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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
SOCIEDADE DE CONSUMO: ASPECTOS SOCIAIS E PSICOLÓGICOS QUE CONTRIBUEM PARA O COMPORTAMENTO CONSUMISTA COMPULSIVO
Bianca de Azevedo Lima 1
André Zanatta Braga 1
Bianca Caetano da Silva 1
Gabriella De Nadai Bolsas 1
Natacha Souza da Silva 1
Thaís Camargo Pacheco 1
(1. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho teve por intuito analisar a problemática do consumo enquanto um comportamento compulsivo cada vez mais verificável na atualidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1% da humanidade sofre com a doença denominada oneomania, ou seja, uma compulsão ao consumo. No Brasil, segundo estudos da Universidade de São Paulo, os oneomaníacos somam 3% da população e os principais grupos atingidos são as mulheres, jovens, vítimas de estresse e internautas. A mídia revelou-se o fator principal na evolução da sociedade de consumo o que despertou o interesse da neurociência em estudar as reações cerebrais diante dos anúncios publicitários para tentar explicar a questão do consumo. Além destes estudos, hoje em dia já existe uma preocupação com o consumo sustentável, tendo-se em vista que o consumismo desenfreado também produz impactos preocupantes sobre o ambiente.

METODOLOGIA:
Além de utilizar uma variada bibliografia para elucidar a problemática do consumo, como textos de ciências sociais, comunicação social, neurociência, psicologia social e sites que tratavam de questões ligadas ao consumo sustentável e ao meio-ambiente, aplicou-se 134 questionários mistos em participantes pertencentes às diversas classes sociais da cidade do Rio de Janeiro, cuja faixa etária variou de 15 a 65 anos e o nível escolar entre o ensino fundamental e universitário.
RESULTADOS:
Verificou-se que 3% dos participantes se consideravam sem controle para as compras. Estes apresentavam algumas características comuns, como ter no máximo o ensino médio, serem mulheres bem jovens, solteiras, sem filhos, moradores de bairros mais carentes, afastados do Centro da cidade, estudantes, não possuírem conta em banco. Analisando a questão da necessidade da compra, encontrou-se os seguintes resultados: 68% das pessoas responderam que compravam por necessidade, 14% por prazer. Quando perguntados sobre a própria autoclassificação enquanto consumidor: 118 pessoas se consideravam consumidores moderados, 5 consumidos pela sociedade, 4 consumiam somente o básico, 4 consideravam-se compulsivos. 76% dos entrevistados afirmaram que já se arrependeram de algo que compraram, mesmo tendo analisado antes o produto. Destes, 22% se arrependeram pelo preço do produto, 39% pela qualidade e 15% porque não precisavam do produto que adquiriram. Conclui-se, portanto, que os consumidores que não são compulsivos tendem a analisar melhor a compra e, ainda que consumada, podem voltar atrás nas suas decisões. Outra questão importante analisada foi a conscientização do consumidor. Constatou-se que as pessoas que se preocupavam com esta questão não pertenciam necessariamente a uma classe mais escolarizada.
CONCLUSÕES:
Quanto à questão social, conclui-se que embora a sociedade seja dividida em estratos sociais bem diferenciados, tendo em vista o avanço do capitalismo aliado à prática consumista, identificou-se a problemática da alienação dos indivíduos diante do que acham necessário possuir em várias camadas sociais. Esta alienação torna as pessoas incapazes de discernir sobre seus desejos e procurar viver de forma harmoniosa consigo mesmas e com o ambiente. Já no tocante aos aspectos neurofisiológicos, os cientistas nos apresentam provas de que a atitude consumista é uma transmissão nervosa de um impulso que visa o alcance do prazer e reconhecem que os fatores sociais ainda são os decisivos para o avanço da prática consumista. Além disso, quanto aos dados retirados dos questionários avaliados, percebeu-se a incidência pequena de pessoas conscientes de sua condição de dominadas pela ideologia capitalista. Espera-se que o este trabalho venha contribuir para o enriquecimento do debate concernente à problemática consumista em nossa sociedade e que as pessoas cheguem à conclusão de que o homem, mais do que uma simples peça da maquinaria social, é, ainda e fundamentalmente, um ser pensante e livre.
 
Palavras-chave: consumismo; oneomania; consumo sustentável.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006