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CONHECIMENTO COMO REDE: DIFERENTES CONTEXTOS DE UTILIZAÇÃO
Jairo de Araujo Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
 
Jairo de Araujo Lopes – PUC-Campinas jairo@puc-campinas.edu.br Elizabeth Adorno de Araujo– PUC-Campinas elizabetharaujo@puc-campinas.edu.br RESUMO O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise dos diferentes contextos e níveis de ensino em que o conceito de conhecimento, sob a metáfora de rede, tem sido estudado pelo grupo de pesquisa ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da PUC-Campinas. Os estudos, desenvolvidos nos três últimos anos, tiveram como focos: o processo de construção de redes na elaboração de projetos de ensino de natureza interdisciplinar desenvolvidos junto a escolas públicas de educação básica da região; o levantamento de concepções de alunos de educação básica sobre um determinado tema da atualidade para desencadear o processo de ensino de determinado fato ou conteúdo; o levantamento de concepções de alunos de da graduação sobre um determinado tema; as orientações aos alunos do Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas na visualização do campo de pesquisa dos temas de dissertação. Em cada estudo, as análises consideram o paradigma educacional emergente frente às mudanças sociais, tecnológicas e profissionais que ocorrem nas últimas décadas, e se apoiaram na teoria da complexidade e na observação dos seis princípios conformadores que regem um hipertexto definidos por Lévy. Buscou-se identificar as contribuições e obstáculos dos procedimentos utilizados, verificando a pertinência dos referencias teóricos nos contextos em foco. JUSTIFICATIVA No contexto da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o tratamento das informações e a construção do conhecimento a partir de situações-problema, mais precisamente de temas transversais, relacionados ao cotidiano do aluno ou à sociedade de um modo geral com o objetivo de educar o cidadão e o profissional do futuro. A pedagogia de projetos vem orientando práticas interdisciplinares, na maioria das vezes mal entendidas e desenvolvidas na escola, o que justifica uma investigação. No contexto do mestrado, tratar um tema de forma interdisciplinar insere o aluno na complexidade que um problema de pesquisa exige. BIBLIOGRAFIA ANTÔNIO, Severino. Educação e Transdisciplinaridade: crise e reencantamento da aprendizagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. ANTUNES, Celso. 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Jairo de Araujo Lopes Doutor em Educação pela UNICAMP – título obtido em março de 2000 Docente do Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas Líder do grupo de pesquisa ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento 2. Elizabeth Adorno de Araujo Doutora em Educação pela UNICAMP – título obtido em novembro de 1999 Docente do Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas Membro do grupo de pesquisa ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006