Credenciado pelo CNPq, e certificado pela Instituição de origem: UDESC
Formado em 2004.
Líder: Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira
(Graduada em História/UFRGS;
Mestrado em História/UFRGS; grande área: História e Artes,
subárea: História do RS e Música)
Doutorado em História/UFRGS; grande área: História e Artes,
Subárea: História Cultural e História da Música)
Vice-líder: Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha
(Graduada em História / UFSC;
Especialização em História do Brasil; Centro de Ensino Técnico de Brasília, CETEB;
Mestrado em História / UFSC; grande área: História, subárea:
história regional do Brasil;
Doutorado em Educação / USP; área: História; especialidade: história
da educação)
Pesquisadores envolvidos:
a) Fernando Chíquio Boppré (Graduado em História / UFSC; atuação voltada a História da Arte ; especialidade: História da Imagem)
b) Janice Gonçalves (Graduada em História/ USP; Mestrado em História Social / USP; área: História e Artes, subárea: História do Brasil e Música; Doutoranda em História Social / USP; área: Ciência da Informação e História; subárea: arquivologia, teoria e filosofia da história; especialidade: historiografia.
c) Mara Rúbia Sant´Anna (Graduada em História / UFSC; Mestrado em História / UFSC; área: História; Doutorado em História / UFRGS; área: História; subárea: história da cultura e história da moda; aperfeiçoamento em estágio de doutoramento / Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS, França.
d) Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Graduada em Filosofia e Matemática / UNB; Mestrado em Filosofia / USP; área: filosofia e letras; subárea: letras clássicas; Doutorado em Letras (Letras Clássicas) / USP; áreas: filosofia, letras e artes; subáreas: filosofia e literatura grega, teatro grego; estágio de doutoramento / Brown University, BROWN, Estados Unidos.
e) Éderson Torresini (Graduado em Ciências da Computação/UFSC; área de atuação: multimeios aplicados a didática e prática no espaço escolar)
f) Elisa Quartiero (Graduada em Pedagogia / UFSC; Mestrado em Educação / UFSC; área: educação; subárea: educação à distância e educação especial; Doutorado em Mídia e Conhecimento / UFSC; área: Educação; subárea: educação e comunicação, ensino-aprendizagem; especialidade: tecnologia educacional
Estudantes envolvidos:
a) Alan Carlos Ghedini (Graduando em História / UDESC)
b) Ana Lúcia Mattos Menna Barreto (Graduanda em Pedagogia / UDESC; Bolsista de Iniciação Científica/CNPq)
c) Daniela Queiroz Campos (Graduanda em História / UDESC)
d) Edgar de Sousa Rego (Graduando em História / UDESC)
e) Felipe Matos (Graduado em História / UDESC; Mestrando em História / UFSC)
f) Luis Fernando Telles D'Ajello (Graduando em História / UDESC e Graduando em Filosofia / UFSC)
g) Michelle Maria Stakonski (Graduanda em História / UDESC)
Linhas de Pesquisa:
1. Instituições e Culturas Educacionais
Objetivos: Esta Linha de Pesquisa propõe a reflexão sobre as experiências de variados grupos sociais que se manifestam como valores, imagens,sentimentos, crenças, trabalho, educação,considerando cultura como modo de vida,espaço político de lutas,de poderes, resistências e formas de construção social. Busca compreender a história,a sociedade, a memória de grupos diferenciados, as diversidades étnicas, o fator trabalho,as práticas de leitura, a formação de professores, transversalizadas pela educação.
2. Sociedade e Linguagens
Objetivos: Esta Linha de Pesquisa tem como perspectiva as diferentes linguagens que permitem perceber a realidade enquanto expressão do imaginário social, partindo do conceito de representação como norteador em suas vias de interpretação. Desenvolve-se a partir de diferentes análises que contemplam a percepção, produção e recepção das diversas formas de expressões culturais, incluídas ações de patrimonialização de bens materiais e imateriais.
(1) RESUMO
sa “Linguagens e Representação”
A proposta do Grupo de Pesquisa “Linguagens e Representação” teve origem na tentativa de atualização das linguagens envolvendo ensino e pesquisa na elaboração de uma nova matriz curricular para a Graduação do Curso de História/UDESC, entre 2003 e 2004. Buscava-se inicialmente incluir, enquanto parte da formação dos alunos neste Curso, uma maior abertura quanto a discussão envolvendo as diferentes linguagens através das quais a história pudesse ser compreendida e ensinada, além de refletir acerca de uma renovada forma de narrativa em construção voltada a esta temática, especialmente relacionada ao uso de recursos de expressão entre imagem e som, para além do texto escrito.
A criação deste Grupo de Pesquisa envolveu pesquisadores com formação diversificada, agregando interesses para além do campo historiográfico, que passaram a interagir aproximando paradigmas diversos, recursos de estilo e desenvolvimento técnico.
Desta aproximação resultaram iniciativas como: a) encenação de uma peça de teatro, voltada a temática da história medieval, contando com a participação de professores e alunos de diferentes cursos (História, Pedagogia, Geografia, Artes Cênicas) e centros da UDESC (FAED e CEART), além de alunos de outras IES (UFSC); b) apoio ao desenvolvimento de atividades de estágio do Curso de História, com implementação em escolas da rede pública de Florianópolis/SC, onde veio a ser desenvolvido um projeto de rádio 0n-line, com programa construído em software livre pelos alunos do mesmo Curso, apoiados por professores integrantes deste Grupo de Pesquisa e docentes da UDESC; envolveu também atividades voltadas ao uso de recursos de multimídia, na realização de vídeos utilizados enquanto relato da experiência e construção de apoio didático ao trabalho desenvolvido nas escolas; c) atualmente vem aprimorando o investimento tecnológico feito inicialmente, aprofundando o estudo voltado a utilização do software que originou o formato da rádio On-line, e especialmente incluindo a pesquisa na internet em busca de programas “livres” para realização de vídeos e edição de imagens; d) ainda, vem apoiando iniciativas quanto a identificar, catalogar e digitalizar acervos, especialmente vinculados a linguagem visual (fotografias) e sonora (estruturação de acervo sonoro), no desenvolvimento de pesquisa acerca da história de Florianópolis/SC; e) e, finalmente, apoiando também a prática de estágio dos alunos do Curso de História/UDESC, através de orientação e recursos técnicos disponibilizados para que desenvolvam projetos culturais no espaço escolar da rede pública da mesma cidade.
Considerando-se os conceitos de “linguagem” e “representação” como norteadores a atuação de seus integrantes e iniciativas relacionadas a formação e interesse do grupo envolvido, ressalta-se que inicialmente esteve associado a temática histórica, especialmente na área cultural, e daí a associação a interpretação e recursos de análise voltados a leitura sobre a realidade construída.
JUSTIFICATIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Tendo em vista que o Grupo de Pesquisa em questão aproxima diferentes pesquisadores e docentes envolvendo áreas de atuação direta na educação, porém mas tendo diferentes meios e recursos de atuação, encontra-se justamente neste aspecto sua marcada característica interdisciplinar. As diferentes linguagens e meios através das quais são construídas e interpretadas, encontram-se justapostas pelo envolvimento deste grupo quanto a possibilidade de entendimento e, assim, interação com o entorno compreendido enquanto realidade social.
Áreas de conhecimento que integra:
- história da educação, da música, da moda, da arte, da literatura
- educação
- filosofia e letras clássicas
- arte
- patrimônio histórico
Recursos técnicos e possibilidades de interação:
- ciências da informação
- ciências da computação
- mídia e conhecimento
- tecnologia educacional
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