60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

APLICAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DO FRUTO DA ESPÉCIE PIMENTA DIÓICA LINDL COMO ATRATIVO DE INSETOS (FEROMÔNIO)

Natalia Almeida de Oliveira1
Natale Cristine Costa Carvalho1
Vera Lúcia Neves Dias3
Manacés Cunha Sousa4
Victor Elias Mouchrek Filho5

1. Universidade Federal do Maranhão/Departamento de tecnologia Química
3. Profª. Msc. - Departamento de Biologia e Química-UEMA - Co-orientadora
4. Prof.º Msc. - Departamento de Tecnologia Química - UFMA - Orientador
5. Prof.º Dr. - Departamento de Tecnologia Química-UFMA - Co-Orientador


INTRODUÇÃO:
Os antigos chineses foram os primeiros a descobrir as vantagens e desvantagens que os insetos podiam nos trazer. A literatura relata que as formigas eram usadas contra insetos-praga, na lavoura. Esse é o primeiro relato conhecido de proteção biológica de plantas por insetos. Os compostos sulfurosos foram os primeiros produtos a serem utilizados como inseticidas, enquanto que a utilização de compostos orgânicos com propriedades inseticidas era reduzida basicamente à aplicação de inseticidas naturais, como por exemplo, a nicotina. Devido ao fato de não serem seletivos os pesticidas afetam também espécies não alvos que estão presentes na lavoura com conseqüências imprevisíveis ao meio ambiente. A solução ideal para o combate aos insetos pragas seria o desenvolvimento de agentes específicos que viessem a atacar apenas as espécies nocivas e não permitissem o desenvolvimento de resistência que colocassem em risco o meio ambiente. Desta forma os feromônios ocupam lugar de destaque por serem substâncias naturais que regulam comportamentos essências para a sobrevivência da espécie, é pouquíssimo provável que os insetos possam vir a desenvolver algum tipo de resistência a eles, à semelhança do que ocorre com os agrotóxicos tradicionais.

METODOLOGIA:
Para se observar a atratividade foi utilizado o método de Rebêlo e Garófalo (1991, apud Rebelo, 2001), no qual as iscas são constituídas por chumaços de papel absorvente (ou algodão), amarradas com barbantes e penduradas nas ramagens das árvores. Uma vez preparados os chumaços de algodão estes foram embebidos com o óleo essencial da Pimenta dióica Lindl, e o padrão de eugenol, ambos diluídos em água na proporção de 2:1. Em seguida foram colocados nos galhos das árvores a 1m do solo (ao abrigo da insolação direta), durante três dias consecutivos, das 8 às 16 horas. A captura dos insetos visitantes foi realizada através de um coletor com uma rede entomológica, que consiste de um arco (40 cm de diâmetro), presa a um cabo de madeira leve (1 m de comprimento), que sustenta um saco de filó em forma de coador.

RESULTADOS:
Durante a aplicação do óleo essencial, houve certa regularidade em todos os testes realizados para a captura de abelhas da espécie Eulaema cingulata Fabricius, evidenciando eficiência semelhante quando comparado aos testes realizados com o padrão eugenol. Ao final do período dos testes, coletou-se um total de 6 (seis) indivíduos machos da espécie citada, dos quais 5 (cinco) foram coletados nas iscas que continham o padrão eugenol 1 (um) na isca que continha o óleo essencial. Várias investigações citadas na literatura revelam que o eugenol exerce uma forte atração para a espécie Eulaema cingulata Fabricius. Os resultados do presente estudo mostraram a possibilidade da utilização do óleo essencial da espécie Pimenta dióica Lindl como feromônio na captura da abelha Eulaema cingulata Fabricius. E revelam também uma semelhança equivalente na atratividade do óleo essencial e do eugenol.

CONCLUSÕES:
A aplicação do óleo essencial da Pimenta dióica Lindl como atrativo de insetos (feromônio) demonstrou resultados satisfatórios, evidenciando, portanto a possibilidade de seu uso na captura de abelhas da espécie Eulaema cingulata Fabricius (abelha das orquídeas). Os resultados sugerem também que o eugenol e o óleo essencial da Pimenta dióica Lindl, apresentam igual probabilidade de atrair as abelhas, sendo que o óleo essencial, apesar de ter atraído um número menor de indivíduos, apresentou maior seletividade na atratividade da espécie.



Palavras-chave:  Feromônio, Óleo essencial, Eulaema cingulata

E-mail para contato: nm_almeida@hotmail.com