60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal

DIAGNÓSTICO DO CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PARA CÃES NO MUNICÍPIO DE SATUBA – ALAGOAS.

Mucio Batista Ramos1
Danielle Farias dos Santos1
Deise Rafaelle de Omena Nicácio1
José Pedro da Silva2
Diogo de Barros Mota Melo1
Jakes Halan de Queiroz Costa3

1. Acadêmico de Zootecnia - UFAL
2. Acadêmico de Agronomia - UFAL
3. Prof. - UFAL - Orientador


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de fazer um diagnóstico do consumo de produtos alimentícios direcionado para cães no município de Satuba – AL. O tipo, a freqüência e o motivo da oferta dos alimentos fornecidos aos animais foram alguns dos questionamentos utilizados para a coleta dos dados da pesquisa. Essa pesquisa teve como meta atender a uma demanda existente no município no que se refere à informações e diagnósticos que são e serão utilizados nos processos desde instalações de “petshops” até os programas de vacinação, controle de natalidade e tamanho da população de cães do município.

METODOLOGIA:
O questionário foi aplicado a cada último domingo dos meses de junho, julho e agosto de 2007, junto aos moradores do município, adotando-se cautela para que as pessoas fossem entrevistas uma única vez, evitando assim a sobreposição de dados. A amostra populacional para o levantamento de dados dessa pesquisa foi de 106 pessoas.

RESULTADOS:
Foi observado que 37% dos criadores de cães oferecem ração balanceada para seus animais, 23% resto de comida, 13% oferecem ração e também resto de comida, 8% ração, arroz e carne, 5% oferecem ração e carne ou seus animais comem de tudo, 3% oferecem uma mistura de arroz e soja ou apenas arroz. Em relação ao motivo que leva a ofertar esse tipo de alimento 46% seria por conta da preferência do animal, 31% pela preferência do dono e 15% está relacionado à necessidades de saúde do animal. Também foi questionada a freqüência de oferta dos alimentos, verificando-se que 36% alimentam os animais apenas uma vez por dia, 33% duas vezes ao dia, 23% três vezes ao dia e apenas 5% ofertam alimentos à vontade.

CONCLUSÕES:
A análise dos dados obtidos expôs um quadro referente aos pontos citados como meta da pesquisa, carecendo, urgentemente, ser trabalhada a fim de possibilitar à grande parte dos consumidores dos produtos uma melhor condição e maior conhecimento, garantindo a criação racional e responsável desses animais.



Palavras-chave:  Cães, Consumo, Ração balanceada

E-mail para contato: mucioramos@gmail.com