60ª Reunião Anual da SBPC
UNICAMP, Campinas, SP
13 a 18 de julho de 2008



RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES

Área: Educação Especial
[Voltar]

OS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PESQUISA E AS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DA MONITORIA, COMO EIXO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS.
[Ver resumo]

A IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM CARACTERISTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA CONSEQUENCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS.
[Ver resumo]

ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA: UM ESTUDO NO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
[Ver resumo]

Análise da Produção de Dissertações e Teses em Surdocegueira no Brasil visando subsídios para o desenvolvimento desta modalidade em Educação Especial.
[Ver resumo]

DIÁLOGOS NO COTIDIANO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUA AÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS
[Ver resumo]

EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CLASSES COMUNS EM 2004
[Ver resumo]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O ASSISTENCIALISMO E O EDUCAR
[Ver resumo]

INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA NO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
[Ver resumo]

PIT E ANEIS: ANÁLISE QUALITATIVA DE ALTERNATIVAS PARA O ENRIQUECIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.
[Ver resumo]

PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO OLHAR DA ESCOLA: entre tensões, desafios e possíveis
[Ver resumo]

PROMOÇÃO DA INCLUSÃO À CIDADANIA POR APAES, ESCOLAS E PREFEITURAS NO CIRCUITO DAS ÁGUAS – MG FRENTE A REALIDADE VIVIDA PELOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
[Ver resumo]

SABER E PODER: O DISCURSO DA INFÂNCIA (JNIC)
[Ver resumo]

A CRIATIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES: O DESENVOLVIMENTO DO TALENTO CRIATIVO EM CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO ATRAVÉS DO PIT – PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO
[Ver resumo]

A EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO PROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR
[Ver resumo]

A FORMAÇÃO DO PROFESOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO ATUAL DE PEDAGOGIA DA UFES: A ESCUTA E OS ECOS DAS VOZES DISCENTES
[Ver resumo]

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
[Ver resumo]

A GESTÃO EDUCACIONAL E OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARA ATENDER ESTES ALUNOS
[Ver resumo]

A IMPORTÂNCIA DO CURRICULO FUNCIONAL NATURAL COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA MENTAL
[Ver resumo]

A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE FORTALEZA–CEARÁ (APAE)
[Ver resumo]

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA – CEARÁ
[Ver resumo]

A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM Síndrome de Down: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA FAMÍLIA
[Ver resumo]

A INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM NO PERÍODO DE 2000 A 2006
[Ver resumo]

A MEDIAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
[Ver resumo]

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FONOAUDIOLÓGICA E SUA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
[Ver resumo]

A RELEVÂNCIA DA TEORIA DOS TRÊS ANÉIS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS.
[Ver resumo]

A SIGNIFICAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO: DA TEORIA À PRÁTICA
[Ver resumo]

A UNIVERSIDADE E AS PROJEÇÕES DE CONCEPÇÕES/REPRESENTAÇÕES DE DEFICIÊNCIA VIVENCIADAS POR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM
[Ver resumo]

ANÁLISE SITUACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA VINCULADA AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
[Ver resumo]

ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE O CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC.
[Ver resumo]

AUTO-ESTIMA SUPERANDO OBSTÁCULOS E FAVORECENDO A SOCIALIZAÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
[Ver resumo]

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO COGNITIVO EM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE EPILEPSIA POR MEIO DAS PROVAS OPERATÓRIAS DE PIAGET
[Ver resumo]

diagnóstico do atendimento educacional de alunos com necessidades educacionais na rede de ensino pública estadual de sergipe.
[Ver resumo]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
[Ver resumo]

ESCOLA PÚBLICA: UM ESPAÇO A SER APROPRIADO POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
[Ver resumo]

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
[Ver resumo]

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO CENESP/MEC NO EXTREMO NORTE DO BRASIL
[Ver resumo]

MITOS E REALIDADES - A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PIT-PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO E SUAS REPRESENTAÇÕES A CERCA DAS CARACTERISTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DE SEUS FILHOS
[Ver resumo]

NARRATIVAS DE FAMILIARES DE SURDOS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS DEFICIENTES OU DIFERENTES
[Ver resumo]

O JOGO DE XADREZ E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM.
[Ver resumo]

O uso do sistema COMPIC no programa de atendimento de pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial
[Ver resumo]

Os indivíduos participam diferentimente de sua cultura
[Ver resumo]

PROGRAMA PARCERIA COM FAMÍLIAS - MOBÍLIA ADAPTADA EM PAPELÃO
[Ver resumo]

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DA INCLUSÃO A GENTE TRAÇA
[Ver resumo]

TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
[Ver resumo]

UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: PRIORIZANDO A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS OPERATÓRIOS
[Ver resumo]

UNICAMP ACESSÍVEL: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE E DO GRUPO "TODOS NÓS".
[Ver resumo]

VIVENCIANDO A DIVERSIDADE: O RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES IDENTITÁRIAS EM UMA CLASSE ESPECIAL.
[Ver resumo]

 


 

 

 Todos os direitos reservados a 60ª Reunião Anual da SBPC . ©