IMPRIMIR VOLTAR
Grupo de Pesquisa “Linguagens e Representação”
Gabriele Cornelli
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
 
Credenciado pelo CNPq, e certificado pela Instituição de origem: UDESC Formado em 2004. Líder: Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira (Graduada em História/UFRGS; Mestrado em História/UFRGS; grande área: História e Artes, subárea: História do RS e Música) Doutorado em História/UFRGS; grande área: História e Artes, Subárea: História Cultural e História da Música) Vice-líder: Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha (Graduada em História / UFSC; Especialização em História do Brasil; Centro de Ensino Técnico de Brasília, CETEB; Mestrado em História / UFSC; grande área: História, subárea: história regional do Brasil; Doutorado em Educação / USP; área: História; especialidade: história da educação) Pesquisadores envolvidos: a) Fernando Chíquio Boppré (Graduado em História / UFSC; atuação voltada a História da Arte ; especialidade: História da Imagem) b) Janice Gonçalves (Graduada em História/ USP; Mestrado em História Social / USP; área: História e Artes, subárea: História do Brasil e Música; Doutoranda em História Social / USP; área: Ciência da Informação e História; subárea: arquivologia, teoria e filosofia da história; especialidade: historiografia. c) Mara Rúbia Sant´Anna (Graduada em História / UFSC; Mestrado em História / UFSC; área: História; Doutorado em História / UFRGS; área: História; subárea: história da cultura e história da moda; aperfeiçoamento em estágio de doutoramento / Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS, França. d) Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Graduada em Filosofia e Matemática / UNB; Mestrado em Filosofia / USP; área: filosofia e letras; subárea: letras clássicas; Doutorado em Letras (Letras Clássicas) / USP; áreas: filosofia, letras e artes; subáreas: filosofia e literatura grega, teatro grego; estágio de doutoramento / Brown University, BROWN, Estados Unidos. e) Éderson Torresini (Graduado em Ciências da Computação/UFSC; área de atuação: multimeios aplicados a didática e prática no espaço escolar) f) Elisa Quartiero (Graduada em Pedagogia / UFSC; Mestrado em Educação / UFSC; área: educação; subárea: educação à distância e educação especial; Doutorado em Mídia e Conhecimento / UFSC; área: Educação; subárea: educação e comunicação, ensino-aprendizagem; especialidade: tecnologia educacional Estudantes envolvidos: a) Alan Carlos Ghedini (Graduando em História / UDESC) b) Ana Lúcia Mattos Menna Barreto (Graduanda em Pedagogia / UDESC; Bolsista de Iniciação Científica/CNPq) c) Daniela Queiroz Campos (Graduanda em História / UDESC) d) Edgar de Sousa Rego (Graduando em História / UDESC) e) Felipe Matos (Graduado em História / UDESC; Mestrando em História / UFSC) f) Luis Fernando Telles D'Ajello (Graduando em História / UDESC e Graduando em Filosofia / UFSC) g) Michelle Maria Stakonski (Graduanda em História / UDESC) Linhas de Pesquisa: 1. Instituições e Culturas Educacionais Objetivos: Esta Linha de Pesquisa propõe a reflexão sobre as experiências de variados grupos sociais que se manifestam como valores, imagens,sentimentos, crenças, trabalho, educação,considerando cultura como modo de vida,espaço político de lutas,de poderes, resistências e formas de construção social. Busca compreender a história,a sociedade, a memória de grupos diferenciados, as diversidades étnicas, o fator trabalho,as práticas de leitura, a formação de professores, transversalizadas pela educação. 2. Sociedade e Linguagens Objetivos: Esta Linha de Pesquisa tem como perspectiva as diferentes linguagens que permitem perceber a realidade enquanto expressão do imaginário social, partindo do conceito de representação como norteador em suas vias de interpretação. Desenvolve-se a partir de diferentes análises que contemplam a percepção, produção e recepção das diversas formas de expressões culturais, incluídas ações de patrimonialização de bens materiais e imateriais. (1) RESUMO sa “Linguagens e Representação” A proposta do Grupo de Pesquisa “Linguagens e Representação” teve origem na tentativa de atualização das linguagens envolvendo ensino e pesquisa na elaboração de uma nova matriz curricular para a Graduação do Curso de História/UDESC, entre 2003 e 2004. Buscava-se inicialmente incluir, enquanto parte da formação dos alunos neste Curso, uma maior abertura quanto a discussão envolvendo as diferentes linguagens através das quais a história pudesse ser compreendida e ensinada, além de refletir acerca de uma renovada forma de narrativa em construção voltada a esta temática, especialmente relacionada ao uso de recursos de expressão entre