60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

BUMBA-MEU-BOI: ELEMENTO DE IDENTIDADE CULTURAL EM SANTA HELENA/MA

Cleudiane de Jesus Costa Leite1
Cecilia Ruth Batista da Silva1
Katia Regina Marques Ferreira2

1. Universidade Federal do Maranhão
2. Secretaria Municipal de Educação - SEMED


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa a borda o bumba-meu-boi manifestação da cultura popular, dança dramática amplamente apreciada no norte e nordeste brasileiro e no Maranhão é considerada como a mais expressiva manifestação cultural do estado. Este entre outros fatores contribuem para o seu reconhecimento como elemento da identidade cultural no município de Santa Helena/MA. Pretende-se mapear os grupos de bumba-meu-boi do município, identificar entre os grupos de bumba-meu-boi os que a comunidade mais se identifica e investigar quais aspectos instigam a identificação da comunidade com o boi. Nesta elaboração é norteada pelo entendimento de identidade de Sales (2000) que tem como principais elementos constituintes os processos de auto e hetero-atribuições o sentimento de pertencimento que traz consigo a questão da alteridade e a posição política dos grupos sociais ou indivíduos. Considera-se que a cultura assim como a identidade também é uma construção complexa e dinâmica que possui aspectos fixos e flexíveis simultaneamente. A relevância deste trabalho é constatada mediante a realização de um levantamento dos grupos de bumba-meu-boi existentes na localidade, seguido da elaboração de um registro escrito sobre os grupos de boi da localidade, suas formas de expressão, seu modo de fazer.

METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa foram norteados inicialmente através de contatos prévios feitos pelos pesquisadores por meio de visitas e observações para reconhecimento do local, conversas informais com diferentes sujeitos da localidade dentre os quais, moradores antigos, donos de grupos de bumba-meu-boi, funcionários da prefeitura, pessoas da igreja, crianças, brincantes de boi, simpatizantes da brincadeira com a pretenção de estabelecer relações mais próximas e de diminuir o distanciamento entre pesquisadores e sujeitos pesquisados e com isso criar condições mais adequadas para a o desenvolvimento da pesquisa. Utilizou-se também como metodologia a análise de discurso do que foi apreendido das falas, das vivências e dos aspectos bastante significativos dos sujeitos pesquisados a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas junto à população local, organizadores de grupos de boi, brincantes, agentes culturais com pessoas dos órgãos fomentadores e financiadores da manifestação cultural bumnba-meu-boi.

RESULTADOS:
Aponta-se como resultados da pesquisa o entendimento que os brincantes do boi tem da brincadeira e das diferentes funções que ela desempenha na comunidade. Entre as funções destacam-se as de: estimuladorora da solidariedade e do sentimento de pertencimento grupal .O bumba-meu-boi tem um caráter aglutinador, envolvendo grande número de pessoas tanto na sua organização, como o público que acompanha e prestigia, pessoas que se identificam com essa forma de expressão que revela o fazer cotidiano do homem simples do campo; A função de crítica social uma vez que possui elementos satíricos que lhe permitem transformar-se em instrumento de crítica das classes populares contra as formas de dominação das classes economicamente mais favorecidas, esta crítica pode ser evidenciada nas caricaturas que representam autoridades e/ou personagens de destaque, nas letras toadas que por sua vez são um instrumento de comunicação de grande alcance que torna evidente um conteúdo de poesia e de crítica, crença e revolta. As comédias ou palhaçadas nas quais eles encenam situações cotidianas vivenciadas por eles. As manifestações populares servem de suporte para manifestar as reivindicações e as lutas das camadas populares funcionando como um sistema de reelaboração do sistema social.

CONCLUSÕES:
Considerando a cultura como fator essencial para a construção da identidade dos sujeitos compreende-se o sentimento de identificação dos moradores de Santa Helena/MA com o bumba-meu-boi em virtude do mesmo aglutinar as tradições e disseminar uma diversidade de elementos presentes no cotidiano da comunidade. A partir do mapeamento dos grupos de bumba-meu-boi do município registrou-se a existência de 5 (cinco) grupos dos quais um é composto predominantemente por crianças e adolescentes e os demais compostos por adultos na sua maioria idosos. Como aspecto peculiar dos grupos de boi da região observou-se a existência de uma encenação dramática denominada por eles de palhaçada, na qual geralmente um grupo de pessoas ensaia em sigilo um enredo elaborado previamente sobre determinado tema que esteja em destaque para ser encenado nas apresentações públicas com o objetivo de informar e de divertir o público. Identificou-se nas entrevistas a insatisfação dos organizadores de grupos de boi com o poder público local no que diz respeito à criação e efetivação de políticas públicas no município de Santa Helena que assegurassem o incentivo tanto financeiro, quanto de valorização do bumba-meu-boi como expressão da cultura popular da localidade e apreciada em larga escala pela população.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Bumba-meu-boi, Cultura, Identidade

E-mail para contato: cleudianes@yahoo.com.br