60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Economia Internacional

AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – QVT: O CASO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

Andrea Kaliany da Costa Lima1
Hudson do Vale de Oliveira1

1. Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


INTRODUÇÃO:
Estudos indicam que não existe uma definição consensual de Qualidade de Vida, sendo muitas as abordagens em busca de sua promoção e obtenção, muito embora se tenha a tendência de relacionar este tema para a saúde física e mental, observando o homem isolado do meio ao qual está inserido, sem considerar seus valores culturais, sua história pessoal de vida, o meio ambiente, a sociedade onde vive e a organização na qual trabalha. Segundo Walton (1975 apud FERNANDES, 1996), na escala de percepção dos indivíduos quanto a QVT, existem vários aspectos que devem ser considerados para se ter uma idéia do grau de satisfação que os indivíduos apresentam sobre essa temática. O objetivo deste trabalho, portanto, é avaliar os aspectos que devem ser considerados na QVT sob a percepção dos alunos de administração da UERN.

METODOLOGIA:
Para isso, utilizou-se pesquisa bibliográfica e, como recurso empírico, uma escala de percepção de indivíduos quanto à qualidade de vida de Walton, tendo como técnica a aplicação de questionários com perguntas fechadas. A população é de 46 estudantes da disciplina de Administração de Recursos Humanos II sendo que a amostragem utilizada foi de 33 estudantes representando, portanto, 72% da população total. O questionário procurou avaliar os seguintes aspectos: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, cidadania, trabalho e espaço total de vida, e relevância social do trabalho, sendo que cada um desses aspectos apresenta alguns itens pormenorizados. Cada estudante julgou os aspectos considerados dando notas de 0 a 10 sendo, posteriormente, realizada uma média das notas que cada aspecto recebeu para avaliar aqueles considerados mais e menos importantes pelos estudantes.

RESULTADOS:
Através da análise dos resultados observou-se que o aspecto considerado menos importante pelos estudantes foi o da salubridade (condições de trabalho) sendo a média deste aspecto 6,5. Esse resultado revela certa preocupação dos estudantes com relação às condições de trabalho que as empresas oferecem aos seus empregados. Por outro lado, o aspecto considerado mais importante na promoção da QVT foi o de informações sobre o trabalho (uso e desenvolvimento de capacidades), que teve uma média de 8,3, mostrando que os estudantes possuem o conhecimento necessário com relação as atividades que desempenham. Observou-se ainda que a maioria dos aspectos considerados tiveram suas médias variando na faixa de 7,1 a 7,9.

CONCLUSÕES:
Portanto, por meio dos resultados obtidos pode-se concluir que a busca de respostas para problemas envolvendo a questão da qualidade de vida no trabalho, mesmo que parciais, pode nos auxiliar na compreensão do dia a dia dos trabalhadores e suas relações com o trabalho, com a família e com os amigos. Desta forma, é de fundamental importância ter o conhecimento dos aspectos que são limitadores da promoção da qualidade de vida no trabalho para que estes aspectos possam ser trabalhados garantindo a sua adequação às necessidades reais dos trabalhadores.



Palavras-chave:  Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde, Trabalho

E-mail para contato: andreakaliany@yahoo.com.br