro-Oeste

E-mail para contato: ruthcatarina@gmail.com