As distintas palestras que compõem esse simpósio estão permeadas pela idéia de que, como em outros poucos campos do conhecimento, nos estudos da informação se reconhece que as perguntas pertinentes e socialmente relevantes da atualidade não encontram respostas nas divisões das ciências convencionais, mas nas formas de manifestação de uma pluralidade de saberes que configuram a cultura informacional dos dias de hoje.
O entendimento do intercruzamento das disciplinas científicas com outras formas de saber encontra-se refletido, por exemplo, na idéia de transdisciplinaridade, empregada como forma de reconhecimento do valor cada vez mais amplo do conhecimento, enquanto meio de promover tanto o desenvolvimento econômico, tecnológico e social, quanto a expressão cultural de distintos atores, instituições e espaços diferenciados na sociedade. Por outro lado, como lembra Martín-Barbero, nunca antes ficaria tão evidente, como agora, que pelo mundo da comunicação/informação passa estruturalmente o sentido comum do que seja viver em sociedade, agora em escala global. Comunicação e informação tornam-se, pois, um enclave estratégico do pensamento.
De fato, a reflexão sobre o que seja ciência e conhecimento na “sociedade da informação” não se encontra pautada apenas pela idéia de que o conhecimento tornou-se a sua matéria-prima mais custosa e rentável, mas também se baseia na premissa de que o desenvolvimento econômico, social e político se fazem estreitamente ligados à inovação, que é o novo nome empregado para expressar a criatividade e a criação humanas, segundo M. Serres.
Estudos realizados nas últimas décadas sobre as chamadas “sociedades do conhecimento” (P. Drucker) “sociedades da informação”, “sociedades da comunicação” (L. Sfez; J. Martín-Barbero) ou “sociedades em rede” (M. Castells) ressaltam, entre outros fatores definidores da organização de uma nova economia baseada nas novas tecnologias de comunicação e informação, as mudanças que ocorrem na pesquisa científica, tecnológica e de humanidades nessa nova ambientação informacional (The new production of knowledge: the dynamics of Science and Research in Contemporary Societes): a) a pesquisa passará a depender cada vez mais das exigências do mercado e vai definir-se no contexto da aplicação, pois devido à sua difusão ampla, diversificaram-se as demandas e expectativas em relação ao conhecimento; b) as pesquisas terão caráter transdisciplinar pois estando voltadas para a sociedade, tanto em termos de aplicação quanto de definição, são dinâmicas e podem englobar sucessivamente novos e diversificados atores; c) os locais de produção do conhecimento serão ampliados e diversificados, para além das universidades e centros de pesquisa; d) as pesquisas estarão sujeitas ao controle social, com o surgimento de novos grupos interessados em participar e se fazer representar nos órgãos decisórios da “política científica e tecnológica”, devido ao crescimento da presença da ciência e da técnica na vida de cada cidadão, por exemplo, nas questões de meio ambiente, biotecnologia, meios de comunicação, aborto, planejamento familiar, dentre outras.
Nesse contexto, e assim projetado o novo cenário da produção, circulação e apropriação social de conhecimentos e informações, pergunta-se: quais serão as instituições de representação e intervenção social atuantes na discussão pública sobre os rumos do conhecimento, seus benefícios e aplicações? Que novos espaços institucionais deverão ser inventados, implementados? Como criá-los?
No campo de estudos das ciências da informação e da comunicação ressalta-se a idéia de mediação, que diz respeito ao conjunto de agentes, utensílios, suportes, veículos e instituições que conformam as redes sociais de conhecimentos. Nessas redes movimentam-se aquilo que Boaventura Santos denomina “comunidades interpretativas”, compostas pelo compartilhamento entre diversas formas de conhecimento – o científico, o filosófico, o popular -, para a produção de um conhecimento social influente nas políticas públicas e na compreensão do que seja produzir conhecimentos para o desenvolvimento social.