60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA E MERCADO DE TRABALHO DOS INGRESSANTES E CONCLUDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Katyuska Melo Silva1
Elayne Cristina Mendes da Silva1
Fabíola Camurça Janebro1
Carmensita Matos Braga Passos3
Cláudio de Albuquerque Marques2

1. Universidade Federal do Ceará
2. Departamento de Fundamentos da Educação/ UFC
3. Departamento de Teoria e Prática da Educação/ UFC


INTRODUÇÃO:
A pesquisa que segue tem como temática a expectativa dos alunos ingressantes e concludentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará /UFC para com a formação obtida através do mesmo e analisou as novas possibilidades de áreas de atuação no mercado de trabalho que vêm surgindo hoje. O objetivo desta pesquisa foi analisar se o curso de Pedagogia da UFC oferece subsídios para uma formação adequada à área de atuação que os alunos pretendem exercer após a conclusão do mesmo e se ele possibilita uma formação adequada as necessidades do mercado de trabalho.

METODOLOGIA:
A presente pesquisa de caráter descritivo teve como objetivo verificar se a formação acadêmica oferecida pelo curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará limita ou expande as áreas de atuação do futuro pedagogo. Participaram da pesquisa os ingressantes e concludentes do curso de Pedagogia Noturno da UFC. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário contendo 32 questões, que foi adaptado do questionário - pesquisa do Exame Nacional de Cursos (ENC) do ano de 2003. O referido questionário está estruturado nos seguintes aspectos: as expectativas com relação à formação e as perspectivas futuras. Esse questionário foi aplicado no semestre 2007.1 a 20 estudantes das turmas de 2º e 10º semestre do curso.

RESULTADOS:
Analisando as disciplinas em relação aos objetivos do curso elas são consideradas satisfatórias para os ingressantes, mas não para os concludentes. Para 35% dos formandos a maior contribuição do curso é a boa formação profissional. Metade dos mesmos considera que seu raciocínio lógico, a sua compreensão de processos, a tomada de decisão e a resolução de problemas no âmbito de sua área de atuação foi desenvolvida parcialmente. Menos da metade acreditam que a composição das disciplinas contribuiu muito pouco para a atuação em equipes multi, pluri e interdisciplinar. Pouco mais da metade acredita que as disciplinas contribuíram parcialmente para a observação, interpretação e análise de dados e informações para a metade dos entrevistados as disciplinas contribuíram parcialmente para a assimilação crítica de novos conceitos científicos e de novas tecnologias. Quanto às perspectivas futuras, pós conclusão do curso, metade dos ingressantes afirmou que querem procurar um emprego na área e a mesma parcela pretende fazer Mestrado e/ou Doutorado. Com relação aos concludentes uma pequena parcela já atua e pretende continuar na área da Educação ou fazer pós-graduação na mesma, mas a maioria pensa em investir em outras áreas. Já 35% dos mesmos pretendem fazer outro curso de graduação.

CONCLUSÕES:
Com base nos resultados podemos responder as perguntas propostas no objetivo e na metodologia de nosso trabalho. Os dados apresentados nos permitem concluir que o curso expande sim as áreas de atuação do pedagogo, aumentando as suas possibilidades de emprego e estimulando a busca por melhoras no desempenho profissional. O curso não forma apenas pedagogos, mas também profissionais que desejam melhorar e expandir seus caminhos na área acadêmica e mercadológica. A formação acadêmica tem proporcionado uma ampliação dos horizontes profissionais, mas ainda não atende todos estes, ainda há lacunas na formação dos pedagogos relacionadas as possibilidades de atuação na educação.



Palavras-chave:  Pedagogia, Expectativas, Mercado de trabalho

E-mail para contato: katyuskamelo@gmail.com