60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONSTRUTO OU REALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - PRS DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS NO ESTADO DE ALAGOAS

Caio Wenceslau Cardoso de Araujo1

1. Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC/ FCSA


INTRODUÇÃO:
A Responsabilidade Social Corporativa – RSC, faz parte do processo decisório de uma empresa em todas as vertentes, assume um universo amplo como proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, eqüidade nas oportunidades de emprego e serviços sociais em geral de conformidade com o interesse público, divulgando uma imagem responsável no mercado, gerando lucro em longo prazo, na medida em que reduzem gastos e promove aumento de receita. Para que sejam socialmente responsáveis, as empresas precisam atender ao estabelecido na AS (Social Accountability) 8000, uma norma internacional que tem seus princípios estabelecidos a partir das Convenções da Organização Internacional do Trabalho - OIT e Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos. O estudo teve como objetivos: Diagnosticar as empresas de RSC de Alagoas para certificar-se dos resultados na implementação das ações de RSC; prognosticar estratégias de desenvolvimento neste campo para viabilizar canal de comunicação mais eficiente com o público-alvo. Esta pesquisa está no crivo de ser a primeira em Alagoas, a tratar de questões pertinentes às exigências nos cenários de mercados competitivos, que exigem que as empresas incorporem a RSC como uma filosofia prática em seus negócios.

METODOLOGIA:
O estudo teve como amostragem de pesquisa 11 empresas (ADEMI, Banco do Brasil S.A., Banco Bradesco S.A., Braskem S/A, CIPESA Engenharia S.A., Coca-Cola, Construtora PLACIC Ltda, Laginha Agro Indústria S.A., Moinho Motrisa S.A., SENAI, Usina Coruripe Açúcar e Álcool e Socôco Indústria) que implementam ações de RSC no Estado de Alagoas. Escolhemos a metodologia de Rensis Likert utilizada pela Harvard Business School, por se tratar de procedimentos do método de escala de medida, que se adaptaram às exigências destas empresas competitivas. Os entrevistados indicaram o grau de concordância ou discordância com cada série de afirmações, relacionadas com o objeto de pesquisa acerca da RSC implementada. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisas bibliográficas, que retratou os teóricos para a investigação ‘ético-filosófico-político’ das ações dos RSC; aplicação de questionários com questões estruturadas, pertinentes à ação e prática de responsabilidade social, considerando ética, moralidade, política empresarial, programa social, implementação e validação, planejamento e estrutura organizacional e relacionamento com a comunidade.

RESULTADOS:
O estudo realizado sob os diversos enfoques: (i) ética (ii) moralidade e (iii) responsabilidade social evidenciaram que ainda, há falta de maior ação integrada de planejamento das empresas e das comunidades-alvos para obterem juntas as concretizações de seus propósitos recíprocos em suas metas sociais reais, através de programas e projetos; há pouca disponibilidade de condições de percepção, planejamento, organização, controle e monitoramento para mapear a gravidade e a urgência dos problemas sociais locais; há necessidade das empresas vincularem com maior discussão o princípio da doutrina de responsabilidade social aos menos afortunados das populações do entorno, com participação efetiva em seminários, palestras e oficinas e há pouca especialidade de profissionais ou consultores nestas empresas para estudar e equacionar os problemas sociais de suas populações-alvos que são afetadas diretamente por seus interesses.

CONCLUSÕES:
A RSC assume outras características, englobando o público interno e externo além do investimento da preservação ambiental, mas não necessariamente privilegiando uma categoria em particular.

Instituição de fomento: CESMAC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ética, Moralidade, Responsabilidade Social

E-mail para contato: caio.wa@gmail.com