E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
MELHORAMENTO DE POPULAÇÕES PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS EM FEIJOEIRO COMUM
Ana Cláudia de Lima Silva1 Leonardo Cunha Melo3, 2 Maria José Del Peloso2 Luís Cláudio Faria2 Joaquim Geraldo Cáprio da Costa2 Helton Santos Pereira2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 2. EMBRAPA 3. Pesquisador Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:O aumento do potencial produtivo das cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris) tem sido gradual, apesar da ampla variação existente na maioria dos caracteres, inclusive para a produtividade de grãos. A escolha de um método de melhoramento adequado para elevar a produtividade de grãos em feijoeiro comum é de fundamental importância, pois se trata de um caráter quantitativo e de baixa herdabilidade. A utilização de seleção recorrente em plantas autógamas permite que os genótipos selecionados de uma população sejam novamente intercruzados, podendo surgir novas combinações genotípicas. Com o avanço dos ciclos seletivos, aumenta-se a freqüência dos alelos favoráveis em uma população e, conseqüentemente, incrementa-se a chance de identificar uma ou mais linhas puras com maior número de alelos favoráveis. Na Embrapa Arroz e Feijão a seleção recorrente vem sendo empregada no melhoramento do feijoeiro desde 1997, quando foi iniciado um programa visando desenvolver populações e linhagens com resistência ao Vírus do Mosaico Dourado e outros dois com objetivo de desenvolver genótipos com grão comercial preto ou carioca com maior produtividade de grãos e características agronômicas favoráveis.METODOLOGIA:Este projeto iniciou-se com a formação de duas populações base (grão carioca e grão preto), por meio de três ciclos de cruzamentos cônicos entre 16 genitores em cada população. As etapas de obtenção, avaliação e recombinação foram realizadas até que resultassem em 20 famílias superiores. As populações C1S0 eram compostas por subpopulações oriundas de cruzamentos dialélicos entre as 20 famílias selecionadas no ciclo anterior. Essas subpopulações foram semeadas na época do inverno de 2006 na Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO. Desse plantio foram selecionadas plantas individuais dentro das subpopulações que apresentavam arquitetura de planta ereta (primeira vagem a mais de 10 cm do solo, ramificações primarias fechadas e ausência de guias longos) que não estavam acamadas e com mais de 20 vagens. As plantas selecionadas constituíram famílias C1S1, as quais foram semeadas em linhas de 3 metros na época da “seca” em Ponta Grossa, PR. Nesse ensaio avaliou-se a produtividade de grãos, antracnose, mancha angular, crestamento bacteriano comum, arquitetura e o acamamento das plantas. Selecionaram-se famílias C1S1 superiores em cada população.
RESULTADOS:No programa de grão carioca foram semeados 142 cruzamentos (população base) e selecionados 79 (55,6%), eliminados 57 e 6 não germinaram. Foram selecionadas 10 plantas de 70 cruzamentos com potencial intermediário, resultando em 700 famílias C1S1 e selecionadas 20 plantas de 9 cruzamentos com potencial superior, que resultaram em 180 famílias C1S1. Em 18600 plantas C1S0 foram selecionadas 880, com intensidade de seleção média de 4,73%, e máximo de 17% de plantas selecionadas dentro de uma subpopulação específica. Após a avaliação das 880 famílias C1S1 em Ponta Grossa, PR, foram selecionadas 246 (27,9%), que serão avaliadas em ensaios com repetição. No programa de grão preto foram semeados 186 cruzamentos e selecionados 117 (62,9%), eliminados 64 e 5 não germinaram. Foram selecionadas 5 plantas de 102 cruzamentos com potencial intermediário, resultando em 510 famílias C1S1 e 15 plantas de 15 cruzamentos com potencial superior, que resultaram em 225 famílias C1S1. No ciclo C1S0 foram semeadas 47520 plantas e selecionadas 735, com intensidade média de seleção de 1,55%, e máximo de 8% dentro uma subpopulação específica. Após a avaliação das 735 famílias C1S1 em Ponta Grossa, PR, foram selecionadas 146 (19,9%), que serão avaliadas em ensaios com repetiçãoCONCLUSÕES:Existe uma ampla variabilidade genética dentro das populações bases dos programas de seleção recorrente para tipo de grão preto e carioca da Embrapa Arroz e Feijão.
O grande tamanho populacional e a forte intensidade de seleção utilizada dentro dos programas de seleção recorrente da Embrapa Arroz e Feijão indicam existir possibilidade de seleção de genótipos superiores.
Instituição de fomento: CNPq.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris, seleção recorrente, melhoramento genético
E-mail para contato: anaclaudia@cnpaf.embrapa.br
|
|