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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O JORNAL EM SALA DE AULA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO SUPORTE DA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE HORIZONTE - CE.
André Luiz Farias Alves 1
Ivaine Maria Tonini 2
(1. Professor da Rede Pública Oficial do Município de Horizonte - CE.; 2. Profa. Dra. do Depto de Geografia - UFC)
INTRODUÇÃO:
Hoje, mais do que nunca, os meios de comunicação fazem parte da vida dos estudantes, influenciam na aprendizagem, diminuem as distâncias e invadem os lares e as escolas a todo o momento, tornando-se, muitas vezes, donos do ambiente. Por isso, devemos aproveitá-los ao máximo e ensinarmos nossos educandos a terem condições de selecionar tudo de positivo que os meios de comunicação oferecem. Portanto, o objetivo de nossa pesquisa foi de utilizar e analisar o uso jornal em sala de aula em algumas escolas públicas da cidade de Horizonte-CE, indicando um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola. Permitindo, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculada a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos alunos, diante das informações por ele veiculadas. A idéia foi utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula, transforma-lo em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. Esse instrumento pedagógico vem, portanto, contribuindo na formação de cidadãos mais informados e participantes, priorizando o desenvolvimento acadêmico pela informação e permitindo uma leitura mais crítica dos acontecimentos do mundo, bem como, esclarecendo ao aluno a realidade dos problemas sociais vivenciados pela nossa sociedade.
METODOLOGIA:
Nossa metodologia reuniu um conjunto de recursos necessários à obtenção de informações, primeiramente tivemos o apoio do programa O POVO NAS ESCOLAS, uma iniciativa do jornal O POVO, que tem por objetivo oferecer suporte educacional para a utilização de tal veículo como ferramenta pedagógica, assim como, contamos com o apoio institucional e educacional por parte da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura Municipal de Horizonte-CE, que nos permitiu a aplicabilidade de nossas atividades em suas escolas. A princípio nossa estratégia foi de promover o hábito de ler jornais em sala de aula entre os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, melhorando a capacidade de leitura dos alunos, particularmente no que diz a respeito a desenvolvimento e ampliação do vocabulário, retenção do conhecimento e compreensão. Posteriormente, desenvolvemos uma série de atividades envolvendo a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento. O jornal não foi entendido como uma atividade, "matéria" ou "disciplina" dentro da escola. Por ser uma fonte de informações sobre vários e diferentes assuntos, foi e está sendo trabalhado em várias disciplinas, ao lado de outras fontes de informação e leitura. Todos os procedimentos citados foram por demais importantes para a compreensão do nosso objeto de estudo, assim como, as pesquisas bibliográficas e documentais, mas, sobretudo, as investigações empíricas apuradas.
RESULTADOS:
O uso do jornal paralelamente ao do livro didático em sala de aula resultou da percepção da necessidade de se colocar o aluno em contato com a realidade cotidiana, que os livros registram somente depois de um decurso de tempo. Isso preencheu a lacuna de informação entre a situação que o estudante vivencia — a realidade factual — e o fato histórico que o livro relata. Dessa maneira, por ser um registro diário da história, o jornal está sendo um instrumento complementar na educação horizontina, com a vantagem de ser atual e ter um custo mais acessível. Além disso, não trouxe prejuízo para o livro didático, que, por suas peculiaridades, não acompanha com a mesma velocidade os fatos históricos nem as evoluções científico-tecnológica e humana. As escolas do município de Horizonte-CE que vem utilizando o conteúdo dos jornais para desenvolver atividades pedagógicas em sala de aula vêm contribuindo para que os seus alunos passem a ter uma visão consciente da realidade, despertando e aperfeiçoando neles o senso crítico e a cidadania. Muitas destas escolas têm se beneficiado com tal programa (O POVO NAS ESCOLAS), pois não somente utilizam mais um recurso pedagógico acessível, mas também trazem a rua, a cidade, o país, o mundo para dentro da sala de aula e isso podem ser concretizados sempre dentro de novas perspectivas, novas direções. O fundamental da nossa análise é que o jornal está sendo um excelente instrumento para a contextualização e construção do conhecimento.
CONCLUSÕES:
A utilização do jornal em sala de aula como recurso pedagógico, vem contribuindo de forma concreta na melhoria da leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico. Presenciamos certa evolução no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da rede pública horizontina que participaram das atividades utilizando o jornal, por exemplo, na elaboração de opiniões, questionamentos, aprofundamento teórico. Conhecemos, inclusive, alguns casos que atestam como o repertório de informações dos estudantes aumentou de maneira significativa, num curto espaço de tempo. O raciocínio divergente foi bastante ativado por meio do trabalho com o jornal. Isto significa dizer que o fato do aluno trabalhar com matérias jornalísticas como fonte de informação, ele teve que ativar habilidades mentais que hes exigiram múltiplas operações até chegar a uma resposta. Ao contrário, dos antigos questionários que têm como referência um dado texto, só exigindo do aluno a localização no tal texto onde está a resposta esperada pelo professor. Contudo, o jornal por ser um material diário, oferece a possibilidade de informação atualizada, por isso a utilização do jornal tem de ser viabilizada pelo professor de maneira muito responsável, pois vale lembrar que, mesmo tentando ser isento de algum critério de valor, o jornal representa de certa forma, o momento histórico-social e, por isso, ele não deve fechar-se em opiniões, mas possibilitar ao aluno a reflexão e o questionamento.
Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte (PMH) - CE, Jornal O POVO
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jornal; Ensino-Aprendizagem; Educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006