60ª Reunião Anual da SBPC
UNICAMP, Campinas, SP
13 a 18 de julho de 2008



RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES

Área: Ensino de Ciências
[Voltar]

A BIOLOGIA A PARTIR DO II CURSO DE FÉRIAS: O RELATO DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARTICIPANTES
[Ver resumo]

A epistemologia de Paulo Freire e sua contribuição para o ensino de Ciências no mundo contemporaneo.
[Ver resumo]

A FÍSICA NA CATAPULTA: APRENDIZADO DE FORMA LÚDICA.
[Ver resumo]

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ATRAVÉS DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
[Ver resumo]

ESCRITA EM BLOGS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
[Ver resumo]

ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PAUTADA NA UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS E RESUMOS CIENTÍFICOS
[Ver resumo]

PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO DE APOIO AO PROGRAMA “ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA“
[Ver resumo]

A AÇÃO HUMANA IMPACTANDO O MEIO AMBIENTE
[Ver resumo]

A CASA DA FÍSICA COMO ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
[Ver resumo]

A CIÊNCIA DIVULGADA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL
[Ver resumo]

A EPISTEMOLOGIA DE DENNETT E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
[Ver resumo]

A QUÍMICA DO CHOCOLATE
[Ver resumo]

A TRANSVERSALIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ZONA LESTE DE MANAUS/AM
[Ver resumo]

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM
[Ver resumo]

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[Ver resumo]

ALIMENTO: ENERGIA PARA A VIDA
[Ver resumo]

ANÁLISE DE ALGUNS IMPEDIMENTOS À APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA.
[Ver resumo]

ANÁLISE DO DISCURSO DE UMA ETAPA INICIAL DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS
[Ver resumo]

As Contribuições da Ciência Cognitiva na visão de João de Fernandes Teixeira para o Ensino de Ciências
[Ver resumo]

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA O PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CICLO I - MÃO NA MASSA EM PARCERIA COM A SME/SP
[Ver resumo]

CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
[Ver resumo]

CONHECENDO A VIDA DA BORBOLETA COMO SÍMBOLO DA PÁSCOA – O valor de se ensinar os alunos a pesquisarem seu próprio aprendizado
[Ver resumo]

DENGUE E ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO A RESPEITO DA DENGUE E A VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM BIOINSETICIDA NO CONTROLE DO MOSQUITO Aedes aegypti.
[Ver resumo]

DESCREVENDO A CONSTRUÇÃO E A VIVÊNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL TENDO COMO REFERENCIAL OS CONHECIMENTOS DA NEUROBIOLOGIA
[Ver resumo]

ENSINO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: PALESTRAS DE DIVULGAÇÂO CIENTIFICA PARA A COMUNIDADE DO CEFET/PA
[Ver resumo]

ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DE TROCAR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS POR FRUTAS QUE SÃO FONTES DE VIDA
[Ver resumo]

EPISTEMOLOGIA EXTERNALISTA DE DONALD DAVIDSON E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE DE CIÊNCIAS
[Ver resumo]

EXPLORANDO O TEMA “ENERGIA” EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA USINA CIÊNCIA/UFAL
[Ver resumo]

FEIRA CIENTÍFICA: ALTERNATIVA PARA DIVULGAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
[Ver resumo]

INCENTIVO A EFETIVAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM NÍVEL FUNDAMENTAL UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
[Ver resumo]

INFORMÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPECTATIVAS, LIMITES E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DE UM CURSO SOBRE ANIMAIS VERTEBRADOS
[Ver resumo]

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR
[Ver resumo]

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, MACAPÁ-AP
[Ver resumo]

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM
[Ver resumo]

O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
[Ver resumo]

O GRITO DA NATUREZA: UMA FOTONOVELA
[Ver resumo]

O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CASO DE ALGUMAS ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA – BA
[Ver resumo]

O PERFIL QUALITATIVO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS X FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEFET - MA .
[Ver resumo]

O PRINCÍPIO DE INCERTEZA DE HEISENBERG E O MODELO ATÔMICO PROBABILÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS.
[Ver resumo]

O PROGRAMA NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO PARA O ENSINO MÉDIO E O PROCESSO DE ESCOLHA NO CEFET-GO / UNED - JATAÍ
[Ver resumo]

O projeto EXPERIMENTOTECA no Sub-médio São Francisco
[Ver resumo]

O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DOCENTE SOBRE O SISTEMA NERVOSO DE UM ARTRÓPODE.
[Ver resumo]

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS 7o E 8o ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[Ver resumo]

Processos cognitivos solicitados dos alunos egressos do ensino médio para a resolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
[Ver resumo]

QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM ESTUDO DAS PROPOSTAS DE REAÇÕES COM DESPRENDIMENTO DE GÁS CARBÔNICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS.
[Ver resumo]

RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS: CAMINHOS ALTERNATIVOS APONTADOS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO
[Ver resumo]

SEXUALIDADE: RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
[Ver resumo]

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E A BIOLOGIA
[Ver resumo]

UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
[Ver resumo]

 


 

 

 Todos os direitos reservados a 60ª Reunião Anual da SBPC . ©