60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional

A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DOS RECURSOS HÌDRICOS: A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ANIL – SÃO LUÍS/MA

Leonardo Coêlho Neto1
Jeanine Silva Mendes1
Maurício Eduardo Salgado Rangel1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO


INTRODUÇÃO:
A água exerce papel fundamental na natureza, como agente modelador do relevo e como elemento essencial à manutenção da vida. Em uma visão tradicional, a água por ter um ciclo de renovação (ciclo hidrológico) é utilizada pelo homem sem preocupação conservacionista, sua exploração e poluição evoluem sobre a superfície terrestre de tal maneira que atualmente estamos expostos a uma provável escassez desse recurso natural. O crescimento urbano desorganizado em diversas cidades brasileiras tem propiciado os mais diversos impactos sobre os recursos hídricos existentes. A ilha do Maranhão possui várias bacias hidrográficas as quais nas últimas décadas têm sido alvo dos mais diferentes impactos em virtude de diferentes atividades econômicas e, especialmente, pela crescente ocupação desordenada. A poluição dos recursos hídricos atinge praticamente todas as bacias hidrográficas principalmente aquelas situadas próximo ao perímetro urbano, tais como: a do Anil, Bacanga, Paciência, Maracanã, Cachorros entre outras. A bacia do rio Anil, situada a noroeste da cidade de São Luís, caracteriza-se por apresentar suas águas inadequadas para os diversos tipos de uso, situação esta em decorrência do longo processo de organização da área que termina por comprometer os diversos ecossistemas existentes.

METODOLOGIA:
As atividades referentes ao estudo da problemática ambiental da bacia do rio Anil foram realizadas da seguinte maneira: levantamento bibliográfico, inicialmente, foi estabelecido um referencial teórico para o trabalho com a seleção e consulta de bibliografia, nacional e local, sobre o tema em questão tanto em bibliotecas públicas (Federal, Estadual e Municipal) quanto em particulares; seleção e utilização de cartas planialtimétricas; imagens de satélites e fotografias aéreas em diferentes escalas visando à delimitação da área de estudo. Foi confeccionado e aplicado questionário com o intuito de obter informações de caráter sócio-econômico da população e sobre os principais problemas ambientais existentes na área. Em campo realizou-se a confecção de perfis transversais, bem como levantamento fotográfico dos aspectos relevantes da fisionomia local. Em escritório foi confeccionada também uma cartilha sobre a importância das águas, caracterização da bacia e os principais problemas ambientais no Rio Anil, a qual subsidiou a realização de palestras em escolas do ensino médio e fundamental.

RESULTADOS:
De acordo com o estudo realizado, constatou-se que a bacia do rio Anil apresenta os seguintes problemas ambientais: aterro e migração das nascentes; desmatamento da vegetação nativa e mata ciliar (principalmente do manguezal que é um dos pontos mais críticos quanto a degradação e descaracterização da paisagem); erosão; lixiviação; assoreamento do canal fluvial; poluição orgânica (lançamento de efluentes domésticos e industriais); lixões a céu aberto; presença de micros e macros vetores; enrocamento; impotabilidade da água; ocupação desordenada das margens (a exemplo dos bairros da Alemanha e Vila Palmeira) e pontos de enchentes. No que tange a algumas características sócio-econômicas da população da referida bacia, os dados atestam que 33,3% da população são oriundas do interior, 39,8% possuem apenas o ensino fundamental ou têm os estudos incompletos, 96% possuem abastecimento fornecido pela rede geral, 87% dispensam algum tipo de tratamento a água recebida, 82% armazenam água, o que em certo ponto favorece o desenvolvimento de doenças como a dengue entre outras.

CONCLUSÕES:
Sabe-se que degradação ambiental é quando a ação ou atividade antrópica produz alteração desfavorável ao meio ou a algum componente deste, daí então conclui-se com base nos estudo realizados que independente da área, a bacia do rio Anil apresenta diferenciados problemas ambientais decorrentes da utilização inadequada dos recursos naturais que intensificaram-se bastante nas últimas décadas. A má utilização dos recursos naturais sem um planejamento adequado gerou e continua gerando uma gama de problemas ambientais que afetam diretamente a população. A bacia do rio Anil é exemplo desse intenso processo de degradação ambiental, resultante da ausência de um plano diretor que direcionasse a ocupação de forma racional, e da falta de sensibilização e/ou conscientização de parte da comunidade da referida bacia.



Palavras-chave:  Bacias Hidrográficas, Problemas Ambientais, Rio Anil

E-mail para contato: leogeografo@yahoo.com.br