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CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA
Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 
O projeto Ciência, Arte e Filosofia, desenvolvido para as comemorações de cem anos dos trabalhos de Albert Einstein relativos ao tema da luz, tem como meta a motivação de estudantes de todos os níveis de escolarização para a ampliação de uma visão de mundo que incorpore conceitos e atitudes científicas à cultura dos cidadãos. É uma proposta interdisciplinar, contextualizada historicamente com início nos Países Baixos, no século XVII, destacando-se a relevância da Física na construção da cultura que vem se ampliando até os dias atuais. Partindo da provocação do filme, “A Moça com Brinco de Pérola”, inspirado no quadro do holandês J. Vermeer (1632-1675), analisamos as inovações barrocas desse artista, relacionando-as à Óptica que nascia na época, contando para isso com as contribuições dos holandeses Huygens e Leeuwenhoek na fabricação de lentes, espelhos, telescópios e microscópios. O projeto chegou aos alunos da graduação por meio de Seminários onde os apresentadores, de diferentes áreas, forneceram subsídios para a organização de uma exposição, intitulada "Luz, Ciência e Arte: a imagem é um retrato feito de luz". A exposição, apresentada na Galeria Cândido Portinari da UERJ, durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, atualmente inicia sua itinerância em escolas. Ela consta de: reproduções de quadros de Vermeer, com leitoras; uma linha de tempo evidenciando as mudanças a partir da entrada da Óptica na cultura; uma câmara escura que permite a entrada dos visitantes em seu interior e aparatos ópticos. Seu eixo é a relação entre Ciência e Arte. Acompanhando a exposição, elaboramos um catálogo que a documenta e que serve de material de divulgação do projeto junto aos professores de nível básico. Para a montagem da exposição e do catálogo contamos com o apoio da Sociedade Brasileira de Física, do Consulado Holandês no Rio de Janeiro. JUSTIFICATIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE Uma abordagem pedagógica interdisciplinar é indispensável para a construção de uma visão de mundo integrada, formada por crenças, valores e conceitos que permitam a compreensão e a ação na rede de conexões de complexidade crescente do mundo em que vivemos. O trabalho via projetos escolares pode contribuir para que se alcance tal visão, evitando-se a fragmentação e excessiva simplificação dos atuais currículos. A força das ações pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares que buscam estabelecer relações entre os diferentes conteúdos e entre esses e a vida dos estudantes fica evidente pela motivação intrínseca que gera, dando alegria ao ato de aprender. BIBLIOGRAFIA AZEVEDO, F. (org) As Ciências no Brasil 2ª edição Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. ALPERS, S. A arte de descrever São Paulo: EDUSP, 1999 BARBOSA-LIMA, M.C. Explique o que tem nessa história - Tese de Doutoramento em Educação – USP 2001 BARBOSA-LIMA, M.C. e QUEIROZ, G. 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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006