60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Serviço Social Aplicado

OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Evando Carlos Moreira1
João Batista Andreotti Gomes Tojal2

1. Prof. Dr./ UNICAMP/ FEFISA
2. Prof. Dr./ UNICAMP/ Orientador


INTRODUÇÃO:
Há alguns anos atuando como docente do Ensino Superior, especificamente em cursos de Educação Física, sempre esteve presente a dúvida sobre o processo de formação de profissionais para atuar com esse nível de ensino. Nos últimos anos os critérios estabelecidos para conclusão de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu geram diversas discussões sobre a produtividade de orientandos e orientadores. Porém, tais exigências conduzem a alguns questionamentos: Qual a habilitação adequada para quem atua nessa área do Ensino Superior? A preparação dos docentes do Ensino Superior oferece condições para, de fato, atuarem como formadores de professores? O conhecimento obtido nos cursos de Mestrado e Doutorado aproxima o profissional do Ensino Superior da realidade de formação de professores ou o mundo acadêmico está distante da inserção prática? Assim, teve-se como objetivo do estudo verificar como os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu desenvolvidos na área da Educação Física brasileira têm contribuído para a qualificação de profissionais que atuam na preparação de professores de Educação Física de maneira que esses pensem, discutam, reflitam e atuem na sociedade a partir do entendimento do ser humano em sua totalidade.

METODOLOGIA:
Num primeiro momento, realizou-se um estudo sobre: os modelos de Universidade existentes no mundo e o surgimento da Universidade no Brasil; os pressupostos de organização e administração do Ensino Superior na preparação de profissionais; a formação de mestres e doutores para atuação como docentes no Ensino Superior, especificamente na Educação Física, apontando a necessidade de “formar formadores”. Este estudo contou com a participação de 25% dos egressos, dos anos de 2002 a 2006, de 12 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil, definidos pela amostragem estratificada proporcional (GIL, 1999), respondendo a um questionário com questões abertas e fechadas, sendo que as questões abertas foram analisadas com base nos estudos de Bardin (1977), denominada análise de conteúdo. O instrumento utilizado permitiu o levantamento de informações que identificaram as principais ações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na promoção e agregação de conhecimentos, que favoreceram a melhoria da docência em nível Ensino Superior nos cursos de formação de professores de Educação Física.

RESULTADOS:
A categorização realizada a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) permitiu constatar, por meio do discurso dos egressos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu a priorização e estimulação, em demasia, no desenvolvimento de ações voltadas à pesquisa, não como uma maneira de formar bons professores ou professores pesquisadores, mas como a busca desenfreada pela produtividade docente e discente que será avaliada posteriormente e garantirá, ou não, a recomendação da entidade que emite pareceres que qualificam o trabalho desenvolvido. Se os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu existem com a finalidade de capacitar profissionais para atuar no Ensino Superior e com a pesquisa, não existe justificativa para que a pesquisa assuma os rumos do processo de qualificação dos seus alunos. Os egressos destacam, inclusive, poucas oportunidades em adquirir habilidades e competências para docência, resumidas a disciplinas como Didática e Metodologia do Ensino Superior ou Estágios Docentes, obrigatórios para aqueles que recebiam bolsa de estudo, o que julga-se pouco para quem deseja uma qualificação e inserção profissional adequada.

CONCLUSÕES:
Espera-se que os Programas de Pós-Graduação ofereçam oportunidades e atividades, não apenas para alguns mas para todos, conduzindo-os ao contato com situações que favorecerão o desenvolvimento de habilidades para docência. Disciplinas e ações para formação de professores para o Ensino Superior, que estabeleçam reflexões do agir docente, que discutam a didática e a metodologia de ensino são essenciais, pois existe uma enorme diferença em se trabalhar nos níveis iniciais de formação educacional de um indivíduo e na formação superior. Não se está negando a importância da pesquisa para o desenvolvimento do ser professor, porém a falta de compreensão da imprevisibilidade que acompanha cotidianamente o trabalho do professor pode dificultar a inserção inicial desses profissionais, visto a pouca ou nenhuma vivência durante a formação. A busca pela produção científica é importante para o desenvolvimento qualitativo da área, mas a ausência de professores capacitados nas escolas também o é. Faz-se necessário pensar no “formador de professores” que conduzirão os futuros profissionais ao conhecimento da área, reconhecendo a complexidade do saber e não sua fragmentação, como se fosse possível, a partir da “aglutinação” das partes, reconhecer, interpretar e compreender o todo.



Palavras-chave:  Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Ensino Superior, Educação Física

E-mail para contato: ecmmoreira@uol.com.br