60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

AVALIAÇÃO SOBRE UM DIÁLOGO ON LINE SOBRE LIXÕES E EFEITO ESTUFA

Maria Helena Pamplona Beltrão da Fonseca1
Ernesto Macedo Reis2
Nilcimar dos Santos Souza1
Marília Paixão Linhares1

1. Universidade Estadual do Norte Fluminense / LCFIS
2. Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos


INTRODUÇÃO:
Apesar de existirem muitas pesquisas relatadas de uso do computador no ambiente escolar, poucas experiências didáticas estão relacionadas ao Ensino Médio. O grande interesse de jovens pela Internet pode ser explorado pelos professores. Ferramentas de comunicação permitem que os alunos troquem idéias, interajam com seus colegas e com o professor. Nas aulas de Ciências, um benefício do uso de tecnologias pode ser a integração entre modalidades pedagógicas distintas. O tema deste estudo, Lixões e Efeito Estufa, é um bom exemplo dessa integração. Normalmente os lixões não recebem a devida atenção e o tratamento adequado não é realizado. Assim, gases causadores do efeito estufa, como o metano, são emitidos pela decomposição de matéria orgânica e inorgânica. Nossa estudo foi realizado com apoio do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) destinado a favorecer a aprendizagem em aulas de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Nosso objetivo é investigar a eficiência da ferramenta fórum para motivar, favorecer a aprendizagem e conscientizar os estudantes do Ensino Médio sobre a importância da preservação ambiental.

METODOLOGIA:
Os dados da pesquisa foram obtidos de uma atividade didática de quatro semanas com uma turma de 12 estudantes da 1ª série do Ensino Médio. O fórum analisado foi coordenado pelo professor da turma com auxílio de dois tutores, integrantes do projeto de pesquisa. A metodologia de avaliação empregada está embasada na metodologia de Análise de Conteúdos. Foram estabelecidas categorias, que permitem reunir informações e correlacionar os acontecimentos. Este agrupamento representa a passagem dos dados brutos a dados organizados. Em cada texto são destacados elementos que respondem à pergunta inicial do fórum e outros diretamente relacionados (pertinência). Os textos correlacionados (homogêneos) são agrupados. Em seguida, para cada grupo de textos é nomeada uma categoria que define ou harmoniza os conteúdos das mensagens agrupadas (objetividade e fidelidade). Na análise de qualidade é importante que cada elemento encontrado nos textos seja classificado em apenas uma categoria (exclusão mútua). Assim, quando são encontrados vários elementos importantes no texto do aluno, deve-se priorizar o mais significativo.

RESULTADOS:
Os textos dos alunos contidos no fórum foram analisados no sentido de buscar a realidade nas suas falas. Identificamos e agrupamos os diálogos em cinco categorias. Na categoria Prejuízo ao Meio Ambiente, aparecem as preocupações dos alunos com o meio ambiente e o prejuízo das ações do ser humano. A maioria dos alunos assumiu sua responsabilidade diante do quadro de contaminação do ambiente. Alguns comentaram sobre sua impotência por não saberem o que fazer para reverter esta situação. Este sentimento originou a categoria Sentimento de Culpa. Poucos manifestaram pessimismo total. A necessidade de mudança foi manifestada pela maioria do grupo. Esta opinião originou a categoria Necessidade de Mudança. A principal mudança seria a conscientização das pessoas dos problemas ambientais. Os estudantes levantaram hipóteses para explicar os problemas ambientais. Esses textos foram agrupados nas categorias Preocupações sociais e ambientais e Panorama Político, respectivamente. Na primeira categoria, houve observação de pessoas vivendo nas áreas dos lixões, informando que elas sobreviviam da venda de alguns materiais que poderiam ser reciclados. Em relação ao Panorama Político a maioria dos alunos indicou falta empenho governamental, mas eles se sentem pouco responsáveis pela situação.

CONCLUSÕES:
As intervenções e as prioridades na área educacional dependem de fatores diferenciados como a metodologia e pedagogia abordada, por exemplo. A ferramenta de comunicação do EVA, o fórum, foi bem aceito pelos participantes, tanto na sua funcionalidade, quanto na possibilidade de trocas de opiniões entre eles e com os tutores. Deste modo, esse tipo de atividade didática, como a que foi realizada com o apoio do fórum, que incentiva a interação entre os participantes e motiva a busca por novos conhecimentos, deve fazer parte do currículo escolar. O fórum foi eficiente para motivar, favorecer a aprendizagem e a conscientização dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos relacionados a preservação do meio ambiente. O tema meio ambiente/lixão gerou reflexões em pesquisas de várias fontes, elaborações de hipóteses por parte dos alunos e a busca pelos conceitos científicos. O estudo permitiu que os alunos se aprofundassem em alguns conceitos da disciplina, possibilitando a integração com sua vida diária. O trabalho indica a importância do uso tecnologias de informação e a comunicação, na sala de aula. O fórum em disciplinas de Ciências Naturais pode ser um estímulo para proporcionar uma reflexão sobre temas atuais e incentivar a participação dos estudantes.

Instituição de fomento: Capes



Palavras-chave:  ambiente virtual de aprendizagem, fórum, Ensino de Ciências

E-mail para contato: pamplona@uenf.br