60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

A INFORMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA – CEARÁ

Erbene Maria Sales de Andrade1
Fernanda Rocha Holanda2, 3
Maria Ivoneide Vital Rodrigues2, 4

1. INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA
2. Prof. do Instituto de Estudos e Pesquisa Vale do Acaraú - IVA
3. MS. em Ciências Fisiológicas - UECE
4. MS. em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFC - Orientador


INTRODUÇÃO:
O computador pode ser usado no processo de ensino e aprendizagem, praticamente, de quaisquer disciplinas além de oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e permitir uma maior discussão dos assuntos que instigaram a atenção dos alunos despertando o interesse pela pesquisa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), é necessária a inclusão da informática como componente curricular da área de linguagens, códigos e tecnologia para terem acesso todos os que desejam torná-la elemento de sua cultura. Percebe-se, então, que a informática deve estar presente em todos os momentos da educação possibilitando maiores oportunidades para a ampliação e diversificação da aprendizagem. A informática ligada ao acesso à internet possibilita o aluno a construir e a desenvolver seus conhecimentos e, com debates promovidos pelo professor, tornar-se crítico, criativo, com auto-estima elevada e conhecedor de seu potencial. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo diagnosticar a utilização da informática nas escolas públicas de ensino médio do município de Santa Quitéria – Ceará.

METODOLOGIA:
Para realização desta pesquisa foram realizadas, em primeiro lugar, visitas às escolas de ensino médio da rede estadual de ensino no município de Santa Quitéria (E.E.F.M. Júlia Catunda, E.E.M. Aracy Magalhães Martins e E.E.F.M. Manuel Rufino Magalhães) para verificar se possuíam laboratório de informática com computadores em funcionamento e com acesso à rede mundial de computadores - internet. Em seguida, foram aplicados questionários fechados com perguntas e respostas aos alunos, professores e gestores escolares desses estabelecimentos escolares na intenção de identificar e avaliar se os computadores eram utilizados como ferramenta de ensino e aprendizagem, ou seja, com programas educativos e com o acesso à internet. Após, foi realizada uma análise estatística descritiva dos dados obtidos.

RESULTADOS:
Os resultados mostraram que, segundo os alunos, 86% possuíam pouco conhecimento em informática, sendo que 76% já fizeram algum curso de informática. Apesar desse percentual, seus conhecimentos foram poucos devido a, provavelmente, não terem exercitado seus aprendizados continuamente, levando-os ao esquecimento. Esses dados podem justificar o fato de 98% dos alunos concordarem da necessidade do acesso e da utilização da informática no ambiente escolar; porém, 52% dos alunos relataram que o material de informática da escola era muito utilizado apenas para fazer pesquisas em sítios de busca na internet e não eram abordados programas educativos e interdisciplinares que auxiliassem no conteúdo programático das disciplinas escolares. Conforme os professores e os núcleos gestores das escolas pesquisadas, 100% eram de acordo com a utilização da informática no ambiente escolar, porém, ressaltaram a importância do papel do professor para promover diálogos com os alunos sobre os assuntos abordados nos programas educativos e nas pesquisas realizadas na rede de computadores mundial. Por outro lado, 75% dos professores entrevistados declararam ter apenas um pouco de conhecimento sobre o uso da informática.

CONCLUSÕES:
O uso de programas educativos computacionais e da internet no ensino básico tornou-se um recurso importante e precisa ser incorporado ao cotidiano escolar para proporcionar aos estudantes a oportunidade de melhorar sua aprendizagem. Porém, a utilização desses programas deve ser limitada e orientada para não despertar nos alunos que o computador seja a única forma de obtenção de conteúdos escolares e sim mais um material didático. Contudo, para se implantar a informática no ensino médio seriam necessários investimentos na infra-estrutura, aquisição de programas educativos computacionais e em cursos de capacitação para professores, pois, há necessidade de docentes criativos e capazes aos ministrar conhecimentos também informatizados.



Palavras-chave:  Aprendizagem, Computação, Internet

E-mail para contato: ivoneidevital@ig.com.br