60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

JORNALISMO CIDADÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS JORNAIS ONLINE EL PAÍS E O GLOBO

Flávia Lima Frossard1
Fábio Malini1, 2

1. Departamento de Comunicação Social - Ufes
2. Prof. Dr. Fábio Malini - Orientador da pesquisa


INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa - em andamento - justifica-se pela necessidade de compreensão das múltiplas relações entre o jornalismo contemporâneo e a popularização das novas tecnologias. Assim, este trabalho tem como objetivo de estudo as plataformas multimídias de jornalismo cidadão das publicações O Globo Online / Brasil e do El País / Espanha. A pesquisa se contextualiza num cenário em que os usuários da Internet participam cada vez mais da produção da informação, através da produção de fotos, vídeos, textos e sons, que inunda o circuito midiático contemporâneo. Essa prática de participação do leitor denomina-se "jornalismo cidadão". Os objetivos da pesquisa são: entender o processo editorial desses meios; analisar as semelhanças e diferenças entre os dois canais; compreender a dinâmica de funcionamento do jornalismo cidadão nos portais.

METODOLOGIA:
Esse trabalho teve como principal operação metodológica a revisão e o estudo de grande parte da bibliografia sob o advento do jornalismo online e a evolução dos modos de participação do usuário na construção de conteúdos na internet. Além disso, foi feita uma pesquisa descritiva-exploratória na Internet sobre os espaços de participação dos usuários criados nos portais El País e o Globo. Essa análise foi feita uma semana por me, durante os meses de novembro de 2007 a março de 2008. Durante essas semanas os canais foram analisados diariamente e classificados, sendo ao final desse período analisadas 112 matérias do Eu, Repórter e 108 matérias do Yo, Periodista. Os dados foram classificados de acordo com o gênero jornalístico, o tipo de texto, a multimidialidade do ambiente online e as características editoriais das matérias publicadas. O ambiente de trabalho foi o Laboratório de Informação e Cibercultura – Labic – situado na Ufes.

RESULTADOS:
Em uma análise mais ampla, observando os exemplos apresentados, pode-se perceber que o Globo Online já começa a se diferenciar gradativamente do jornalismo cidadão do El País. Enquanto no Eu, Repórter a autoria das matérias é dividida entre jornalistas do Globo e os cidadãos, no El País todo conteúdo publicado deve ser de autoria exclusiva do cidadão. Além disso, os conteúdos do Eu, Repórter são inseridos como manchete na home -capa- do Globo, que usa tais informações como "furos" jornalísticos. No El País, as notícias dos cidadãos ficam circunscritas a um canal específico - o Participa - , não entrando na agenda de opinião proncipal do jornal. Outra diferença se referer aos conteúdos das matérias. A publicação brasileira prima pelos fatos de denúncia, a espanhola pelos fatos mais anunciativos. Contudo, há também características em comum. Ambos priorizam notícias locais com citação de fonte não oficial geralmente testemunhos; as matérias são editadas e analisadas por suas equipes de jornalistas; os canais possuem uma rígida política de direitos autorais.

CONCLUSÕES:
Portanto, o processo editorial do Eu, Repórter é voltado para a perspectiva do flagra e do furo jornalístico. Estes buscam ter acesso a fatos exclusivos por meio do jornalismo cidadão. Já o Yo, Periodista trabalha principalmente com a perspectiva de acontecimentos locais. Além disso, a dinâmica de funcionamento do jornalismo cidadão nesses portais é bem distinta, uma vez que o Globo Online utiliza o conteúdo colaborativo na home e no seu jornal impresso, o que não acontece no jornal online El País. Um ponto em comum é que ambos disponibilizam em suas áreas colaborativas espaço para jornalismo cidadão, blogs e frases dos leitores. O El País entretanto, tem algumas formas de participação do usuário distintas do Globo . São essas: os internautas perguntam, enquetes, fóruns, ranqueamento das notícias, fotos dos leitores. O principal portanto, é que ambos portais tem aberto espaço para que o cidadão possa participar da fabricação de conteúdo.

Instituição de fomento: Cnpq/ Ufes

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Internet, Jornalismo Cidadão, Colaboração

E-mail para contato: flaviafrossard@gmail.com