IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

ESTUDO SOBRE O RACISMO EM CAMPO GRANDE/MS

Iracema Cunha Costa 1
Estela Barbosa Paulino 1
Liléia Souza Leite 1
Luciane Alves de Almeida 1
(1. Departamento de Ciências Humanas/CCHS/UFMS)
INTRODUÇÃO:
Entendendo o racismo como um fenômeno psicológico-cultural construído historicamente e socialmente definido, com base nas teses racista dos séculos XIX e XX, que afirma haver relação entre características raciais e culturais e que algumas raças são superiores a outras. E, como categoria de análise o racismo é, “ do ponto de vista comportamental”, identificado através do preconceito e de medidas discriminatórias onde, segundo o conceito dado por Arnold Rose, define-se preconceito como “um conjunto de atitudes que provocam, favorecem ou justificam medidas de discriminação. O presente trabalho tem como objetivo:1. Evidenciar a existência e as formas de manifestação do Racismo na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul; 2. Classificar e analisar os resultados e dimensionar a questão da valorização ou não da identidade negra na região.
METODOLOGIA:
A metodologia compreendeu no emprego da técnica de entrevistas abertas, aplicadas no setor do comércio das áreas centrais e periféricas da cidade.
RESULTADOS:
Os resultados revelam a presença do racismo e que este se manifesta em formas preconceituosas e discriminatórias diversas, nas situações diárias, em atitudes nas quais muitos indivíduos não se dão conta e banalizam o ato racista classificando-o como “brincadeira”. É relevante a incoerência entre os 100% de entrevistados que se declaram não racistas e os 60% que afirmaram conhecer alguém que é racista.
CONCLUSÕES:
A classificação dos conteúdos aponta para indicadores em que o racismo apresenta-se sob a forma de discriminação étnica e/ou discriminação social.Os resultados contribuirão para a continuidade do estudo em outros setores da sociedade e no aprofundamento das estratégias para a superação das desigualdades socio-regionais. 
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Racismo/Mentalidade; Valorização Étnica; Identidade Regional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006