60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada

IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS SECUNDÁRIOS EM CITRUS LIMON

Paula Gomes Ferreira1
Rafael Henrique Aguiar dos Santos1
Vander Luiz Amorim3
Alexandre Horácio Couto Bittencurt2

1. Curso de Farmácia - Faculdade Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muriaé-MG
2. Prof. Mestre. - FAMINAS- Orientador
3. Prof. Mestre. - FAMINAS


INTRODUÇÃO:
O limão ou limoeiro, designação popular de Citrus limon, é uma das plantas de maior interesse à pesquisa científica de constituintes farmacológicos. Atualmente, existem cerca de mais de 70 variedades de limão em todo o mundo. Caracteriza-se como árvore perenifólia, pequena, com numerosos ramos e espinhos, apresentando folhas unifolioladas de coloração verde e fruto oblongo ou oval. Na medicina popular, constitui uma das plantas mais utilizadas para fins terapêuticos e preventivos. Sendo assim, o presente estudo propôs realizar uma pesquisa fitoquímica do C. limon, visavando obter informações sobre a constituição química da espécie, com enfoque nos produtos originados do metabolismo secundário do limoeiro.

METODOLOGIA:
Para realização dos testes de triagem fitoquímica, folhas de limoeiro, mais precisamente da variedade do limão-cravo também conhecido como limão-rosa foram coletadas no município de Miradouro – MG. As amostras ficaram alguns dias na estufa para secagem e, em seguida, estas foram trituradas e pulverizadas, para posterior identificação dos compostos. Os constituintes do metabolismo secundário, testados através de reações gerais foram: alcalóides (precipitação com reagentes de Mayer e Bouchardat), saponinas (índice de espuma), triterpenos e esteróides (reação de Lieberman-Burchard), flavonóides (AlCl3, NaOH), antraquinonas (NH4OH, reação de Borntraeger), leucoantocianidinas (HCl), cumarinas (KOH/UV), catequinas (HCl) e taninos (precipitação com FeCl3, CH3COOPb, CH3COOCu, alcalóides e gelatina hidrolisada de proteína).

RESULTADOS:
C. limon apresenta predominância de alcalóides, triterpenos e esteróides, e cumarinas conforme já citados em trabalhos anteriores. Após a constatação da presença de alcalóides, estes foram quantificados obtendo um percentual de 0,18% em 2g de planta triturada para a realização do doseamento. Em relação aos compostos saposídeos e aos taninos houve uma incidência menor. A ausência de metabólitos secundários foi verificada em antraquinonas, leucoantocianidinas e catequinas.

CONCLUSÕES:
Uma avaliação geral sobre os testes de identificação de compostos secundários permite afirmar que a espécie Citrus limon apresenta uma quantidade considerável de produtos originados de seu metabolismo secundário, o que fornece subsídios para justificar sua ampla utilização em diversas situações e mostrar a necessidade de se realizar mais estudos científicos sobre a espécie. Por meio desta, podemos então auxiliar e contribuir efetivamente com a terapêutica moderna, sabendo quais são seus componente e para quais finalidades estes serão destinados a atuar.

Instituição de fomento: FAMINAS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Triagem fitoquímica, Citrus limon.

E-mail para contato: paulinha_farmácia44@yahoo.com.br