60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

DESAFIOS NA QUALIDADE DE ENSINO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aline Juliana Oja2
Marcia Cristina Argenti Perez2

2. Faculdade de Ciências - Departamento de Educação -UNESP/Bauru


INTRODUÇÃO:
A qualidade da educação escolar é, sem dúvida, o maior desafio com a qual a realidade educacional brasileira vem convivendo há muitos anos. Sabe-se que, atualmente o sistema escolar apresenta-se fragilizado e inadequado para atender os alunos de maneira eficiente, garantindo um ensino de qualidade e aprendizagem para todos. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar a qualidade de ensino na educação escolar atual e suas implicações para a aprendizagem da criança nos anos iniciais do ensino fundamental.

METODOLOGIA:
A pesquisa, em fase de análise dos dados foi realizada a partir de um levantamento teórico nas áreas da Educação, Sociologia, História, Políticas educacionais e de um estudo empírico em uma escola pública no interior do estado de São Paulo, no qual fez-se uso da observação participante em duas salas da primeira fase do Ensino Fundamental (1o e 4o ano) e entrevista semi-estruturada com dois (2) professores e oito (8) alunos das respectivas salas.

RESULTADOS:
Dentre os principais resultados podemos apresentar as seguintes constatações: 1) a atualidade evidência uma política educacional que facilita o acesso, em contrapartida, dificulta a permanência no ambiente escolar e raramente oferece um ensino de qualidade para a maioria da população) as atuais políticas educacionais legitimam uma nova forma de fracasso escolar: o aluno está na escola, mas a maioria deles não usufrui da qualidade de ensino na qual tem direito. 3) no universo escolar investigado foi possível observar entre os professores envolvidos na pesquisa concepções confusas a respeito da escola e suas reais funções na atualidade, assim como dificuldade para estabelecer o papel da instituição educativa na vida da criança. 4) o discurso dos professores apresenta uma preocupação com o oferecimento de um ensino de qualidade, no entanto, ao mesmo tempo apresenta certo desânimo relacionado com as inúmeras dificuldades que encontram no dia-a-dia da sala de aula e também relacionadas com a desvalorização do profissional da educação. 5) os problemas que dificultam a prática docente estão relacionados aos: alunos indisciplinados, ausência da família, precárias condições de trabalho, falta de apoio da direção na resolução de problemas, entre outros fatores citados. Sendo assim, de acordo com os professores, tais fatores significam entraves à realização de tantas exigências relacionadas com a qualidade do ensino, assim como as propostas relacionadas com os ideais da escola.

CONCLUSÕES:
É notável que a escola pública não está organizada para lidar com a diversidade, pois considera um mecanismo de normalização que inclui e exclui o aluno, de acordo com sua adaptação ao ambiente escolar e à aprendizagem dos conteúdos. Além disso, a instituição escolar não reconhece outro tipo de cultura, a não ser aquela referente ao modelo que está encarregada a reproduzir. Em decorrência deste fato, o fracasso vai se fazendo presente na trajetória escolar de muitos alunos, principalmente nos anos iniciais de sua escolarização, visto que toda a organização estrutural e curricular do sistema de ensino não está oferecendo as reais possibilidades para que as crianças, ao ingressarem na escola, desenvolvam suas potencialidades e usufruam de uma educação de qualidade.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Infância, Ensino fundamental, Práticas educativas

E-mail para contato: aline_oja@yahoo.com.br