60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

ANÁLISE QUALITATIVA DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DE PILOCARPUS JABORANDI HOLMES.

Emílio Santana de Abreu1
Yolanda Ramos Losqui1
Elionaz Mendes Dias1
Carolina Vieira de Souza2
Leopoldina Leonor Fagundes1
Vagner Tebaldi Queiroz3

1. Curso de Farmácia da Faculdade de Minas - Campus Muriaé - MG- 36880-000.
2. Curso de Química da FAFISM – Muriaé – MG - 36880-000.
3. Professor, UFV - Campus Rio Paranaíba- MG 38810 – 000 - orientador.


INTRODUÇÃO:
O jaborandi foi primeiramente apresentado à medicina ocidental em 1873, quando o português Symphrônio Coutinho levou da América a folha prova para a Europa. Nesta época os índios brasileiros utilizavam esta planta para causar suor profuso e salivação, despertando interesse nos médicos franceses. Posteriormente foi descoberto seu importante valor em oftalmologia, para a contração da pupila, em alguns processos cirúrgicos e também no tratamento de alguns tipos de glaucoma. Atualmente o jaborandi é uma das espécies comerciais mais importantes da flora nativa brasileira, motivo pelo qual quase o levou à extinção. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa qualitativa dos constituintes químicos presentes na folha, raiz e caule de Pilocarpus jaborandi Holmes.

METODOLOGIA:
A planta foi coletada no horto da cidade de Muriaé-MG. Este material foi armazenado à 25 °C durante sete dias. Após este período, suas partes foram separadas e trituradas. Com o pó obtido, realizou-se, para as diferentes partes da planta (folha, raiz e caule), uma extração a frio por maceração durante sete dias, utilizando etanol 98% (v/v), na proporção de (20g:200mL). O extrato etanólico foi filtrado e incubado à estufa a 40°C por 12 horas. Com o resíduo obtido foi realizada uma triagem para a identificação de diferentes classes de metabólitos secundários. Foram realizados testes qualitativos para ácidos orgânicos, saponina espumídica, açúcar redutor, polissacarídeo, proteínas e aminoácidos, fenóis e taninos, flavonóides, catequinas, sesquiterpenolactonas e outras lactonas, esteróides e triterpenoídes, taninos, depsídeo e depsidona, derivados da cumarina e purina.

RESULTADOS:
A presença de saponina espumídica, açúcar redutor e proteínas e aminoácidos foi constatada na raiz. Nos testes realizados para a folha observou-se a presença de açúcar redutor, proteína e aminoácido, catequinas, depsídeo e depsidona. Para o caule os resultados positivos foram para açúcar redutor, taninos, proteínas e aminoácidos. Dentre os resultados obtidos, a presença de substâncias da classe das catequinas, merece destaque, assim como os taninos, em geral que têm importância na defesa química da planta contra o ataque de predadores e microrganismos patogênicos. Uma das atividades biológicas destes compostos está relacionada aos efeitos inibitórios sobre bactérias e fungos. As saponinas possuem em sua estrutura uma parte com características hidrofílicas e outra lipofílica, determinando assim suas propriedades de redução da tensão superficial da água, ações detergentes e emulsificantes. Alguns estudos revelaram a ação hipocolesterolemiante das saponinas em animais, além de atividade antiinflamatória de algumas espécies vegetais.

CONCLUSÕES:
Este trabalho permitiu a avaliação qualitativa dos constituintes químicos presentes no caule, folha e raiz do jaborandi (Pilocarpus jaborandi Holmes). Em função dos resultados obtidos será possível fazer o direcionamento de futuros trabalhos de pesquisa visando, por exemplo, a extração, identificação, quantificação e caracterização farmacológica das substâncias pertencentes às classes de metabólitos encontradas neste trabalho.

Instituição de fomento: FAMINAS-Muriaé, Universidade Federal de Viçosa-Campus Rio Paranaíba.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Análise qualitativa,, metabólitos secundários, jaborandi

E-mail para contato: emiliomatipo@yahoo.com.br