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TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NO ENSINO BÁSICO
Henrique João Breuckmann
Universidade Regional de Blumenau (FURB)
 
Henrique J. Breuckmann Marlene S. K. Lins RESUMO Apresentam-se alguns resultados de pesquisa voltada para a iniciação científica no Ensino Básico, a partir dos pressupostos de Vygotsky (1998) quanto ao desenvolvimento dos conceitos e a relação entre conceitos científicos e cotidianos. A noção de interdisciplinaridade fundamenta-se em Japiassu (1976). Selecionaram-se alguns exemplos que tratam da integração interdisciplinar entre Ciências e Matemática, através de atividades práticas e modelagem que envolvem a relação entre duas variáveis, que se expressa por meio de aplicações próprias do conceito de função.. 1. Análise granulométrica, feita num quadro baseado em Galton, segundo Batschelet (1978). 2. A lei do resfriamento de Newton, associada a uma função exponencial, em que o coeficiente “k” é estabelecido de acordo com as características do material utilizado. 3. Na dissolução de comprimidos, é possível estabelecer relações entre a área de contato com o solvente, temperatura do mesmo, número de pedaços e o tempo de dissolução. 4. O escoamento de um líquido real é estudado através da lei de Poiseuille. 5. O estudo do movimento de um pêndulo leva à função “raiz quadrada”, com “grau” intermediário entre as funções constante e de primeiro grau. 6. A função exponencial é explorada em simulações de dinâmica de populações. 7. Associações de lâmpadas em série e em paralelo permitem estudar as variações funcionais de resistência elétrica em ambos os casos. 8. Modelos matemáticos para o desenvolvimento de vegetais, em particular de gavinhas, trazem à tona funções paramétricas e números complexos. 9. A função quadrática está presente na equação de Bernoulli, no esguicho de líquidos, no lançamento de bolinhas e na aproximação com a catenária (que descreve a suspensão de um fio entre dois suportes). Os resultados apontam para o incremento do aproveitamento no processo ensino-aprendizagem, otimização do tempo disponível e complexificação dos conceitos apropriados pelos estudantes. JUSTIFICATIVA É comum escutarem-se queixas de que os estudantes não dominam os conteúdos de uma disciplina, quando se apresenta a necessidade de aplicá-los em outra. Daí a pertinência de que sejam tratados com base na integração interdisciplinar, tendo um princípio comum como fundamento, que dê conta e ultrapasse as peculiaridades e especificidades de cada uma. Kelly (1981) aponta quatro dificuldades para a integração interdisciplinar que podem, a nosso ver, ser ultrapassadas de desenvolvimento simultânea da prática com a análise dos aspectos teóricos pertinentes a cada disciplina, e o cotejo entre os mesmos. BIBLIOGRAFIA BATSCHELET, E. Introdução a matemática para biocientistas; trad. de Vera Maria Abud Pacifico da Silva, Junia Maria Penteado de Araujo Quiete. Rio de Janeiro : Interciencia ; 1978. 596p. BREUCKMANN, H. J.; LINS, M. S. K. A resolução de problemas a partir de alguns pressupostos vygotskyanos: parte prática. Blumenau:Acadêmica, 2001. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro:Imago, 1976. 220p. KELLY, A. V. O currículo : teoria e pratica; tradução: Jamir Martins. São Paulo : HARBRA, 1981. 164p. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. vol 1 e 2. São Paulo: Harper & Row, 1977. SEARS, F. W. Física: mecânica-calor-acústica. Rio de Janeiro:Ao Livro Técnico, 1956. 650p. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem; trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo:Martins Fontes, 1998. 194p. IDENTIFICAÇÃO Henrique João Breuckmann. Doutorado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela UFSC. (1997) 2002. Sócio da SBPC. E-mail: hem@furb.br Marlene Salete Koch Lins. Mestre em Engenharia Ambiental pela FURB. 2001. E-mail: marskl@superig.com.br.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006