60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADE CARENTE PARA O USO RACIONAL DE ELETRICIDADE DOMÉSTICA E DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Antônio Luiz da Silva1, 3
Petra Sanchez Sanchez2, 4

1. Universidade Nove de Julho – São Paulo
2. Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
3. Prof. Ms.
4. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
Nos últimos 20 anos a humanidade evolui muito rapidamente, fazendo com que a energia elétrica se transformasse em um recurso indispensável à sobrevivência da espécie humana e desenvolvimento socioeconômico. Embora o Brasil possua uma realidade privilegiada, pois a geração de eletricidade é predominantemente obtida por meio de fontes renováveis (hidrelétricas) e da abundância de recursos energéticos há uma enorme diversidade regional e forte concentração de assentamentos humanos que vivem em extrema pobreza e em situação de carência de energia elétrica. Nesse contexto, ações de educação ambiental relacionada especificamente com a eletricidade em busca da sustentabilidade junto às comunidades carentes adquire relevância social, no processo de conscientização da população quanto ao uso racional de eletricidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o estudo que foi realizado junto a uma comunidade carente localizada na Vila Mirim, periferia do município de Praia Grande (SP), visando colaborar para o processo de mudança de atitude dos moradores em relação ao uso racional de eletricidade e proteção ambiental.

METODOLOGIA:
Para o presente estudo, a metodologia utilizada foi a qualitativa, mais especificamente um estudo de caso exploratório e participativo. Segundo Gil (1999) “as pesquisas exploratórias tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”. O estudo foi realizado com moradores de uma comunidade carente, localizada na Vila Mirim, na periferia do município de Praia Grande (SP) as margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Está assentada numa área de preservação ambiental, em terreno que pertence à prefeitura. Tem cerca de 15 anos de existência e conta com uma população de 30 mil moradores. A população-alvo, constitui-se de uma amostra de 32 moradores que participaram de várias atividades educativas. O método escolhido para a coleta das informações foi a entrevista semidiretiva, por meio de questionário com questões abertas e estruturadas. Os entrevistados não foram identificados por seus nomes para garantir o anonimato dos mesmos e assegurar a confiabilidade das respostas, as quais foram analisadas utilizando-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2004). Além das entrevistas foram realizadas observações de campo.

RESULTADOS:
Desenvolveu-se vários trabalhos educacionais que orientaram os moradores da comunidade sobre os benefícios do combate ao desperdício de energia elétrica, a importância da qualidade de vida e a consciência da responsabilidade social, reconhecendo-se como cidadãos que possuem deveres a cumprir e direitos a exigir. Foram apresentados e discutidos o uso correto da rede elétrica, tendo-se realizado trabalhos artesanais em grupos para estimular o desenvolvimento de habilidades manuais, a estética e a cordialidade entre outros. Participaram das atividades, professores e alunos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, equipes de órgãos da administração pública, representantes da SABESP, dos Correios, do Corpo de Bombeiros, Assistentes Sociais da Prefeitura e da Companhia Piratininga de Força e Luz - CPFL. A maioria dos moradores entrevistados (67%) respondeu que seria importante regularizar a sua situação junto a CPFL, pois isso poderia ajudar na posse definitiva do terreno e poderiam solicitar abertura de conta em banco. Por outro lado, 25% disseram que não tinham o interesse e 11% estavam com dúvidas quanto a possibilidade de poderem pagar a conta de luz. Verificou-se que 62% dos moradores da Vila Mirim adquiriram o “kit padrão” para regularização das instalações elétricas junto a CPFL.

CONCLUSÕES:
Pelos resultados obtidos constatou-se que: • as várias atividades educativas realizadas possibilitou uma boa integração entre moradores da comunidade de Vila Mirim e os representantes dos órgãos públicos e estatais resultando em varias ações e parcerias que beneficiaram a comunidade. • a parceria da universidade com órgãos da administração pública permitiu que os moradores obtivessem informações e vivências positivas, motivando-os para a promoção de mudanças de comportamento e possibilitando reflexões sobre os problemas energéticos e seus riscos e também quanto aos cuidados com o meio ambiente. • o futuro vai exigir a necessidade de maior intervenção nessa área estudada onde existe uma infra-estrutura mínima no que diz respeito ao saneamento, e a energia elétrica e pensá-los como um importante fator de desenvolvimento social.

Instituição de fomento: Universidade Presbiteriana Mackenzie



Palavras-chave:  Educação Ambiental, Eletricidade Doméstica, Comunidade Carente

E-mail para contato: petrasanchez@mackenzie.br