60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

A IMPORTÂNCIA DO USO DA NEWSLETTER, ENQUANTO PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA INSTITUCIONAL, NO TRABALHO DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

Swellen Danuza Coqueiro Feitoza da Silva1

1. Universidade Federal do Maranhão – UFMA


INTRODUÇÃO:
Cada vez mais as organizações estão se informatizando e buscando adequar a sua linguagem ao meio digital. A internet surgiu como um veículo de comunicação alternativo que visava melhorar a relação entre as pessoas e que acabou por modificar a vida de todos. O conhecimento e manipulação tecnológica são hoje uma exigência do mercado de trabalho para todas as áreas de conhecimento, mas, principalmente, para os profissionais de comunicação. Dentro desse contexto, aparece o Relações Públicas como um mediador da comunicação que utilizará os instrumentos que a nova tecnologia apresenta como forma de estabelecer um perfeito entendimento entre os agentes do processo. Os modernos recursos tecnológicos exigem o desenvolvimento de linguagens específicas, que serão diferentes das tradicionais. Como exemplo, temos o boletim eletrônico, que não deve ser feito com as especificidades de um boletim impresso, caso contrário a potencialidade do novo estará sendo desperdiçada. A partir deste ponto, se busca demonstrar a relevância que a newsletter possui no trabalho desenvolvido pelos Relações Públicas nas instituições, pois acaba por exigir uma reciclagem dos profissionais e adaptação à utilização dos novos instrumentos tecnológicos. Tal estudo torna-se, portanto, valioso para a comunidade acadêmica.

METODOLOGIA:
A obtenção das informações para a elaboração da pesquisa surgiu a partir da utilização do método observacional de algumas newsletters confeccionadas por Relações Públicas com fins, exclusivamente, institucionais. Também foram realizados estudos exploratórios acerca do tema, pesquisas em revistas, artigos e sites que tratassem tanto da comunicação virtual nas organizações quanto da publicação de instrumentos eletrônicos, em especial as newsletters. E, por fim, fizemos uma análise da newsletter EntreMeios que é confeccionada pelos estudantes da disciplina Redação em Relações Públicas II do Curso de Comunicação Social – habilitação Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

RESULTADOS:
Através das observações e pesquisas realizadas constatou-se que a comunicação digital possui elementos que a denominam de revolucionária e facilitadora do processo comunicativo. Algumas de suas características são: adimensionalidade, alinearidade, disponibilidade e participação. Logo, este tipo de mídia tem exercido um papel fundamental na comunicação de uma empresa tanto com o público interno ou externo. É por este motivo que os Relações Públicas estão cada vez mais utilizando a internet como meio de atingir seus públicos e produzindo conteúdo informativo a serem publicados em sites, jornais e revistas on-line, como exemplo temos as newsletters. Algumas características desse tipo de publicação eletrônica são: periodicidade, atualidade, universalidade e difusão. As newsletters variam de acordo com as suas características próprias, públicos, objetivos e recursos, devem ser previamente planejadas e sua periodicidade geralmente é semanal. Essas cartas informativas, ou melhor, boletins eletrônicos destinam-se a um público específico e são mais baratas do que qualquer outro tipo de ferramenta. A EntreMeios, newsletter do Curso de Comunicação Social da UFMA, possui uma periodicidade quinzenal e é destinada, exclusivamente, aos estudantes e professores da instituição.

CONCLUSÕES:
A mídia digital possui duas características relevantes: a instantaneidade, que corresponde à divulgação dos fatos em tempo real, e a dirigibilidade, processo em que o profissional de Relações Públicas estabelece quem deve receber as informações. Sendo assim, é fundamental que se perceba a importância desse veículo como otimizador das relações na sociedade contemporânea, mais especificamente como instrumento para os profissionais de comunicação. Visando inserir-se nesse contexto, o Relações Públicas busca fazer uso das diversas ferramentas eletrônicas disponíveis que facilitem e otimizem o seu trabalho de aproximação entre a instituição e o público. Um instrumento bastante utilizado são as newsletters. Esta publicação digital possui linguagem clara e curta, o que a torna de fácil e rápida leitura. Conferem à empresa um dinamismo e um espírito de atualização ao tratar de assuntos que são de interesse da organização e que são levados à informação pública. Diante disso, cabe aos profissionais efetivamente acompanhar as modificações que a tecnologia impõe e buscar as melhores maneiras de fazer uso das várias ferramentas que lhe estão disponíveis e que fazem com que o processo de comunicação evolua.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Digital, Newsletter, Relações Públicas

E-mail para contato: swellen_danuza@hotmail.com