60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-ULCEROGÊNICA DO MONOTERPENO α-TERPINEOL

Ricardo Henrique Leal Souza2
Michelle Sally Pinto Cardoso2
Damião Pergentino de Souza1
Josemar Sena Batista1

1. DFS/UFS
2. DEN/UFS


INTRODUÇÃO:
Estudos demonstraram que vários terpenos álcoois apresentam atividade gastroprotetora. O α-terpineol é um monoterpeno álcool com comprovada atividade antimicrobiana que pode ser encontrado em óleos essenciais de diversas plantas. Estes fatos levantam a possibilidade de que o α-terpineol também apresente efeito gastroprotetor. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade gastroprotetora do α-terpineol.

METODOLOGIA:
A atividade gastroprotetora do composto foi avaliada em ratos Wistar nos modelos de úlcera induzida pela administração oral de etanol 70° GL e indometacina 50mg/kg. No primeiro modelo, os ratos receberam α-terpineol nas doses 10,20 ou 30 mg/kg por via oral (VO) sessenta minutos antes da administração de etanol 70°GL e depois de 30 minutos foram sacrificados, os estômagos removidos, fixados em formol a 10% e o índice de úlcera (IU) foi quantificado em milímetros. No modelo de indometacina, foi utilizado o mesmo procedimento acima, sendo que o α-terpineol foi testado nas doses de 10,30 e 50mg/kg e em vez do etanol foi utilizado a indometacina na dose de 50 mg/kg por VO e os animais só foram sacrificado seis horas após o trata mento com indometacina. Para avaliar o mecanismo de ação do α-terpineol foi administrada indometacina na dose de 10 mg/kg por via subcutânea, antes do α-terpineol 30 mg/kg no teste de úlcera induzida por etanol.

RESULTADOS:
O α-terpineol apresentou atividade gastroprotetora contra úlceras induzidas por etanol nas doses de 10, 20 e 30 mg/kg representados pelos índices de úlcera (IU) 23,3 ± 8,3; 13,3 ± 4,8; 4,1 ± 3,7, respectivamente. Já nos experimentos de úlcera induzidos por indometacina, a ação gastroprotetora deste terpeno foi observado nas doses de 30 e 50 mg/kg representados pelo IU de 11 ± 1,2 e 5,7 ± 1,4 respectivamente. Além disso, o pré-tratamento com indometacina 10 mg/kg não inibiu o efeito antiulcerogenico do α-terpineol em úlceras induzidas pelo etanol.

CONCLUSÕES:
Esses resultados permitem concluir que o α-terpineol apresenta efeito antiulcerogenico em baixas doses e que a gasroproteção contra úlceras induzidas por etanol não envolve o aumento da síntese de prostaglandinas.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  α-terpineol, Úlcera, Gastroproteção

E-mail para contato: ricksouzaef@hotmail.com