60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

O EXCESSO DE FIGURAS NOS TEXTOS DE MATEMÁTICA DOS LIVROS DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E O EXERCÍCIO DE CÁLCULO PARA O APRENDIZADO MATEMÁTICO.

JORGE BARROS1

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB


INTRODUÇÃO:
O livro didático hoje, é discutido por diversas correntes pedagógicas. Dentre essas discussões se destacam: a utilidade do mesmo no fazer matemático do educando, a metodologia de abordagens de conteúdos, a contextualização dos assuntos com a matemática na vida cotidiana. A ciência matemática, sendo uma cadeia lógica de conhecimentos estruturados, utiliza-se de abordagens teóricas e de exemplificações de cálculos para exibir a construção do conhecimento nessas áreas de estudos. Como exemplo, a compreensão funcional e utilitária das quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) não pode prescindir do significado de cada uma delas e o entendimento das suas regras operatórias. Assim sendo, deve o livro didático de matemática trabalhar seus conteúdos dentro de parâmetros de aprendizagens que possam proporcionar ao educando o conhecimento teórico e prático, bem como condições de domínio de cálculo, porque este se constitui em uma das ferramentas básicas para a resolução da maioria dos problemas matemáticos.

METODOLOGIA:
O processo metodológico se deu em três etapas. A primeira: uma análise de três livros didáticos de matemática da 5ª série do ensino fundamental, adotados por duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de ensino do município de Jequié/BA; a segunda: a aplicação de um questionário a três turmas da 6ª série, este constando de questões de cálculos envolvendo conteúdos matemáticos da 5ª série; e a terceira: um questionário aplicado entre os professores dessas turmas, com perguntas sobre conteúdos e o domínio de cálculo dos alunos investigados.

RESULTADOS:
Após análise dos dados coletados, os resultados obtidos evidenciaram: uma completa falta de exercício de cálculos dos alunos que fizeram parte da amostra; um excesso de figuras nos livros didáticos adotados, em detrimento de um conhecimento matemático abordado que torne significativo o aprendizado das operações entre números naturais e fracionários e regras operatórias das mesmas; os professores dessas classes não têm uma opinião clara quanto ao saber matemático dos seus alunos no que tange o saber fazer cálculos nas resoluções de exercícios.

CONCLUSÕES:
Necessário se torna, urgentemente, o repensar uma matemática prática, utilitária, mas com abordagens metodológicas para que o seu aprendizado se dê em todos os níveis do conhecimento (teoria, utilidade, cálculo, significado, abstração etc.). Não se pode saber matemática sem uma visão do conceito de números, operações e suas regras operatórias, posto que a mesma tenha essas teorias como alicerce.



Palavras-chave:  aprendizado, cálculo, matemática

E-mail para contato: barrosmjb@bol.com.br