60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS E AULAS PRÁTICAS, NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

Jordean da Silva1
Catalina de Oliveira Melo1
Ângela Vieira Alves1
Silvana Nóbrega Oliveira1
John Paulino de Souza1

1. Departamento de Biologia / UEPB


INTRODUÇÃO:
Um dos objetivos na formação de ciências é garantir que os alunos produzam experimentos de maneira prática, facilitando assim a construção do conhecimento. As questões relacionadas às aulas práticas são bastante discutidas por diversos autores, portanto não se ignora a importância da existência dessa modalidade didática, embora existam dificuldades em praticar esse trabalho nas escolas. Segundo KRASILCHIK, 1996; as aulas práticas formam uma parcela muito pequena nos cursos de ciências e biologia porque falta segurança, conhecimento para organizar experimentos, equipamentos e instalações adequados. Nesse contexto surgem vários questionamentos sobre o bom desenvolvimento de aulas práticas. Esse trabalho tem como objetivo propor a identificação dos principais problemas encontrados pelos professores de ciências na realização de aulas práticas e experimentos.

METODOLOGIA:
A cidade de Campina Grande representa um pólo estudantil com cerca de 31.686 alunos de ensino fundamental, 116 escolas públicas e 96 escolas privadas, além de 13 instituições de nível superior. Para constatação de dados foram realizadas entrevistas com os professores de ciências e os coordenadores pedagógicos, em varias instituições de ensino públicas e privadas na cidade de Campina Grande – PB. As entrevistas ocorreram nas instituições de ensino, questionando-se aos professores de ensino fundamental e coordenadores pedagógicos sobre: a freqüência de realização de aulas práticas, objetivos das aulas práticas, dificuldades encontradas na realização de experimentos, e outras questões de contexto sócio-cultural.

RESULTADOS:
Nas instituições privadas observou-se a existência de laboratórios bem equipados de ciências e biologia. No entanto, foi de conceito comum aos entrevistados a não aptidão a realização de aulas práticas bem sucedidas. Atribui-se tal conceito ao fato da não existência de um componente curricular acadêmico que proporcione essa capacitação. Em instituições públicas a deficiência em realizar aulas práticas é ainda maior, pois além da não aptidão dos professores, encontrou-se o problema estrutural, falta de equipamentos ou não existência de laboratórios e principalmente falta de motivação do corpo docente, pois apesar de todos os fatores limitantes, nenhum deles é tão grave quanto à falta de estímulos dos alunos e professores. O início da correção dessas falhas deveria acontecer nas instituições de ensino superior com a implantação de um componente curricular obrigatório de prática de experimentos e uma capacitação constante do professor onde a busca de novos modelos de experimentos garantiria aos alunos produzir ciências atuais.

CONCLUSÕES:
As dificuldades encontradas para realização de aulas práticas nas instituições de ensino, são fatos presente em todo o Brasil. Geralmente os alunos concluem a formação fundamental sem ter contato algum com a prática de pesquisas e experimentações. Desta forma perde-se bastante em tecnologia. Muitas vezes os professores negligenciam da responsabilidade de realizar aulas práticas, não percebendo que os alunos de hoje poderão ser os cientistas e pesquisadores do amanhã.



Palavras-chave:  Educação, Capacitação, Experimentos

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