60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

O JOGO DE XADREZ E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM.

TÁSIA FERNANDA WISCH1
FABIANE ADELA TONETTO COSTAS1, 2
CRISTIANE GRIEBELER1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
2. Profª Drª - Departamento de Fundamentos da Educação- Orientadora


INTRODUÇÃO:
A busca de alternativas metodológicas que possam contribuir para o melhor desempenho escolar de crianças com dificuldades na aprendizagem tem recebido grande destaque nos ambientes educacionais. Para efetivar esta investigação elegeu-se o jogo de xadrez, pois se observa que este pode ser utilizado como mediador no processo de construção do saber, devido a suas características que envolvem reflexão, planejamento e construção de estratégias. Sabe-se que os praticantes são beneficiados desenvolvendo habilidades de atenção, percepção, raciocínio lógico, agilidade de pensamento, memória, tomada de decisões (Silva, 2004).Assim, esta pesquisa, vem buscando estabelecer as contribuições advindas do jogo de xadrez para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem, visto que o mesmo proporciona bem estar, prazer e, concomitantemente, potencializa diversas aprendizagens. (Elkonin, 1996; Macedo, 2005)

METODOLOGIA:
A pesquisa caracteriza-se pelo enfoque qualitativo e através de observação participante que envolve os vários aspectos atinentes ao jogo de xadrez e como estes podem influenciar no desenvolvimento das crianças com dificuldades na aprendizagem. O processo investigativo teve início em 2007 e alcançará dois anos letivos em uma escola do município de Santa Maria que oferece o xadrez como oficina pedagógica para uma turma de alunos do primeiro/segundo ano do ensino fundamental. Dentre estes seis apresentam dificuldades na aprendizagem os quais foram indicados pelos professores. Ressalta-se que a participação da turma vem sendo unânime.As oficinas estão acontecendo através de atividades concomitantes ao período de aula, e em cada encontro há sempre um objetivo central. Esta investigação está se desenrolando, também, através de observação participante e sistemática no decorrer da oficina a qual tem periodicidade semanal e duração de uma hora.

RESULTADOS:
Como esta pesquisa encontra-se em andamento, cabe ressaltar que serão mencionados os resultados percebidos até o atual momento.Iniciaram-se as oficinas no ano de 2007, em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental do município de Santa Maria, composta por dezoito alunos e destes seis são considerados com dificuldades na aprendizagem. Estas envolvem: falta de atenção, concentração e dificuldade motora. Outros seis apresentam, conforme a relatos da professora, dificuldades de relacionamento e falta de limites, fatos que, corroboram para que sua aprendizagem sofra alguma espécie de alteração.Por conseguinte a turma foi caracterizada como um todo, no sentido de ser palco de grandes questões relativas às dificuldades na aprendizagem e dificuldades atitudinais, “uma turma composta por um grupo de crianças de apenas seis anos e que não conhecem limites” (sic - Coordenação pedagógica) O que foi observado e registrado transcreve uma turma agitada, mas que ainda não demonstrou toda a problemática relatada, e quando envolvida no jogo de xadrez, ao contrário, pode-se observar modificações positivas no que diz respeito à concentração durante as atividades propostas.

CONCLUSÕES:
A aceitação da nova atividade foi unânime entre toda a turma, demonstraram grande interesse e ansiedade em aprender o novo jogo e a sugestão de uma atividade teórica chamada “Desafio”, entusiasmou o grupo. Na primeira intervenção percebeu-se um substancial envolvimento da turma diante da nova atividade. Outro dado digno de análise é a forma com que alguns alunos portam-se diante das dificuldades dos colegas, tentando ajudá-los a executar as atividades. Em cada aula há uma atividade teórica chamada “desafio”, que contempla: percepção visual, raciocínio lógico, e introdução de novos conceitos. Os alunos já reconhecem todas as letras que compõem os nomes das peças do jogo. Essas servem de subsídio e ao mesmo tempo em que potencializaram o desenvolvimento da leitura e escrita. Também foram trabalhados outros conceitos pertinentes ao jogo de xadrez, fazendo uso, também, de atividades alfabetizadoras, que objetivavam a identificação e apropriação dos conceitos espaciais que envolvem lateralização: linhas, fileiras e diagonais. Apesar desta pesquisa e das oficinas de xadrez estar em andamento, são significativas as transformações atitudinais e cognitivas, pois as crianças já estão interiorizando algumas regras para o satisfatório desempenho não somente no jogo, mas na sala de aula.

Instituição de fomento: PROLICEN

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Contribuições, Xadrez, Dificuldades na aprendizagem

E-mail para contato: tasiafw@gmail.com