IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
INTERDISCIPLINARIDADE E HOSPITALIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA
Maristela de Souza Goto Sugiyama 1
Fernando Estima de Almeida 1
(1. Prof.(a) Ms. - Centro Universitário SENAC - São Paulo - SP)
INTRODUÇÃO:
A adoção de uma prática interdisciplinar nos cursos de hotelaria segue um caminho que transita entre as exigências do campo estudado e das técnicas pedagógicas, o que pode ser observado por meio da pesquisa realizada nos cursos de Tecnologia e bacharelado em Hotelaria, cujo processo de implantação, consolidação e aceitação de práticas interdisciplinares pelos atores envolvidos na atividade é descrito nessa pesquisa. A formação profissional para atuação em equipamentos hoteleiros em nível superior precisa ir além do treinamento em funções operacionais para que se atinja um patamar hospitaleiro de relacionamento com o cliente. A hospitalidade, que se coloca na base dos vínculos que constituem a sociedade, necessita, para se realizar, do estabelecimento de ações que mobilizem múltiplos conhecimentos na busca de soluções de problemas práticos, o que requer uma pauta interdisciplinar de pesquisa. No ensino de hotelaria a interdisciplinaridade é uma necessidade, na medida em que se trabalha no campo das ciências socialmente aplicáveis, das quais a interdisciplinaridade é um elemento constitutivo. Como à hospitalidade são atribuídas as questões do bem se relacionar e respeitar o outro e, para tanto, diversos fatores são considerados, a interdisciplinaridade vem com o intuito de demonstrar que as ações necessárias para compor o quadro da hospitalidade não são exeqüíveis se aplicadas separadamente, deixando claro que somente o conjunto de ações fortalece o conhecimento.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo objetivando investigar a prática interdisciplinar a partir das atividades pedagógicas do curso de hotelaria utilizou a técnica de entrevista semi-estruturada com os envolvidos pela introdução do processo no curso em questão, complementando essas informações com o histórico formulado pela pesquisa documental em atas, projetos pedagógicos e demais documentos aos quais a pesquisadora teve acesso. A mesma técnica foi empregada com os responsáveis pelo projeto interdisciplinar, procurando promover o diálogo entre os conteúdos das entrevistas e a bibliografia consultada para identificar a relação entre os conceitos enunciados pelos envolvidos, suas práticas e como se desdobraram em elementos modificadores dos hábitos de ensino nesses cursos.
RESULTADOS:
Os dados obtidos permitem apenas refletir sobre as características próprias desse modelo de prática interdisciplinar baseada em projetos, como técnica pedagógica adequada para a formação do aluno em áreas técnicas. Visto dessa perspectiva, é possível destacar elementos importantes no que se refere à estruturação dos cursos, de modo a fornecer as condições necessárias para que a interdisciplinaridade aconteça enquanto prática pedagógica de desenvolvimento de projetos. Entre essas condições podemos observar pelos dados apontados na pesquisa que é preciso haver uma sintonia entre todos os envolvidos com o projeto na instituição
CONCLUSÕES:
Com relação à indagação de que a interdisciplinaridade seria o eixo principal para a formação do profissional da hotelaria, pode-se dizer que esse é um objetivo ainda não plenamente alcançado. É possível que isso seja decorrência da própria forma como se deu a introdução dos projetos na instituição, inicialmente não de forma planejada, e sim enquanto processo que se mostrou necessário para o desenvolvimento da própria prática pedagógica, não sendo reflexo de uma eventual mudança de paradigma no modo de pensar a hotelaria no contexto da hospitalidade. Pode-se dizer que, no caso analisado, trata-se de um projeto em contínua construção, que, assim como a realidade, encontra-se em constante transformação, não havendo, portanto, fórmulas ou receitas definitivas para pôr um ponto final na questão. Dentro dessa ótica transformadora é possível que a prática interdisciplinar, por meio de projetos, venha a contribuir para a consolidação de uma base futura que permita a transição do paradigma da administração para um paradigma da hospitalidade nos cursos de hotelaria da instituição. Isso, entretanto não pode ser afirmado diante da situação atual descrita pela pesquisa.
 
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Hospitalidade; Educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006