imagem e som, para além do texto escrito. A criação deste Grupo de Pesquisa envolveu pesquisadores com formação diversificada, agregando interesses para além do campo historiográfico, que passaram a interagir aproximando paradigmas diversos, recursos de estilo e desenvolvimento técnico. Desta aproximação resultaram iniciativas como: a) encenação de uma peça de teatro, voltada a temática da história medieval, contando com a participação de professores e alunos de diferentes cursos (História, Pedagogia, Geografia, Artes Cênicas) e centros da UDESC (FAED e CEART), além de alunos de outras IES (UFSC); b) apoio ao desenvolvimento de atividades de estágio do Curso de História, com implementação em escolas da rede pública de Florianópolis/SC, onde veio a ser desenvolvido um projeto de rádio 0n-line, com programa construído em software livre pelos alunos do mesmo Curso, apoiados por professores integrantes deste Grupo de Pesquisa e docentes da UDESC; envolveu também atividades voltadas ao uso de recursos de multimídia, na realização de vídeos utilizados enquanto relato da experiência e construção de apoio didático ao trabalho desenvolvido nas escolas; c) atualmente vem aprimorando o investimento tecnológico feito inicialmente, aprofundando o estudo voltado a utilização do software que originou o formato da rádio On-line, e especialmente incluindo a pesquisa na internet em busca de programas “livres” para realização de vídeos e edição de imagens; d) ainda, vem apoiando iniciativas quanto a identificar, catalogar e digitalizar acervos, especialmente vinculados a linguagem visual (fotografias) e sonora (estruturação de acervo sonoro), no desenvolvimento de pesquisa acerca da história de Florianópolis/SC; e) e, finalmente, apoiando também a prática de estágio dos alunos do Curso de História/UDESC, através de orientação e recursos técnicos disponibilizados para que desenvolvam projetos culturais no espaço escolar da rede pública da mesma cidade. Considerando-se os conceitos de “linguagem” e “representação” como norteadores a atuação de seus integrantes e iniciativas relacionadas a formação e interesse do grupo envolvido, ressalta-se que inicialmente esteve associado a temática histórica, especialmente na área cultural, e daí a associação a interpretação e recursos de análise voltados a leitura sobre a realidade construída. JUSTIFICATIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE Tendo em vista que o Grupo de Pesquisa em questão aproxima diferentes pesquisadores e docentes envolvendo áreas de atuação direta na educação, porém mas tendo diferentes meios e recursos de atuação, encontra-se justamente neste aspecto sua marcada característica interdisciplinar. As diferentes linguagens e meios através das quais são construídas e interpretadas, encontram-se justapostas pelo envolvimento deste grupo quanto a possibilidade de entendimento e, assim, interação com o entorno compreendido enquanto realidade social. Áreas de conhecimento que integra: - história da educação, da música, da moda, da arte, da literatura - educação - filosofia e letras clássicas - arte - patrimônio histórico Recursos técnicos e possibilidades de interação: - ciências da informação - ciências da computação - mídia e conhecimento - tecnologia educacional BIBLIOGRAFIA BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BRIGGS, Asa; e, BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. COELHO, Marcelo. Crítica cultural: teoria e prática. São Paulo: Publifolha, 2006. DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Edit. da UFMG, 2003. EDGAR, Andrew; e SEDWIG, Peter (eds.) Teoria Cultural de A a Z: conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003. GIDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo:Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991. HARVEY, David. Condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 5a. ed., São Paulo: Ed. Loyola, 1992. MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios Ed., 1995. MORAES, Denis de. (Org.) Por uma outra comunicação; Mída, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2003. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10a. ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2005 NAPOLITANO, Marcos. História & Música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. PESAVENTO, Sandra J. (Org.) Escrita, linguagem, objetos: leituras de história cultural. Bauru, SP: EDUSC, 2004. _______ . História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Universidade Paulista, 1991. STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro: Globo, 1987. VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2003.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006