RESUMO
A psicologia da percepção visual humana tem fornecido contribuições relevantes e aplicáveis ao design de dispositivos visuais em meios impressos, digitais e virtuais. Trabalhos recentes indicam que a percepção de cenas pode ocorrer num “relance de olhar”(gist perception), de modo holístico (envelope spatial theory), diretamente a partir do processamento visual de informações, como cor e freqüências espaciais, existentes nessas representações visuais. Esse trabalho investiga o papel das freqüências espaciais e da cor na percepção de cenas do cotidiano, fotografadas e manipuladas através da computação gráfica (“filtros artísticos” - impressionismo e pontilhismo), e em quatro condições de filtragem de altas e baixas freqüências espaciais. Foram realizados dois experimentos, o primeiro, com sessenta e seis imagens na versão acromática, e, o segundo, com as mesmas imagens na versão cromática, apresentadas taquistoscopicamente (200 milisegundos). Indivíduos adultos (20 a 50 anos) foram solicitados a reconhecer as cenas, comparando-as com as seis cenas fotográficas originais. Verificou-se que maior tempo de reação e maior número de erros estão associados ao reconhecimento de imagens acromáticas e cromáticas em altas freqüências espaciais; há menor variação no tempo e menor número de erros no julgamento de imagens cromáticas; e, que as filtragens efetuadas no domínio da freqüência são os fatores que mais alteraram o tempo de reação e o número de erros nos julgamentos das cenas. Os resultados sugerem que os procedimentos de filtragem que mantêm, como componentes de uma imagem, apenas as altas freqüências espaciais e/ou introduzem outras freqüências dessa natureza, como a aplicação do filtro artístico “pontilhismo”, associados aos efeitos de configuração de cada cena, aumentam o grau de complexidade visual desta, e conseqüentemente, maior processamento e mais tempo são necessários para o reconhecimento da mesma. A cor facilita o reconhecimento das cenas, mas não é condição suficiente para a percepção acurada das imagens dessas cenas.
JUSTIFICATIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Dentre as diversas abordagens de estudo relacionadas ao design de sistemas de informação visual, a abordagem baseada nos estudos da psicologia da percepção visual tem fornecido importantes contribuições para a organização, apresentação e visualização de informações em dispositivos que incluem imagens de cenas bi e tridimensionais, em meios impressos e digitais. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, e considerando a relevância teórica e prática dos estudos recentes sobre a percepção de cenas observadas em um “relance” do olhar (gist perception), esse trabalho investiga o papel desempenhado pelas frequências espaciais e pela cor como informação para o reconhecimento de representações visuais.
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AUTORES
GUARALDO, Franceli;
fdesign@unifran.br
Núcleo de Projetos e Pesquisas de Design da Universidade de Franca
TIEDEMANN, Klaus
kbtiedemann@terra.com.br
Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo |