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Cem Anos do 14 BIS: Criatividade e Inovação
Adriana Neves Leira
Centro Integrado de Educação Pública 165 Brig. Sérgio Carvalho (CIEP-165)
 
A idéia do projeto surgiu com a divulgação do tema desse ano da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que estará comemorando os 100 anos do primeiro vôo registrado de um avião, feito pelo brasileiro Santos Dumont. Um grupo de professores de formação multidisciplinar que leciona no CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho (localizado em Campo Grande na zona oeste do Município do Rio de Janeiro), já sensibilizado com o fato de que a escola enfrenta todo ano elevados índices de reprovação e evasão escolar, iniciou um trabalho de planejamento interdisciplinar voltado para ações didáticas utilizando o tema do centenário do 14 BIS. O projeto conta com a colaboração imprescindível de professores de outras escolas e de professores universitários da UERJ, através de uma parceria. Conforme Tardif (2002), as relações entre pesquisa e profissão podem abranger um vasto leque de atividades e de projetos, contanto que estes estejam realmente embasados na vivência profissional dos professores. A contextualização do tema está sendo feita no resgate da vida de Santos Dumont, sua criatividade nos diferentes projetos que conduziu ao longo da invenção do avião e de toda a inovação a eles associada. Com isso, as disciplinas estão se integrando na forma em como ele buscava soluções para os problemas colocados a sua compreensão, em como foi possível voar no início do século XX e no que isso significou para história da humanidade. Por exemplo, enquanto a Física estuda as forças, a diferença de pressão e a sustentação no vôo, a Biologia estuda a importância do vôo na reprodução das árvores e plantas em geral e assim por diante. A exposição com todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto deverão ser apresentados na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada em outubro. JUSTIFICATIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE A fragmentação das disciplinas cria uma barreira ao melhor aprendizado dos alunos que lidando com muitos conteúdos diferentes e sem integração, torna o desempenho escolar muito baixo. Isso afeta diretamente a auto-estima dos alunos que acabam abandonando a escola por acreditarem que não são capacitados. Ações pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares tornam a forma de ensinar e a forma de aprender algo prazeroso, investigativo e participativo, trazendo motivação e alegria ao ambiente escolar. Por outro lado, o professor assumindo a postura de prático reflexivo consegue adaptar-se a situações novas e de conceber soluções originais, tornando-se modelo de profissional inovador. BIBLIOGRAFIA - BRASIL, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002. - BARROS, H. L. Santos-Dumont e a Invenção do Vôo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. - BARROS, H. L. Santos Dumont e a Invenção do Avião. Rio de Janeiro: CBPF, 2006. - COSTA, J. A., 2003, “Projectos Educativos das Escolas: um Contributo para a sua (Des)construção”. Educação&Sociedade, v. 24, n.85, pp.1319-1340. - FAZENDA, I. (org.) A Virtude da Força nas Práticas Interdisciplinares. Campinas, SP: Papirus, 1999. - FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola – São Paulo: Cortez Editora, 1996. - FAZENDA, I. – Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro – São Paulo: Loyola, 1993. - MORAES, E. C. Abordagem Relacional: Uma Estratégia Pedagógica para a Educação Científica na Construção de um Conhecimento Integrado. In: IV Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 2004, Bauru, SP. - SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade. São Paulo: Ed. Artmed, 1997. - TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. - VILLANI, A., 1991, “Planejamento Escolar: Um Instrumento de Atualização dos Professores de Ciências”. Revista de Ensino de Física, v. 13, pp. 162-177. Identificação dos Autores 1- Glória Regina Pessôa Campello Queiroz - Doutorado em Educação PUC-RJ, 2000 – Instituição: UERJ (Professora Visitante). 2- Simone Pinto – Mestrado em Educação IOC/FIOCRUZ, 2005 – Instituição: UERJ (Professora Substituta). 3- Solange Almeida Cardozo – Mestrado em Educação e Ciências, 2003 – Instituição: Escola Municipal Reverendo Martin Luther King. 4- Adriana Neves Leira – Graduação em Letras, 1997 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 5- Adriano Melo dos Santos – Graduação em Física, 2001 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 6- Ana Cristina Moraes da Costa - Mestrado em Física Nuclear Aplicada - COPPE/UFRJ, 2003 - Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 7- Daniele Rodrigues Medeiros – Pós-graduação em Geografia (lato sensu), em andamento na UERJ – Instituição: Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis. 8- Eliane Ferreira de Souza Pinto - Pós-graduação em Filosofia do Ensino Religioso (lato sensu), Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2005 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 9- Jackson Ramualdo Machado – Graduação em Química, 1998 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 10- Maria Aparecida Rodrigues Medeiros - Pós-graduação em Filosofia do Ensino Religioso (lato sensu), Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2005 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 11- Mônica Regina de Souza dos Anjos - Pós-graduação em Instrumentação para o Ensino de Ciências (lato sensu), Faculdade São Judas Tadeu, 1999 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 12- Rodrigo Schiemer – Graduação em Matemática, 2003 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 13- Rosimere Rolim da Silva – Graduação em Geografia, 1993 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 14- Tereza Cristina Moraes do Nascimento - Pós-graduação em Informática Aplicada em Educação (lato sensu), Universidade Castelo Branco, 2002 – Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho. 15- Vilma Maria da Silva Lemos - Pós-graduação em Filosofia do Ensino Religioso (lato sensu), Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2005 - Instituição: CIEP-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006