60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 4º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXEMPLO DE COMO REESTRUTURAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Carlos Alberto Coelho da Silva1

1. Prefeitura do Recife: Secretaria de Educação ,Esporte e Lazer


INTRODUÇÃO:
Este artigo é fruto da Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação do Recife em parceria com o Centro de Educação da UFPE orientado pelos professores Rosinalda Teles e o Maurício Figueiredo.O trabalho foi o desejo de compartilhar com meus pares, professores de Matemática do 3º e 4º Ciclo, uma experiência de ensino vivenciada com 20 alunos do 2° ano do 4° ciclo da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, na disciplina Matemática.. Escolhi um artigo de jornal da Folha de Pernambuco, a reportagem apresentava, através de um gráfico de barra vertical, a quantidade de mortes violentas ocorridas em Pernambuco, entre agosto de 2006 a janeiro de 2007. Reproduzi, elaborei algumas questões e distribui, com o objetivo de introduzir o estudo de gráfico. A meu ver teria sido uma experiência extremamente interessante e “completa”. Ao relatar o trabalho aos formadores, algumas questões foram levantadas: como explorar mais esse tema? Que dimensões precisam ser abordados? Que referência dispomos para responder estas questões? Exigiram um intenso e gratificante ritmo de estudo que produziu uma profunda reflexão e necessidade de redimensionar e reestruturar a abordagem. Na socialização, discutimos alguns aspectos gerais que podem ser adotados para reestruturar uma prática pedagógica.

METODOLOGIA:
Na reestruturação da abordagem do tema Tratamento da Informação, busquei responder os questionamentos levantados. Abaixo listamos os passos que seguimos para ampliar a intervenção didática sobre o tema Tratamento de Informação. Consistiu de várias etapas: Leitura das Orientações Curriculares Nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN) os PCN destaquem a importância social dessa temática na formação de novos cidadãos; analisei a Coleção Carlos Maciel da rede estadual; fiz a leitura de textos indicados pelos formadores e pesquisadores em Educação Matemática; analisei Livros Didáticos com objetivo de observar como o tema é abordado; observei o Diário de Classe listei todas as competências instituídas na Proposta Pedagógica da Rede com destaque para aquelas que estariam relacionadas com a temática, observei nas Matrizes Curriculares de Referência do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), instrumento básico tanto para a elaboração das provas quanto para a socialização dos perfis de competências esperados dos alunos que finalizam determinados ciclos escolares. Realizamos (eu e os formadores) vários encontros para preparar a socialização, que aconteceu no auditório do Centro de Educação com a presença de 70 professores da Rede Municipal do Recife.

RESULTADOS:
Apresentei a análise dos Livros Didáticos destacando as coerências com as orientações dos PCN’s. Optei pela coleção Educação Matemática de Célia Carolina para o Ensino Fundamental da Editora Atual do PNLD 2005 e da coleção de Tudo é Matemática de Luiz Roberto Dante da Editora Ática. Nesses livros o uso de gráficos e tabela aparece na forma de resolução de problemas. Em geral, é utilizado para introduzir o ensino de determinados conteúdos apresentando exercícios contextualizados e interdisciplinares e apresentando capítulos específicos desse tema Tratamento da Informação. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática percebemos que o tema precisa ser discutido em espiral a partir da Educação infantil até ao Ensino Médio. Nas orientações para o ensino no 1º e no 2º ciclos, como também para o 3º e 4º ciclos são apresentados um grande elenco de conteúdos contemplando a Estatística, Análise Combinatória e Probabilidade. Enalteci a importância social do tema, apresentado especificamente os gráficos usados pela Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (CELPE) distribuídos a todos seus usuários e duas reportagens da revista Veja. No Diário de Classe da Rede Municipal destacamos as competências que devem ser trabalhadas no tema Apresentei o quadro de resultados dos alunos.

CONCLUSÕES:
Nesse trabalho tivemos a oportunidade de perceber que as coleções analisadas buscam seguir as orientações indicadas no PCN, que há diferentes níveis de complexidade, diversos tipos de gráficos e tabelas e diferentes relações entre essas representações, fiz apresentação de exemplos para os professores na socialização. O PCN de Matemática ressalta que o tema Tratamento da Informação, constitui-se também num campo de integração com os conteúdos de outras disciplinas como Ciências Sociais e Naturais, Língua Portuguesa e também da própria Matemática; Destaca o valor social do tema, visto que atualmente a maioria das informações pela mídia é de natureza numérica; Esses estudos favorecem o desenvolvimento de certas atitudes, como posicionar-se criticamente, fazer previsões e tomar decisões ante as informações veiculadas pela mídia, Em síntese especialmente, percebemos por meio desta experiência, que devemos estar sempre estudando esta temática, pois os recursos de apresentação e de contexto estão sempre se modernizando. “Estar alfabetizado, neste final de século supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representações, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e análise de informações”BRASIL,1997 Pág 132)

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Tratamento da Informação, Restrutura, Prática Pedagógica

E-mail para contato: calbertocoelhope@yahoo.com.br